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Para driblar os desafios impostos pelo mundo corporativo, é preciso desenvolver habilidades que vão além da técnica e do operacional, como por exemplo o senso de liderança no mercado de trabalho.
Muito se engana quem pensa que apenas gestores e altos executivos devem se portar como líderes e, saber como agir dentro dessa ideia é primordial para quem quer se destacar.
Quando falamos sobre liderança, não estamos nos referindo ao ato de dar ordens e comandar uma equipe, mas sim sobre comportamentos que envolvem um alto grau de comprometimento e responsabilidade.
E, é claro, todos esses fatores fazem muita diferença na carreira de um profissional, seja para desempenhar funções do cargo que ocupa atualmente ou para ingressar na busca por novas atividades e até mesmo se movimentar rumo a um cargo de gestão.
Afinal, a preparação e o desenvolvimento pessoal e profissional não acontecem de um dia para o outro e cada pequeno passo rumo a esse objetivo é de extrema importância.
Por isso, preparamos esse artigo, com uma série de dicas que vão te ajudar, pouco a pouco, a desenvolver a liderança enquanto habilidade profissional.
À primeira vista, podem parecer dicas simples mas, quando postas em prática, pode ter certeza que farão a diferença na sua trajetória corporativa.
Acompanhe para saber mais!
O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e um bom líder não é mais aquele que tem dezenas de liderados e dá ordens o dia todo, mas sim aquele que consegue atingir um bom grau de engajamento dos colaboradores rumo a um objetivo em comum.
Portanto, atualmente, é muito comum ouvir falar sobre liderança participativa, colaborativa e humanizada, mas colocar esses conceitos em prática pode não ser tão simples quanto parece.
Antes de mais nada, um bom líder consegue reconhecer seus próprios pontos fortes e aqueles a desenvolver, sabendo o que pode alçá-lo a uma posição de prestígio e o que exige atenção para que não se torne uma fraqueza.
Esse autoconhecimento, além de ser uma forma de melhoria, ajuda a definir metas e mensurar o progresso conforme esses objetivos são atingidos, agindo como um norteador para indicar o melhor caminho a percorrer.
Uma característica importante de um bom líder é a capacidade de desenvolver pessoas, e isso só é possível quando enxergamos nelas potencialidades e expertises, o que exige uma aguçada capacidade de análise, que pode ser aprimorada quando exercitada cotidianamente com nós mesmos.
Quando olhamos para grandes líderes, pode até parecer que eles nasceram com a habilidade de envolver e cativar pessoas, mas a verdade é que – embora um certo carisma inato possa ser importante – há um trabalho árduo por trás disso.
Então, é justo dizer que a liderança exige planejamento e preparação e quem deseja atingir esse patamar precisa traçar estratégias de crescimento efetivas, como um bom planejamento de carreira e aprimoramento de hard e soft skills.
Enquanto as hard skills são habilidades relacionadas à técnica, as soft skills estão mais ligadas ao autoconhecimento e relações interpessoais, interferindo diretamente na relação do sujeito com seu ambiente, colegas de trabalho e gestores.
E, claro, não precisamos nem dizer o quão importante bons relacionamentos são para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso.
Como exemplo de soft skills, podemos citar a inteligência emocional, resiliência, empatia, habilidade de comunicação, entre outras que são cada vez mais valorizadas no mundo corporativo.
Além disso, quem deseja se destacar precisa atrair a atenção para si de forma positiva, ou seja, saber como ser visto dentro de uma corporação ou mesmo no mercado de trabalho.
Uma boa forma de alcançar essa visibilidade é assumindo novos desafios e responsabilidades, desde que eles estejam dentro de suas competências e que seja possível cumpri-los da melhor forma possível.
Ao sair de sua zona de conforto, você demonstra interesse não apenas por sua própria carreira, mas também pela organização da qual faz parte, o que é bastante positivo.
Essa também é uma maneira de indicar que você está aberto a aprender coisas novas e aprimorar o desempenho em habilidades que já vem executando há algum tempo e um bom líder está sempre interessado em adquirir mais e mais conhecimento.
Por fim, não podemos deixar o quão importante essa movimentação é para a construção de um bom networking.
Alçar novos e mais altos voos é uma ótima forma de ampliar sua rede de contatos, além de permitir maior intercâmbio de saberes entre diferentes pessoas, o que é ótimo para quem deseja ser um bom líder e, antes de mais nada, um bom profissional.
Como é possível perceber, alcançar a liderança no mercado de trabalho exige planejamento e desenvolvimento profissional e, para te ajudar nesse processo, você pode contar com a Trilha Carreira Interativa.
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