Autor:

Data de publicação:

nov. 04, 2022

Siga a Trilha

Saúde em Home Office

Para manter a saúde em home office é preciso manter em dia alguns que parecem simples, mas que fazem toda a diferença, como manter limpo e organizado o local de trabalho, criar um plano de rotina, fazer pausas em tempos determinados, se exercitar e se alimentar bem.

Certo dia não muito distante li algo que me chamou muita atenção: “Quanto mais completo e abrangente for o cuidado com a saúde do trabalhador, mais chances a empresa terá de extrair o potencial máximo do seu capital humano”.


Vivemos experiências diversas nestes últimos anos referente a pandemia Covid-19. Aprendemos a lidar com uma nova era de trabalho remoto que antes até então não cogitávamos ou, se cogitávamos, era entre um ou dois dias na semana. Ainda tínhamos a necessidade do contato presencial.


Hoje lidamos com um trabalho remoto e com jornadas até mais extensivas do que as vividas no modo presencial. Mas afinal de contas, somos mais produtivos ou perdemos o foco?


Vamos abordar um tema muito sensível e que traz diversos questionamentos em relação ao nosso modo presencial e do remoto. Nosso ambiente não é o mesmo, lidamos com diversas situações que no escritório isso não ocorria, preparar o café, crianças precisam estudar, temos reuniões, precisamos preparar nosso almoço, as crianças necessitam de atenção… Mas afinal de contas… que loucura é essa?


Primeiro ponto que precisamos ter em mente é que o ser humano não é uma pessoa dissociável, suas emoções e suas sinergias estão conectadas, onde quer que ele esteja. Então, precisamos repensar na forma como lidamos com nossas atividades diariamente nesta fase remota.


Temos cargas mentais e físicas nas quais precisamos cuidar. 


A carga mental se acumula ao longo dos dias, dos meses e dos anos. O ambiente, a pressão externa e interna, os deveres, metas… tudo isso gera impacto silencioso e quando começamos a senti-los na nossa vida, o nível de estresses já passa do saudável para o não saudável.


Por isso é importante seguir algumas dicas:


  • Prepare seu ambiente para o trabalho;
  • Crie um plano de trabalho para a sua jornada;
  • Faça pausas regulares: recomendamos que após cada reunião você tenha alguns minutinhos para organizar as ideias;
  • Faça atividade física;
  • Troque de roupa para trabalhar, mesmo estando em casa, isso trará uma sensação de que vamos lá…;
  • Cuide da sua saúde!


Isso não é suficiente, as empresas também são tão responsáveis pela saúde de seus colaboradores quanto os próprios. 


Ajustar programas de qualidade de vida de maneira inclusiva, como:


  • aulas de meditação;
  • alongamento guiado por um profissional habilitado;
  •  palestras de promoção a saúde;
  •  programas de ergonomia;
  •  saúde online;


Pequenas ações refletirá numa população mais consciente e saudável.


O monitoramento das horas trabalhadas por esses colaboradores também se faz necessário para controle do tempo de pausa entre uma jornada e outra.


Mas aqui podemos deixar mais algumas dicas super importantes na parte de ergonomia.


Já as cargas físicas como podemos melhorar nosso desempenho:


  • Iluminação: Prefira ambiente com iluminação natural, mas se você tem mais que 45 anos, ideal é ter auxílio de uma iluminação complementar;
  • Janelas: Caso você não tenha persianas, ideal é que seu notebook ou monitor de vídeo esteja num ângulo perpendicular a janela para evitar o reflexo diretamente nos olhos;
  • Instalações eletricidade: Evite uso de benjamins ou adaptadores que sobrecarregam a capacidade da instalação;
  • Cores: Prefira ambientes com cores em tons claros, que provoca a sensação de bem estar e serenidade;
  • Organização: Todos os recursos utilizados com mais frequência necessitam estar próximo a você. Facilitando o acesso e alcance;
  • Fatores Ambientais: Prefira ambientes ventilados e arejados. Caso você tenha sistema de ar condicionado, prefira sempre a temperatura entre 20ºC a 23ºC.


O conjunto dos fatores acima com a adequação postural irá trazer melhor conforto e melhor produtividade a você e sua equipe. As doenças mentais hoje representam muito mais os afastamentos no INSS do que dores nas costas, portanto, investir em mobiliários para os colaboradores é mais econômico do que os danos de absenteísmos e as doenças relacionadas ao trabalho.


Eu sou Andréa Bordon, fisioterapeuta especializada em ergonomia habitacional e industrial.


Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: