Blog
Resiliência - Habilidade tão requisitada nesta pandemia
Minhas emoções andam à flor da pele e percebo que outras pessoas também estão como eu.
Essa pandemia é um acontecimento sem precedentes, que ficará como uma grande marca do final do século XX.
Apesar da nossa geração nunca ter visto nada igual, sabemos que a humanidade já passou por coisas muito piores e sempre conseguimos superar. Aqui estamos nós!
Diferenciais do século
Temos algumas vantagens frente aos nossos ancestrais, como a tecnologia, grandes avanços na ciência e na medicina, além da nossa capacidade de lidar com as emoções.
Um dos grandes nomes da Inteligência Emocional, Daniel Goleman, diz que 80% do sucesso vem da capacidade de gerenciar emoções.
Segredos das habilidades emocionais
Falando especificamente de situações difíceis, uma habilidade social que ganha destaque é a Resiliência, tão solicitada nos últimos meses, no mundo todo.
No Brasil, estamos diante de um cenário de incertezas, no meio de um embate político que nos traz ainda mais dúvidas sobre o futuro. Mas, se não podemos mudar a situação, como seguir adiante apesar dela?
Esse é o papel desta habilidade! A boa notícia é que ela pode ser aprendida com prática, confiança e autoconhecimento. O que pode ajudar:
1. Identificar e acolher as emoções
Suprimir a raiva sem entender de onde ela vem, quais os gatilhos que a trazem à tona pode ser um tiro no próprio pé. Quando não damos lugar a tudo o que somos, ficamos enfraquecidos e estamos nas mãos do nosso inconsciente.
2. Estar presente
Prestar atenção no que está fazendo poderá resgatá-lo da armadilha da ansiedade e do excesso de futuro ou ceder aos impulsos da agressividade.
3. Exercitar a inteligência espiritual
A física e filósofa americana, Danah Zohar, aborda a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta na necessidade de encontrar um significado para a vida.
4. Identificar suas crenças
Identifique quais são as crenças que te limitam a evoluir e fazer o que pretende. Todo ser humano é capaz de criar novas crenças que tragam crescimento e evolução.
5. Mapear suas fortalezas
Mapear seus pontos fortes e trabalhar com eles para superar todo o resto.
Passaremos por esta fase com grande chance de sairmos melhores do que entramos. Entretanto, a pandemia não é um portal mágico que nos transformará, será necessário dedicar um tempo para aprender, criar novos hábitos, superar e seguir adiante.
Autor (a): Jussara Saade – Coe Talent (Cultura, Treinamento e Desenvolvimento)