Blog

Resiliência - Habilidade tão requisitada nesta pandemia

Minhas emoções andam à flor da pele e percebo que outras pessoas também estão como eu. 

Essa pandemia é um acontecimento sem precedentes, que ficará como uma grande marca do final do século XX. 

Apesar da nossa geração nunca ter visto nada igual, sabemos que a humanidade já passou por coisas muito piores e sempre conseguimos superar. Aqui estamos nós!

 

Diferenciais do século

Temos algumas vantagens frente aos nossos ancestrais, como a tecnologia, grandes avanços na ciência e na medicina, além da nossa capacidade de lidar com as emoções.

Um dos grandes nomes da Inteligência Emocional, Daniel Goleman, diz que 80% do sucesso vem da capacidade de gerenciar emoções. 

 

Segredos das habilidades emocionais

Falando especificamente de situações difíceis, uma habilidade social que ganha destaque é a Resiliência, tão solicitada nos últimos meses, no mundo todo.

No Brasil, estamos diante de um cenário de incertezas, no meio de um embate político que nos traz ainda mais dúvidas sobre o futuro. Mas, se não podemos mudar a situação, como seguir adiante apesar dela?

Esse é o papel desta habilidade! A boa notícia é que ela pode ser aprendida com prática, confiança e autoconhecimento. O que pode ajudar:

 

1. Identificar e acolher as emoções

Suprimir a raiva sem entender de onde ela vem, quais os gatilhos que a trazem à tona pode ser um tiro no próprio pé. Quando não damos lugar a tudo o que somos, ficamos enfraquecidos e estamos nas mãos do nosso inconsciente.

 

2. Estar presente

Prestar atenção no que está fazendo poderá resgatá-lo da armadilha da ansiedade e do excesso de futuro ou ceder aos impulsos da agressividade.

 

3. Exercitar a inteligência espiritual

A física e filósofa americana, Danah Zohar, aborda a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta na necessidade de encontrar um significado para a vida.

 

4. Identificar suas crenças

Identifique quais são as crenças que te limitam a evoluir e fazer o que pretende. Todo ser humano é capaz de criar novas crenças que tragam crescimento e evolução.

 

5. Mapear suas fortalezas

Mapear seus pontos fortes e trabalhar com eles para superar todo o resto.

 

Passaremos por esta fase com grande chance de sairmos melhores do que entramos. Entretanto, a pandemia não é um portal mágico que nos transformará, será necessário dedicar um tempo para aprender, criar novos hábitos, superar e seguir adiante.

 

Autor (a): Jussara Saade – Coe Talent (Cultura, Treinamento e Desenvolvimento)