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Data de publicação:

nov. 03, 2022

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soft skills

Soft skills são habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo. Para desenvolver a habilidade o profissional é preciso realizar uma auto avaliação, investir em treinamentos e colocar em prática todas as ações necessárias regularmente e constantemente.

O mercado de trabalho cada vez mais exige habilidades que vão além da técnica e dos conhecimentos adquiridos com a teoria e com a prática. 


Muito tem se falado sobre competências socioemocionais, interpessoais e inteligência emocional que, embora possam passar despercebidos em um primeiro momento, fazem toda a diferença para um bom desenvolvimento profissional. 


Essas são as chamadas soft skills, um termo que vem da língua inglesa e é utilizado para definir habilidades comportamentais de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros ao redor. 


O tema tem sido cada vez mais debatido e, atualmente, boa parte das empresas acreditam que as competências sociais de um indivíduo são tão importantes quanto seu conhecimento técnico.


Afinal, quanto mais desenvolvidas estiverem as people skills ou interpersonal skills – como também são denominadas – melhor o profissional conseguirá lidar com situações adversas que podem surgir no ambiente de trabalho. 


Entretanto, diferente das hard skills – ou habilidades técnicas, que podem ser aprendidas e ensinadas em cursos, workshops, palestras, etc – as soft skills são mais subjetivas e, portanto, mais difíceis de mensurar.


Isso se deve ao fato de que essas aptidões estão intimamente ligadas à personalidade e à construção emocional de cada um ao longo da vida, algo que não pode ser desenvolvido ou modificado de um dia para o outro. 


Mas, mesmo com essa dificuldade, alguns índices comportamentais podem nos ajudar a enxergar como vai o desenvolvimento de nossas soft skills, bem como apontar caminhos para melhorá-las. 


A seguir, falaremos mais sobre o assunto e é altamente recomendável que você siga a leitura para entender como essas habilidades, ou a falta delas, podem impactar diretamente seu desenvolvimento profissional. 

Quais são as principais soft skills?

Como mencionamos anteriormente, as soft skills são habilidades e competências que dizem respeito a como o indivíduo se comporta social e emocionalmente em relação a seu próprio eu e também na interação com os outros. 


O assunto é muito relacionado ao ambiente de trabalho, mas as soft skills têm influência em todas as áreas de nossa vida, como nos relacionamentos familiares, de amizade, amorosos, etc. 


São exemplos de soft skills as seguintes aptidões: 


Inteligência emocional: trata-se da capacidade de reconhecer, entender e lidar com as próprias emoções para saber como agir da melhor maneira em cada situação, não deixando que sensações como frustração, raiva ou euforia, tomem conta.


É preciso ressaltar, no entanto, que ter inteligência emocional não significa ser insensível. Muito pelo contrário: quando dominamos e conhecemos nossos próprios sentimentos, temos mais facilidade para entender e respeitar o comportamento do outro. 


Resiliência: situações adversas acontecem a todo instante e a forma com a qual uma pessoa reage a essas situações diz muito a respeito de sua resiliência. 


Então, podemos dizer que um indivíduo resiliente é aquele que lida com problemas de forma assertiva e se adapta a diferentes realidades, buscando soluções e não se desesperando, por mais desafiadora que a situação possa parecer. 


Pensando no mercado de trabalho, em que cenários podem mudar bruscamente, de uma hora para outra, fica fácil entender o porquê a resiliência é uma habilidade tão necessária e estimada.


Comunicação assertiva: nos relacionamentos humanos, sejam eles no âmbito profissional ou pessoal, uma comunicação adequada pode iniciar ou por fim a conflitos. 


Por isso, é preciso cuidar não apenas do que se deseja falar, mas também da forma com a qual essa comunicação será estabelecida e buscar o melhor momento para colocá-la em prática. 


No ambiente de trabalho, uma comunicação assertiva se dá na transparência dos processos e no estabelecimento de boas relações dentro da equipe, para que mal entendidos não se tornem problemas mais graves e possam ser resolvidos rapidamente. 


Um time no qual os canais de conversa e feedback são abertos só tende a ganhar, tanto com bons resultados, quanto com um ambiente agradável para se trabalhar. 


Além dessas habilidades, vale analisar também o senso para princípios morais e éticos, confiança, atitude positiva, organização, gestão de tempo e a capacidade de trabalhar sob pressão de um colaborador ou candidato.


Afinal, esses itens terão impacto direto na motivação de um indivíduo e em sua capacidade de trabalhar em conjunto, afetando positiva ou negativamente o clima organizacional e da equipe. 

Como desenvolver soft skills?

É fácil perceber o quanto as soft skills podem fazer a diferença no processo de recolocação no mercado de trabalho, promoção e movimentação dentro da empresa, mas como desenvolvê-las adequadamente?


Antes de mais nada, é necessário adquirir a consciência do quanto essas competências são importantes. 


Um bom ponto de partida é identificar situações cotidianas nas quais você tenha utilizado soft skills e até mesmo aquelas que saíram de controle por falta de alguma habilidade socioemocional. 


Nesse último caso, é interessante pensar no que poderia ter sido feito de forma diferente, agora que você já sabe quais são as principais soft skills e por que elas são importantes. 


Outra boa saída é investir em treinamentos que, embora não tenham o poder de, isoladamente, desenvolver tais habilidades, podem provocar reflexões interessantes a respeito delas para que você possa colocá-las em prática no dia a dia. 


Faça também uma autoavaliação, identificando quais são seus pontos fortes e aqueles a desenvolver. Assim, você terá um norte sobre quais ações tomar para aprimorar suas soft skills. 


Após colocar as melhorias em prática, não se esqueça de avaliar os resultados, identificando quais situações foram mais facilmente resolvidas com o auxílio de uma habilidade adequada e o quanto você melhorou enquanto profissional ao fazer isso.


Se possível, peça feedbacks sobre suas habilidades socioemocionais para colegas de trabalho e gestores. Muitas vezes, com a visão de terceiros, podemos enxergar melhor nossos comportamentos e, assim, nos empenhamos com afinco para desenvolvê-los. 

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