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Retenção de funcionários: estratégias eficientes para reter funcionários

Um dos indicadores mais importantes de crescimento de uma empresa, vai além do faturamento ou do número de clientes obtidos, mas também do número de funcionários

Em um mercado repleto de bons talentos, reter funcionários qualificados é um grande desafio pois este parâmetro ilustra o número de colaboradores que uma empresa conseguiu manter durante um período específico. 

Ter um processo de feedback pré estabelecido para ouvir os funcionários com frequência sobre suas motivações e desafios, é crucial para obter vantagens competitivas no mercado. Neste artigo, nós da Trilha compartilharemos com vocês as estratégias mais eficientes para reter funcionários em seu negócio.

 

A importância da retenção de funcionários

 

As despesas relacionadas a uma ausência de estratégia de retenção de talentos e altas taxas de rotatividade podem se tornar gigantescas. 

Quando há muita rotatividade, a produtividade no time tende a cair e o envolvimento entre os membros da equipe também. Os custos de treinamento aumentam e o maior impacto está relacionado à preservação da cultura da empresa. 

As organizações que se concentram na retenção de funcionários, têm melhores resultados e inúmeros ganhos tais como:

  • Melhor desempenho;
  • Qualidade de trabalho;
  • Ambiente de trabalho Saudável;
  • Equipe entrosada.

 

Benefícios de ter uma estratégia eficiente de retenção de funcionários

 

A implementação de uma estratégia de retenção eficaz deve começar durante o processo de recrutamento. Pela nossa experiência aqui na Trilha, podemos listar alguns principais benefícios:

  • Employer branding – Funcionários satisfeitos são a fonte de informação mais confiável e o melhor aliado na construção de uma “marca empregadora”. Suas histórias de sucesso e depoimentos são um ativo importante no processo de recrutamento.
  • Taxas mais baixas de rotatividade de funcionários – Uma estratégia de retenção bem planejada ajuda a gerenciar a rotatividade de funcionários e atrair os melhores talentos. Manter um funcionário talentoso significa preservar habilidades e conhecimentos específicos dentro da organização.
  • Custos reduzidos – uma estratégia de retenção comprovada minimiza os custos relacionados à perda de um funcionário e ao recrutamento e contratação de um novo; diminui as despesas da empresa enquanto o cargo está vago.
  • Aumento da receita – A satisfação e retenção dos funcionários geram excelentes resultados, o que causa a satisfação do cliente final e por consequência, aumenta substancialmente os ganhos financeiros.
  • Economia de tempo – Recrutar e contratar novos funcionários pode consumir muito tempo. Mesmo que você tenha criado o funil de recrutamento perfeito e reunido todas as ferramentas necessárias para encurtar o processo de contratação, o recrutamento de talentos ainda requer muito tempo e dedicação.
  • Aumento de produtividade – a retenção de funcionários está diretamente associada a uma experiência positiva do funcionário, o que leva a um aumento no engajamento do funcionário e gera mais produtividade e resultados mais rápidos.
  • Melhor trabalho em equipe – Funcionários que gostam do que fazem e do ambiente em que trabalham têm maior probabilidade de permanecer no trabalho por um maior período de tempo.

 

Estratégias eficientes de retenção de funcionários

 

Aumentar a retenção de funcionários ajuda a diminuir problemas que costumam ser críticos para as empresas de uma forma geral. O salário ainda é um dos critérios fundamentais que os candidatos usam para escolher um potencial empregador. 

No entanto, salários competitivos não são o único motivo pelo qual pessoas permanecem leais à empresa e não são a única maneira de atrair bons especialistas. Os talentos também  são atraídos por outros atributos, como horários de trabalho flexíveis, trabalho remoto, projetos interessantes, oportunidade de trabalhar com tecnologias inovadoras, plano de carreira, treinamento e o equilíbrio certo entre trabalho e vida pessoal.

Se o seu negócio está planejando atrair, contratar e reter bons profissionais concentre-se nesses principais pontos:

  • Salário e benefícios;
  • Recompensas baseadas em desempenho individual;
  • Oportunidades de desenvolvimento de carreira;
  • Ambiente de trabalho flexível e saudável;
  • Cultura da empresa;
  • Objetivos claros e escopo de trabalho definido;
  • Feedback de valor
  • Valorizar e ouvir suas necessidades.

 

 A estratégia de retenção de funcionários começa durante o processo de recrutamento

 

Compreender o papel do recrutamento na retenção de funcionários é crucial. Uma estratégia de retenção bem-sucedida começa desde a primeira interação com um candidato. 

A abordagem dos recrutadores e a maneira como eles apresentam a empresa têm uma enorme influência sobre o futuro daquele processo, pois a satisfação e a retenção dos funcionários começam pelo conhecimento dos aspectos da cultura e dos valores que sua empresa deseja enfatizar. 

Identificar o candidato correto para o cargo e definir com clareza suas funções e responsabilidades permite que os candidatos estejam bem informados e percebam se a empresa e a vaga em questão estão de acordo com seus objetivos de carreira.

Ser honesto, transparente e respeitar as necessidades e tempo dos candidatos pode levar à criação de colaborações prolongadas. Os recrutadores são os responsáveis ​​pela primeira impressão e devem construir uma base sólida para o sucesso no futuro.

A adoção de ferramentas como o nosso processo Trilha Employer Branding ajuda a empresa a conduzir processos seletivos com maior precisão, contratações mais efetivas, melhorando a gestão de pessoas e os resultados. Trata-se de um investimento muito positivo e com reflexos diretos na organização.

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