Autor:

Data de publicação:

nov. 03, 2022

Siga a Trilha

desenvolvimento organizacional

Contar com uma equipe de alta qualidade em todos os níveis, com altos índices de motivação, proatividade e com a capacidade de autogestão em relação a conflitos, é o grande objetivo dos empreendedores de todo o mundo.


Contudo, esse é um dos grandes desafios de uma empresa, independentemente do segmento de atuação e seu tamanho. 


O que muitos não sabem é que o ideal não é apenas contratar colaboradores de alto nível. É claro que um processo seletivo de qualidade é importante, mas não é tudo.


O recomendável é que as empresas invistam em programas de desenvolvimento organizacional e profissional dentro de suas atividades. Ou seja, elas precisam investir no colaborador para que ele se torne ainda mais produtivo, eficiente e qualificado. 


É neste ponto que muitas organizações chegam no termo Trilha de Carreiras. 


Esse conceito se dá pelo conjunto de caminhos e metas muito bem definidos que atuam como guias de crescimento profissional para os colaboradores que querem evoluir dentro da empresa.


De forma prática, a organização realiza um mapa de onde o funcionário está e a que ponto ele quer chegar, indicando qual o melhor caminho para que ele consiga alcançar seus objetivos, ter novas experiências e evoluir profissionalmente.


Com isso, a empresa consegue ter equipes mais capacitadas, motivadas e produtivas. Além disso, elas passam a trabalhar melhor em equipe e lidar com os transtornos do dia a dia com mais eficiência.


De forma direta ou indireta, a organização sai ganhando com esse desempenho dos times. Portanto, investir em trilha de carreira é apostar no crescimento da própria empresa.


Poucos conhecem esse termo, já que ainda está se popularizando no mercado brasileiro. Mas, como vimos, pode ser uma prática poderosa para as empresas que desejam crescer e ter sucesso.


Por esse motivo, abordaremos o que é a trilha de carreira em detalhes e como a organização pode colocar essa técnica em prática nos próximos meses. Acompanhe! 

Trilha de Carreira: como implementar dentro das empresas?

A Trilha de Carreiras é um modelo de gestão de pessoas e desenvolvimento de colaboradores que a equipe de RH de uma organização pode colocar em prática para motivar e capacitar colaboradores. 


Como dissemos, esse modelo funciona como um mapa em que a organização, RH ou um grupo de colaboradores pode realizar para destacar quais habilidades o profissional precisa desenvolver para conquistar determinado cargo. 


Então, neste documento, a empresa pode descrever algo parecido como: para sair do cargo Analista Júnior e ser promovido para Analista Pleno, o profissional deve ter inglês fluente, domínio de tais ferramentas e saber praticar a liderança positiva.


Esse é apenas um exemplo, o objetivo é entender como a Trilha de Carreiras funciona na prática. Esse mapa é feito de forma individualizada e customizada de acordo com os objetivos e competências de cada um. 

Como funciona?

Antes de saber como implementar esse método na organização, é importante ter bem claro em mente como funciona. O profissional responsável pela aplicação da trilha de carreira fará uma avaliação de cada colaborador. 


Com isso, ele deve perceber qual o objetivo do profissional, quais suas qualidades, pontos fortes, fracos e outros detalhes sobre seu perfil. Dessa forma, ele ajuda a direcionar o colaborador no caminho certo rumo a promoção desejada, por exemplo. 


Neste momento, é possível identificar quais erros o profissional está cometendo na carreira, quais as melhores escolhas e muito mais. O modelo realmente trilha um caminho para o colaborador seguir e atingir seus objetivos.


É a hora de indicar melhorias, capacitações e dar outras dicas que tornem esse caminho mais fácil. 


O profissional, além de se sentir mais confiante com seu trabalho, se sente mais valorizado e motivado a continuar dando o seu melhor na empresa.


Agora, vamos às dicas de como colocar esse método em prática!

Como implementar Trilha de Carreira em uma empresa

Há diversas formas de implementar essa metodologia dentro das organizações, dentre elas a contratação de uma equipe especializada – e terceirizada – para realizar todos os procedimentos. 


Isso porque fazer todas as análises e avaliações dá bastante trabalho. É algo mais demorado e complexo que parece, portanto, o ideal é que a empresa contrate um prestador de serviço para isso.


A Trilha Carreira Interativa, por exemplo, é reconhecida nacionalmente pelos seus projetos de gestão e desenvolvimento profissional dentro de organizações. Ela tem a expertise e experiência em realizar Trilhas de Carreira.


Com a contratação desse serviço, a equipe da Trilha fará um estudo sobre toda a estrutura organizacional da empresa para ter muito clara a descrição de cada cargo da empresa.


Além disso, faremos através de assessment e outras ferramentas o mapeamento de todas as competências que levarão as pessoas aos resultados estratégicos que desejam alcançar, considerando a bagagem profissional do colaborador, suas habilidades e muito mais.


O legal de terceirizar o serviço é que a empresa especializada sabe como se comunicar com o colaborador e guiá-lo durante a avaliação.


Será uma ação estratégica que levará resultados incríveis para a organização e a vida profissional de cada colaborador – se for bem feita, é claro. Para garantir isso, nada melhor do que ter o apoio de pessoas especializadas nesse processo.


Você empresa que quer capacitar seus colaboradores, conte com a Trilha Carreira Interativa para Trilhas de Carreiras eficientes, qualificadas e assertivas!

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: