10 Nome da Rua, Nome da Cidade
País, CEP555-555-5555myemail@mailservice.com
Desde março de 2020, quando o distanciamento social para contenção da pandemia de covid-19 foi decretado, pudemos perceber uma grande mudança em todas as nossas relações de trabalho.
Grande parte dos profissionais viram suas casas se transformarem em escritórios e o termo home office passou a ser parte da vida de vários brasileiros.
Embora tenha-se acreditado que esse cenário logo voltaria ao normal, não foi exatamente o que aconteceu e muitas empresas, mesmo com a permissão do retorno às atividades presenciais, optaram por manter seus trabalhadores atuando à distância.
Algumas das explicações para essa decisão são o bom rendimento dos profissionais mesmo no trabalho remoto, a praticidade do trabalho em casa e a economia que o home office trouxe para as organizações.
Entretanto, nem todos os trabalhadores gostam ou têm como atuar em suas próprias casas, o que gerou um novo movimento: o anywhere office.
O termo “anywhere” vem da língua inglesa e significa, literalmente, em qualquer lugar, ou seja, facilmente podemos intuir que o anywhere office significa trabalho de onde o colaborador estiver.
Com a reabertura de cafeterias, escritórios compartilhados, bibliotecas, entre outros espaços, os trabalhadores viram suas possibilidades de locais para trabalhar aumentarem e, agora, podem escolher seus preferidos e aproveitar da melhor forma possível.
Assim, o espaço físico para o desempenho das funções passa a não ser tão relevante, o que importa mesmo é a qualidade da entrega das atividades da equipe e, desde que essa parte seja feita com excelência, o restante estará bem.
Mas você sabe quais são as outras vantagens do anywhere office, o que é necessário para que esse tipo de trabalho ocorra satisfatoriamente e como a modalidade impacta seu desenvolvimento de carreira?
Acompanhe para saber mais e descobrir formas de se organizar melhor para obter bons resultados, mesmo à distância.
Antes de mais nada, é preciso garantir que o tipo de trabalho pode ser desempenhado fora de casa.
Se sua função exige reuniões extensas, por exemplo, talvez atuar em um local no qual você não consiga garantir silêncio e tranquilidade pode não ser uma boa opção.
A maior parte das profissões que podem ser exercidas remotamente necessitam de interações pela internet, então obviamente esse é um item indispensável para que o anywhere office funcione bem e sem intercorrências desagradáveis.
Também é interessante checar com seus gestores e superiores se não há problema em desempenhar suas atividades fora de casa, uma vez que algumas posições podem lidar com dados sigilosos, que somente podem ser acessados por meio de conexões particulares e de confiança.
Mas, muito além de questões técnicas, existem dois fatores que são indispensáveis para que um colaborador possa estar elegível ao anywhere office: autonomia e responsabilidade.
Afinal, é preciso ter a certeza de que, mesmo sem supervisão direta, as entregas seguirão com qualidade, dentro dos prazos estipulados e sem maiores problemas.
Além disso, devemos estar atentos a algumas ciladas que o anywhere office pode trazer para a rotina de trabalho, como por exemplo a ideia romantizada de que será possível trabalhar na praia ou à beira da piscina, já que nem sempre isso corresponde à realidade.
Também é necessário lembrar que, para que o modelo funcione adequadamente, é preciso ter limites.
Não são raros os relatos de quem perde a mão ao lidar com o trabalho em casa, passando muito mais horas na ativa do que se estivesse no escritório da empresa ou não tendo tanta produtividade.
Outro ponto negativo deste modelo de trabalho é que as relações pessoais podem ficar um pouco comprometidas, fazendo com que se perca o vínculo entre a equipe. Por isso, vale pensar em um modelo híbrido, com idas ocasionais à sede da empresa.
É muito importante também entender que o horário de trabalho é um, e o de lazer, outro e que essa divisão precisa estar bem definida. Assim, a vida profissional não irá atrapalhar a pessoal e vice-versa.
Portanto, é necessário desenvolver essas habilidades e ser orientado por resultados, para não se perder nas demandas e aflorar o lado flexível e adaptativo do perfil profissional.
Dessa forma, antes de implementar o escritório em qualquer lugar, é preciso adaptar a cultura da organização, para que todos os colaboradores entendam essa nova dinâmica de trabalho e se ajustem a ela.
O primeiro passo para a reestruturação é considerar o perfil de seus colaboradores e gestores para mapear quais são seus pontos fortes e aqueles que precisam ser desenvolvidos para que o novo modelo de trabalho funcione.
Assim, fica muito mais fácil ter confiança no time, com a certeza de que todos entendam seu papel dentro da organização e o desempenhem plenamente.
Mantenha uma comunicação clara, com reuniões de alinhamento para garantir que as expectativas correspondam à realidade e que todo o time esteja engajado corretamente.
Além disso, invista em programas e treinamentos de capacitação para que seus colaboradores tenham auxílio profissional adequado nessa fase de transição para o anywhere office.
Caso você seja colaborador, é possível investir em si mesmo, com trilhas de aprendizado individuais, que com certeza irão representar uma melhoria em sua própria organização e trajetória profissional.
Assim, além das facilidades trazidas por esse método, é possível ampliar seu desenvolvimento de carreira, o que traz inúmeros benefícios e coloca seu perfil em evidência para oportunidades de promoção e movimentação interna e até mesmo na busca por um novo emprego.
Portanto, o anywhere office é uma excelente oportunidade para quem quer se desenvolver e, ainda que apresente alguns desafios, vale a pena investir nessa prática!
Com os programas da Trilha Carreira Interativa, você poderá aprimorar habilidades como comunicação, planejamento, dinamismo, autoconsciência e muito mais, sempre com o auxílio de profissionais especializados no desenvolvimento de carreiras de sucesso.
Temos programas voltados para quem está iniciando no mercado de trabalho, buscando recolocação, para gestores e também para empresas, então você pode contar conosco nos mais diversos momentos de sua jornada profissional.
Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato conosco por nossos canais de atendimento. Ficaremos muito felizes em fazer parte de sua trajetória!
Receber contato
Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!
Site desenvolvido pelo Grupo KOP com todos os direitos reservados para a Trilha Carreira.