Blog

Entenda, você é o protagonista da sua própria carreira!

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo. Para se destacar, não basta apenas cursar uma faculdade e ter um bom inglês, mas buscar sempre se desenvolver mesmo já atuando no mercado de trabalho. 

Muito se ouve falar sobre a importância de ser protagonista da própria carreira, mas o que isso significa e quais caminhos percorrer para alcançar essa posição? A Trilha Carreira Interativa dá dicas para quem busca esse espaço. Acompanhe!

O que significa ser protagonista da própria carreira?

A palavra protagonista refere-se ao personagem principal de uma história, aquele que conduz a trama. Ou seja, se esse conceito for aplicado ao campo profissional, um protagonista é aquele que é responsável por sua própria evolução e crescimento. 

Na prática, para ser protagonista, é necessário tomar as rédeas do seu desenvolvimento e buscar meios de construir uma carreira profissional sólida e consistente. 

Grande parte das empresas oferecem diferentes formas de capacitação para que seus colaboradores possam se especializar. 

Universidades corporativas, treinamentos e cursos de aprimoramento são ótimas formas de desenvolver habilidades que fazem toda a diferença não apenas dentro da empresa, mas para toda vida profissional

E quando falamos de habilidades, existe uma separação entre as hard skills que se referem ao conhecimento técnico em determinada área – e as soft skills – habilidades de relacionamento com os colegas, resiliência, inteligência emocional, entre outras. 

Para se destacar, é muito importante que o profissional saiba dominar essas duas habilidades, o que só é possível quando combinamos a prática do dia a dia com a teoria.

Atualmente, as empresas priorizam profissionais que não esperam que seus gestores os conduzam em sua trilha de carreira, mas que busquem por conta própria oportunidades de aprender algo novo. 

Caso a empresa em que você trabalha não ofereça cursos e treinamentos em plataformas próprias, a dica é buscar conteúdos externos que possam contribuir com seu desenvolvimento. 

Existem excelentes cursos online pagos e gratuitos e você pode encontrar os melhores conteúdos com foco em primeiro emprego, recolocação profissional, transição de carreira e muito mais na Trilha Carreira

Só o conhecimento teórico basta?

Não! Estudos indicam que as ações que fazem diferença para seu desenvolvimento vão além do estudo formal.

Para montar seu plano de desenvolvimento individual (PDI) é necessário identificar quais são as lacunas em sua vida profissional e, além disso, saber onde você deseja chegar – mudar de emprego, crescer na empresa, começar de novo, etc. 

Essa análise só pode ser feita a partir de dois elementos: experiência e feedback. Com o primeiro, você consegue entender o que precisa e como isso se relaciona com seu dia a dia profissional.

Por exemplo, se seu déficit tem a ver com autogestão, você sabe que vai precisar encontrar formas de melhorar esse ponto. Esse tipo de auto análise já é 70% do caminho que precisará ser percorrido para superar esse obstáculo. 

Já o feedback e as trocas com colegas de trabalho representam mais 20% desse desenvolvimento. Esse ponto precisa de uma atenção especial: a inteligência emocional para aceitar críticas e sugestões. 

Peça feedbacks e não tenha medo de ouvir o que seus gestores e colegas têm a dizer sobre seu desempenho profissional. Saiba filtrar essas informações e, com elas, identificar fraquezas e pontos fortes para utilizá-los a seu favor. 

Todo conhecimento é válido e apenas 10% dele tende a vir da aprendizagem formal. Afinal, tudo precisa ser transformado em performance para, de fato, fazer a diferença. 

Pensando nisso, aqui na Trilha Carreira disponibilizamos assessment comportamentais e coaching de carreira para proporcionar esse autoconhecimento.

Quais as consequências de não buscar esse desenvolvimento?

Como dissemos, é necessário que você seja o personagem principal da sua carreira. Isso significa não apenas lidar com as coisas boas, mas também com as consequências e riscos que trilhar a própria história traz. 

Ou seja, você pode não investir em desenvolvimento, mas precisará lidar com o que isso vai acarretar e que, em alguns casos, pode significar estagnação na carreira e até mesmo demissões. 

A dica aqui é estar atento as oportunidades e pronto para agarrá-las. Afinal, como diz o ditado, sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade, então nada melhor do que traçar a própria sorte e alçar o sucesso.

Conte com a Trilha Carreira Interativa!

Com metodologias humanizadas e inovadoras, a Trilha Carreira Interativa ajuda você a construir, inovar ou transformar sua vida profissional, com atendimento personalizado. 

E, se você é responsável por uma empresa, também contamos com serviços exclusivos para apoiar seu negócio em todas as estratégias e processos. 

Acesse nosso site e saiba mais!

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente