Autor:

Data de publicação:

nov. 03, 2022

Siga a Trilha

protagonista da sua própria carreira

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo. Para se destacar, não basta apenas cursar uma faculdade e ter um bom inglês, mas buscar sempre se desenvolver mesmo já atuando no mercado de trabalho. 


Muito se ouve falar sobre a importância de ser protagonista da própria carreira, mas o que isso significa e quais caminhos percorrer para alcançar essa posição? A Trilha Carreira Interativa dá dicas para quem busca esse espaço. Acompanhe!

O que significa ser protagonista da própria carreira?

A palavra protagonista refere-se ao personagem principal de uma história, aquele que conduz a trama. Ou seja, se esse conceito for aplicado ao campo profissional, um protagonista é aquele que é responsável por sua própria evolução e crescimento. 


Na prática, para ser protagonista, é necessário tomar as rédeas do seu desenvolvimento e buscar meios de construir uma carreira profissional sólida e consistente. 


Grande parte das empresas oferecem diferentes formas de capacitação para que seus colaboradores possam se especializar. 


Universidades corporativas, treinamentos e cursos de aprimoramento são ótimas formas de desenvolver habilidades que fazem toda a diferença não apenas dentro da empresa, mas para toda vida profissional. 


E quando falamos de habilidades, existe uma separação entre as hard skills – que se referem ao conhecimento técnico em determinada área – e as soft skills – habilidades de relacionamento com os colegas, resiliência, inteligência emocional, entre outras. 


Para se destacar, é muito importante que o profissional saiba dominar essas duas habilidades, o que só é possível quando combinamos a prática do dia a dia com a teoria.


Atualmente, as empresas priorizam profissionais que não esperam que seus gestores os conduzam em sua trilha de carreira, mas que busquem por conta própria oportunidades de aprender algo novo. 


Caso a empresa em que você trabalha não ofereça cursos e treinamentos em plataformas próprias, a dica é buscar conteúdos externos que possam contribuir com seu desenvolvimento. 


Existem excelentes cursos online pagos e gratuitos e você pode encontrar os melhores conteúdos com foco em primeiro emprego, recolocação profissional, transição de carreira e muito mais na Trilha Carreira! 

Só o conhecimento teórico basta?

Não! Estudos indicam que as ações que fazem diferença para seu desenvolvimento vão além do estudo formal.


Para montar seu plano de desenvolvimento individual (PDI) é necessário identificar quais são as lacunas em sua vida profissional e, além disso, saber onde você deseja chegar – mudar de emprego, crescer na empresa, começar de novo, etc. 


Essa análise só pode ser feita a partir de dois elementos: experiência e feedback. Com o primeiro, você consegue entender o que precisa e como isso se relaciona com seu dia a dia profissional.


Por exemplo, se seu déficit tem a ver com autogestão, você sabe que vai precisar encontrar formas de melhorar esse ponto. Esse tipo de auto análise já é 70% do caminho que precisará ser percorrido para superar esse obstáculo. 


Já o feedback e as trocas com colegas de trabalho representam mais 20% desse desenvolvimento. Esse ponto precisa de uma atenção especial: a inteligência emocional para aceitar críticas e sugestões. 


Peça feedbacks e não tenha medo de ouvir o que seus gestores e colegas têm a dizer sobre seu desempenho profissional. Saiba filtrar essas informações e, com elas, identificar fraquezas e pontos fortes para utilizá-los a seu favor. 


Todo conhecimento é válido e apenas 10% dele tende a vir da aprendizagem formal. Afinal, tudo precisa ser transformado em performance para, de fato, fazer a diferença. 


Pensando nisso, aqui na Trilha Carreira disponibilizamos assessment comportamentais e coaching de carreira para proporcionar esse autoconhecimento.

Quais as consequências de não buscar esse desenvolvimento?

Como dissemos, é necessário que você seja o personagem principal da sua carreira. Isso significa não apenas lidar com as coisas boas, mas também com as consequências e riscos que trilhar a própria história traz. 


Ou seja, você pode não investir em desenvolvimento, mas precisará lidar com o que isso vai acarretar e que, em alguns casos, pode significar estagnação na carreira e até mesmo demissões. 


A dica aqui é estar atento as oportunidades e pronto para agarrá-las. Afinal, como diz o ditado, sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade, então nada melhor do que traçar a própria sorte e alçar o sucesso.

Conte com a Trilha Carreira Interativa!

Com metodologias humanizadas e inovadoras, a Trilha Carreira Interativa ajuda você a construir, inovar ou transformar sua vida profissional, com atendimento personalizado. 


E, se você é responsável por uma empresa, também contamos com serviços exclusivos para apoiar seu negócio em todas as estratégias e processos. 


Acesse nosso site e saiba mais!

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: