Blog
Você conhece os benefícios do programa de demissão humanizada?
Você já pensou em ter um programa específico e mais humanizado para desligamentos em sua empresa? Sabemos que não existe nenhuma maneira confortável de mandar alguém embora, no entanto, a demissão humanizada é uma alternativa interessante para facilitar esse desafio que geralmente fica para a equipe de recursos humanos.
Por causa de seus benefícios, esse desligamento humanizado tem sido uma solução eficiente para diversas empresas – já que tende não só a colaborar com a posição de quem vai oficializar a demissão, mas também diminuir os danos emocionais que podem ser causados ao colaborador.
Para saber mais sobre o assunto e descobrir quais são os benefícios do programa, continue acompanhando o texto.
Entenda de onde veio e o que é demissão humanizada!
A demissão humanizada surgiu na década de 60, nos Estados Unidos.
Mas, por que lá e por que nessa época?
Esse momento foi fortemente marcado pelo desligamento em massa nas áreas de ciência e engenharia. Hoje, é uma realidade em empresas de todo o mundo!
Também conhecida como outplacement, a demissão humanizada é um benefício concedido ao ex-colaborador, ou seja, preza que o desligamento seja comunicado e explicado com cautela, agradecimento e respeito.
Por que investir em desligamento humanizado?
Analisando essa questão, é importante refletirmos de outra forma, que seria: por que não tornar o desligamento de colaboradores em algo mais humano?
Esse processo pode amenizar efeitos negativos para todas as partes.
Além disso, é ideal levar em consideração toda a trajetória que o colaborador trilhou dentro da empresa.
Dessa forma, será possível mostrar reconhecimento de todos os ganhos que teve durante a permanência do mesmo, bem como justificar melhor os motivos do desligamento.
Conheça os principais motivos para implantar a demissão humanizada
Finalmente chegamos ao que você gostaria de saber, não é mesmo? Então, vamos lá! Chegou a hora de conhecer os benefícios e as vantagens que esse tipo de programa pode trazer.
Na demissão humanizada, o gestor responsável pelo desligamento considera o estado emocional do seu colaborador e também entende que a decisão pode mexer com as emoções dos colegas de trabalho.
Todos os envolvidos na situação são extremamente importantes e também têm relação com o nome da sua empresa.
Quando você institui esse tipo de programa, certamente estimula confiança nos outros colaboradores e consequentemente, consegue fortalecer as estratégias do employer branding.
Se ambas as partes estiverem bem resolvidas com a situação, não existirão motivos para ter um clima ruim na organização depois do desligamento.
Com essa visão dentro da empresa, você fortalece os valores e a responsabilidade social da organização. Ou seja, seus valores e sua missão não serão somente “conversa”, mas serão praticados.
E, como já foi mencionado, aplicar estratégias para melhorar sua visibilidade como marca empregadora e o desligamento humanizado, pode reduzir os riscos de processos trabalhistas.
Percebemos que o processo de demissão humanizada ajuda empresa e colaborador, portanto, não precisam cortam laços – até porque não sabemos nada sobre o futuro. Deixar portas abertas sempre é a melhor saída!
Quais são os passos para ter uma demissão humanizada?
Quando é tomada a decisão de um desligamento, o gestor e os profissionais de RH precisam reunir toda a documentação necessária e calcular de forma correta todos os valores que precisam ser pagos ao profissional o deixando ciente.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é importante que todos os responsáveis pela empresa e pela área do colaborador em questão estejam cientes dessa ação.
A partir disso, sugerimos uma reunião para que o desligamento seja anunciado.
Essa reunião é feita, porque o ideal é que todos os anúncios de demissão sejam feitos pessoalmente – até porque seria inconveniente e insensível optar por dar a notícia de desligamento por meio de um e-mail ou telefonema.
Se realizar entrevistas presenciais para contratação é uma ação necessária, anunciar o desligamento de qualquer colaborador pessoalmente também é!
Por fim, sabe aquele termo “trate as pessoas como você gostaria de ser tratado”? Então, na demissão humanizada também é assim.
Não deixe de abrir espaço para tirar todas as dúvidas e tenha cuidado com as palavras – sem esquecer de deixar claro todos os direitos do colaborador.
Dicas de passos que não podem faltar nesse processo de demissão!
Preparar uma carta de demissão é importante e evita qualquer tipo de problema, ela é feita para formalizar todos os pontos acertados com o colaborador!
Neste documento descreva todos os motivos que levaram a empresa a tomar esta decisão, lembrando que a forma como você deve se expressar conta muito.
Procure alternativas que sirvam como ajuda: o apoio da empresa ao colaborador deve ser demonstrado!
Por isso, apresente as melhores maneiras de ajudá-lo – como procurar especialistas em recolocação profissional, e nós da TRILHA estamos aqui para isso, realizamos um trabalho customizado e feito a 4 mãos, tudo para que seu ex colaborador possa se sentir confiante e confortável no projeto.
Quer saber mais? Acesse Trilha para Empresas e fale com um de nossos consultores.