Autor:

Data de publicação:

nov. 03, 2022

Siga a Trilha

promoção ou fazer transição de carreira

As melhores estratégias para conseguir uma promoção ou fazer transição de carreira dentro da sua organização é estar alinhado com a cultura e objetivos da empresa, demonstração de valores e responsabilidade.

Crescer e se desenvolver dentro de uma organização confiável e com a qual nos identificamos é excelente para nossa carreira.


Afinal, nada melhor do que olhar para trás e ver que todo caminho foi trilhado com competência e nos trouxe a um patamar prestigioso. 


Mas, para isso, é preciso sempre buscar maneiras de se reinventar, formas de se desenvolver enquanto profissional e se destacar dos demais para ascender constantemente. 


Muitas vezes, o crescimento pode ocorrer até mesmo dentro da mesma empresa, mas em áreas diferentes, que exigem esforços, capacidades e competências distintas. 


Por isso, é preciso se preparar para essas oportunidades e dar o melhor de si quando elas chegarem. 


Abaixo, separamos 5 estratégias essenciais para que você consiga realizar uma transição de carreira com sucesso ou obter uma promoção e, assim, elevar sua vida profissional a outro patamar.


Acompanhe e saiba mais!

Esteja alinhado com a cultura da empresa

A cultura organizacional é um dos pilares que as empresas mais valorizam atualmente. Ela é a responsável por alinhar os comportamentos dos colaboradores, gerando um bom clima na equipe e conduzindo todos a um objetivo em comum: o crescimento da marca.


Ela é a nota de corte de boa parte dos processos seletivos. Afinal, é muito melhor oferecer treinamento técnico para que o colaborador aprenda os procedimentos do que guiar o profissional para que ele aprenda tudo o que a empresa valoriza.


A boa notícia aqui é que, se você já está na empresa, passou por esse primeiro teste e está alinhado com a cultura do local. 


No entanto, é preciso sempre estar atento a esse item, prestando atenção a possíveis mudanças de procedimentos e evitando comportamentos que possam prejudicar sua imagem dentro da organização, como intrigas e fofocas. 


Uma dica de ouro é sempre agir com profissionalismo, transparência e integridade, valores que são estimados por qualquer empresa séria. 

Alinhe expectativas 

Logo quando entramos em um novo emprego é comum que façamos planos de desenvolvimento, movimentação e crescimento dentro daquela empresa. 


É claro que, para atingir essas metas, é preciso muito trabalho árduo e dedicação, mas fatores externos podem contribuir – e muito – para a velocidade com a qual esse crescimento pode acontecer. 


Antes de mais nada, é preciso saber se há de fato oportunidade e espaço para crescimento dentro da empresa. Existem lugares que ainda trabalham com posições estanques, com cargos de gestão preenchidos há décadas e sem previsão de mudança.


Isso não significa que estar em uma situação desse tipo é ruim, mas é importante estar ciente para não se frustrar e estar preparado para buscar oportunidades fora desse local. 


Por isso, é preciso estar alinhado com seus superiores para saber o que é esperado do seu trabalho e quais são as oportunidades advindas disso.


Saber quando e como perguntar por essas informações é primordial para que esse comportamento seja visto como interesse genuíno e vontade de crescer, e não desespero e arrogância.

Demonstre seu valor e resultados

Todos temos habilidades e pontos fracos a serem desenvolvidos.


Enquanto trabalhamos para desenvolver o que precisa ser melhorado, uma boa ideia é demonstrar suas qualidades se engajando em novos projetos e sempre focando em entregar bons resultados. 


Fazer comparativos e apontar indicadores dos projetos em que esteve envolvido, além dos pontos que colaborou para um aumento de produtividade ou rentabilidade nas tarefas pode ser um argumento mais concreto para essa conversa. 


Aqui, uma boa ideia também é auxiliar seus pares e aqueles colaboradores que estão em níveis hierárquicos mais baixos que o seu, transmitindo conhecimentos e também estabelecendo boas relações com a equipe. 


Ao pleitear a promoção junto a seus superiores, fale – de forma humilde e cuidadosa – sobre o quanto vem evoluindo e use isso como um argumento para demonstrar que está preparado para uma nova posição. 

Assuma novas responsabilidades

Mais do que conhecimentos técnicos e teóricos, um novo cargo ou atuação em uma nova área exige que o colaborador assuma mais responsabilidades, mas você não precisa ficar esperando que isso aconteça para dar o primeiro passo. 


Converse com seu gestor e demonstre interesse em ser responsável por outras tarefas além das que você já assume no momento. Explique que se sente pronto para evoluir e que acredita que essa ampliação no escopo do trabalho possa ser interessante. 


Tenha cuidado apenas para não assumir mais do que tem capacidade de lidar. Do contrário, você pode ficar sobrecarregado e não entregar nenhuma tarefa com excelência, obtendo efeito contrário ao que desejava. 

Busque aprendizado constante

E por último, mas de forma alguma menos importante, busque aprender constantemente. É por meio do aprendizado que é possível se desenvolver plenamente não apenas dentro da empresa, mas em toda sua carreira.


Pós-graduações, cursos de extensão, idiomas, workshops, consultorias para transição de carreira e recolocação profissional são extremamente úteis para quem busca um upgrade, pois preparam o profissional para lidar com situações mais complexas e desafiadoras. 


Por isso, conte com a Trilha Carreira Interativa para te ajudar nessa nova jornada! Com nossos cursos e conteúdos exclusivos, você com certeza aprenderá formas de transformar sua carreira e obter o melhor dela e de suas qualificações. 


Também oferecemos soluções para empresas que desejam desenvolver os talentos de seus colaboradores.


Acesse nosso site e saiba mais!

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: