Blog

Suas metas para 2021: um passo adiante para atingir seus sonhos

É mais do que comum, quando chega o final do ano, fazemos promessas pessoais e profissionais do que queremos conquistar no próximo ano. Ai, vira o ano e começamos a nos dedicar para tais propósitos. Mas pouco a pouco, muitas pessoas já começam a desistir pensando que não será fácil cumprir todas elas.

Como fazer para que em 2021 isso seja diferente? Que metas realistas podemos traçar desta vez para o nosso crescimento pessoal e profissional?

Chegamos no final do primeiro trimestre: ainda dá tempo de estabelecer minhas metas para 2021?

Claro que sim! Sem pressa, porém sem pausa, ainda temos 81% do ano de 2021. 

Este ainda é um bom momento para pensar sobre estabelecer seus objetivos pessoais e profissionais. Ao desenvolver um plano profissional, você será capaz de alcançar o que planejou.

Vou te dar um exemplo para te animar: quando pensamos em nosso emprego atual, quais são as mudanças que gostaria que acontecessem para esse ano? Se esta é a sua primeira vez estabelecendo metas, o melhor é começar a pensar de forma mais ampla.

Neste caso, você poderia estabelecer como metas para 2021: 

  • Quero ter mais responsabilidades em minha posição atual, 
  • Quero um trabalho que me permita estar mais tempo com a minha família,
  • Quero encontrar um emprego onde eu tenha mais oportunidades de crescimento.

Uma vez determinadas suas metas amplas, chegou a hora de você pensar em metas menores. Por exemplo, se você decidiu por aprender uma nova habilidade, talvez seja preciso fazer um treinamento, ou um coach de carreira.

Todas as suas metas para 2021 devem ser SMART: Específicas, Medíveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais. 

Não desanime! Resta 81% do ano 2021.

Para conquistar qualquer meta, seja ela pessoal ou profissional, precisamos de uma estratégia, um passo a passo. É como querer perder peso sem mudar os hábitos alimentares ou começar a fazer atividades físicas.

Antes de tudo, você precisa se perguntar: quais ações devo levar em consideração para obter meus resultados? 

Neste processo, contar com pessoas, colegas, mentores pode te ajudar bastante! Esta rede de apoio poderá ser fundamental porque quando o desânimo começar a bater, eles serão os primeiros a te colocar no caminho novamente.

E agora que você já sabe o que precisa fazer, quero deixar algumas 4 dicas pessoais que podem te ajudar neste desafio. 

  1. O primeiro conselho é: escreva as metas em papel, de preferência a mão. Quando tiramos do plano mental e escrevemos nossas metas, as informações acabam fazendo mais sentido no nosso cérebro. Pesquisadores já confirmaram isso algumas vezes: “Pessoas que fazem anotações à mão acabam processando melhor as informações do que as que fazem anotações no computador. Um dos principais motivos que isso ocorre é porque elas precisam prestar mais atenção e selecionar com mais afinco o que vão escrever no papel, anotando informações mais relevantes e conteúdo mais eficiente” diz o estudo publicado na Psychological Science, um jornal americano da Associação de Ciência Psicológica.

  2. Tenha como regra, equilíbrio e dosagem, relacionado ao número de metas e aos prazos das mesmas. Tem que ser desafiador porém atingível. Não adianta você programar que vai correr uma maratona este ano sendo que não começou a caminhar. Correr uma maratona exige um forte preparo. Também a quantidade de metas é importante: seja legal consigo mesmo. Pense no que é viável e não impossível. Esforço com dosagem, é a melhor atitude.

  3. Escreva suas metas com teor positivo. Se você quer emagrecer 4 quilos, é  mais eficaz para a sua motivação e engajamento, escrever “vou comer mais proteína“, que sabemos sacia muito mais a fome e é importante para a obtenção de massa magra e vegetais que são saudáveis do que escrever “vou comer menos” (que implicitamente remete a sacrifício).

  4. Ao longo da jornada, tente encarar as adversidades sem conformismo e nem frustração. Vá revisando todos os pontos com o passar do tempo e reavalie se tudo está caminhando. Gerenciar os prazos é importante para que você não perca a perspectiva quando surgem circunstâncias imprevistas. Se as coisas estiverem saindo do controle e você perceber que está difícil cumprir as metas estabelecidas, não há problema reavaliar os prazos.

Você vai perceber com a prática que é fundamental traçar metas que envolvam o seu conhecimento, solicitar apoio e definir pontos que possam ajudá-lo a valorizar o progresso. Ao atingir seus objetivos profissionais, você sentirá que todo o esforço valeu a pena.

Acredita que precisa de um empurrão ou direcionamento profissional para fazer a definição das suas metas e atingir alguma delas?

A Trilha Carreira pode te ajudar através dos nossos programas de Planejamento, Orientação de Carreira, Coaching e Desenvolvimento Profissional.

Fale com um dos nossos Consultores de Carreira e descubra que quanto mais pessoas positivas e apoiadoras tiver durante o seu processo de crescimento, mais possibilidade de atingir todas as metas para 2021.