Autor:

Data de publicação:

nov. 03, 2022

Siga a Trilha

entrevista de emprego

Para se dar bem em uma entrevista de emprego o candidato pode utilizar técnicas simples do mundo coorporativo, como pesquisar sobre a empresa antes, ter atenção com a pontualidade e imagem pessoal, ser sincero sobre suas habilidades e demonstrar interesse de aprendizado.

Embora o Brasil tenha se mantido estável no índice de desemprego no primeiro trimestre de 2022, em comparação com o ano anterior, ainda estima-se que haja cerca de 12 milhões de desempregados no país.


Com esses tristes números, a concorrência por uma vaga de emprego ficou ainda maior, mesmo em casos que as empresas pedem por mais qualificação e experiência. 


Por isso, ter um bom diploma de graduação, falar outros idiomas e ter trabalhado em grandes empresas, embora ainda sejam importantes diferenciais, não são mais as únicas exigências para quem busca ingresso ou recolocação no mercado de trabalho. 


Para conquistar aquela tão desejada vaga de trabalho, é preciso se destacar dos concorrentes, demonstrando habilidades práticas, teóricas e interpessoais, as famosas soft e hard skills. 


E, é claro, devemos dedicar uma atenção especial a um momento do processo seletivo que dá calafrios na maior parte dos candidatos: a entrevista de emprego. 


Essa costuma ser a fase mais desafiadora para muitas pessoas, já que a entrevista pode ser a primeira – e última – chance que temos de mostrar todo nosso potencial para o recrutador 


Embora seja, sim, um momento de nervosismo, é possível se preparar com antecedência para passar uma boa impressão e ter um ótimo desempenho no processo seletivo. 


Então, separamos algumas dicas que vão fazer com que você se dê bem nas entrevistas de emprego, seja aprovado e retome as rédeas de sua vida profissional. 


Quer saber mais? Então é só acompanhar!

1) Pesquise sobre a empresa e demonstre interesse em saber mais 

Para se sair bem em uma entrevista de emprego, é preciso ter em mente quem é nosso interlocutor, ou seja, com qual empresa estamos lidando e quais são as possíveis expectativas que aqueles recrutadores têm sobre os candidatos. 


Conhecer a empresa, qual sua área de atuação, sua missão, visão, valores e posicionamento no mercado de trabalho ajuda a saber como se portar durante todo o processo seletivo, evitando assim gafes e falhas que possam resultar em desclassificação. 


Além disso, ao conhecer um pouco mais sobre a história de seu futuro local de trabalho, você conseguirá fazer perguntas assertivas quando lhe for dada a palavra, demonstrando que entende sobre aquele universo e está interessado em conhecer mais sobre o assunto. 


Algumas perguntas interessantes para esse momento são relacionadas a qual será sua rotina no local de trabalho, atribuições, chances de crescimento e movimentação na empresa, entre outras. 


Entretanto, fique atento para não perguntar algo que já foi previamente esclarecido pelo entrevistador. Repetições podem passar uma imagem de desatenção e desinteresse, que não são nada benéficas para seu desempenho. 

2) Tenha cuidado com a pontualidade

AAtrasos devem ser totalmente evitados pois, assim como perguntas inconvenientes e descabidas, demonstram pouco profissionalismo e desinteresse pela oportunidade ofertada. 


Portanto, para evitar contratempos, pesquise o trajeto e formas de chegar ao local da entrevista – se for realizada presencialmente – com antecedência e pense em alternativas para caso o plano A não dê certo. 


No caso de entrevistas online, procure um local silencioso, bem iluminado e confortável, para que você possa participar do bate papo sem interrupções. 


Cheque também a qualidade e estabilidade da internet, bem como o funcionamento do dispositivo pelo qual ocorrerá a videochamada para ter a certeza de que tudo está funcionando corretamente. 


Planeje-se com antecedência para ter uma maior janela de tempo para resolver problemas e, no caso de imprevistos, não se desespere: entre em contato com a empresa e verifique a possibilidade de adiar ou remarcar a entrevista para outro dia. 


Entretanto, nesse último caso, tenha em mente que isso pode não ser possível e ocasionar em desclassificação, então o melhor é fazer de tudo para estar a postos no dia, horário e local combinado. 

3) Atenção à imagem pessoal

Existem muitas dicas com relação a um dress code adequado para entrevistas. No entanto, a roupa ideal irá variar de acordo com o perfil da empresa, que pode ser mais ou menos formal, dependendo da área de atuação da organização. 


Mas, existem dicas universais que farão com que você não erre na hora de escolher a vestimenta para esse momento tão importante. 


Opte por roupas que lhe caiam bem e deixe de lado aquelas que são curtas, justas, transparentes ou velhas demais. As peças devem estar limpas, passadas e alinhadas, transmitindo assim uma imagem de mais asseio pessoal.


Cuidado também com os cabelos, que devem estar limpos e bem arrumados. 


Entretanto, tenha em mente que, embora a vestimenta e outros pontos estéticos sejam importantes, eles não devem ser a única preocupação quando falamos de imagem pessoal. 


Então, preste atenção à sua postura na hora de sentar, andar e cumprimentar os recrutadores. Mantenha-se ereto, demonstrando confiança, e evite gestos exagerados, que podem demonstrar nervosismo ou má educação. 

4) Seja sincero sobre suas habilidades e competências

Durante uma entrevista de emprego é comum nos depararmos com perguntas que podem nos deixar um pouco mais nervosos. 


Por exemplo, quando o recrutador começa a questionar muito sobre experiências prévias e habilidades técnicas, podemos sentir que não somos bons o suficientes para aquela vaga, mas isso não necessariamente corresponde à realidade. 


Com o nervosismo, a tendência é interpretarmos as situações de forma mais intimidadora do que realmente são e, para evitar que isso aconteça, o recomendado é sempre manter a calma. 


Para isso, tenha em mente que, se você chegou até a fase da entrevista – que geralmente é a última – é porque os responsáveis pela seleção viram algum potencial em você e, agora, desejam te conhecer melhor. 


Responda com calma às perguntas que eles fizerem e não minta. Esse é momento de demonstrar suas qualidades e uma informação falsa, por menor que seja, pode colocar tudo a perder se descoberta. 


Então, caso se depare com um questionamento sobre uma experiência ou habilidade que você não apresenta, não tenha medo de mostrar essa lacuna e indique que está disposto a resolver tal questão se lhe for dada a oportunidade.

5) Sempre em aprendizado 

É comum, principalmente em quem está há mais tempo fora do mercado de trabalho, que surja o medo de não estar preparado para uma nova oportunidade. 


Por isso, mesmo fora do mercado, é importante se manter sempre na ativa para novos aprendizados, que podem ser obtidos por meio de palestras, workshops, cursos e mentorias de carreira. 


Desse modo, além de se manter atualizado sobre as exigências e necessidades do mercado, você terá mais confiança na hora de passar por um processo seletivo e, consequentemente, tende a se sair melhor. 


Durante a entrevista, fale sobre essa experiência de capacitação e atualização constantes, pois, além de agregar valor a seu currículo, esse ato demonstra dedicação e força de vontade, habilidades muito importantes para um bom profissional. 


Para investir em um excelente programa de outplacement e em estratégias para a recolocação no mercado de trabalho, conte com a Trilha Carreira Interativa, referência na área da consultoria profissional.


Nosso time especializado busca traçar, junto a você, planos efetivos para retomada ou início da carreira , identificando e aprimorando habilidades que vão muito além do conhecimento técnico e fazem com que você saia na frente dos concorrentes. 


Para saber mais sobre nossas trilhas de aprendizado – indicadas para profissionais iniciantes, experientes, sêniores e também para empresas – acesse o site e, se precisar, conte com nosso atendimento preparado para tirar suas dúvidas.

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: