Blog

Programa Trilha Longeva: conheça essa iniciativa que oferece suporte emocional, físico e financeiro para os profissionais seniores

Mais um lançamento! A Trilha Carreira Interativa desenvolveu o programa Trilha Longeva em parceria com a Seniors. Uma iniciativa que visa apoiar empresas no cuidado dos seus colaboradores seniores.

Seja por necessidade, sonho ou pura vontade de permanecer ativo, a quantidade de profissionais com mais de 50 anos no mercado de trabalho está cada vez maior. Portanto, as empresas precisam estar preparadas para recebê-los e trabalhar com essas pessoas  da melhor maneira possível.

O objetivo é garantir que ambas as partes fiquem satisfeitas com a parceria. Afinal, os sêniores trazem experiências, conhecimentos, resiliência e inteligência emocional para as organizações. 

O programa Trilha Longeva foi desenvolvido por esse e outros diversos motivos, os quais incluem expectativas futuras. Pesquisas indicam que a longevidade da população tem aumentado mais de 50% nos últimos 70 anos. 

Vivemos mais e melhor. Sendo assim, cada vez mais teremos os seniores dentro das organizações, em processos seletivos e no mercado de trabalho. Esse é um assunto que merece ser abordado em detalhes.

A seguir, saiba mais sobre a revolução da longevidade. Com isso, entenda a necessidade de programas como o Trilha Longeva. Abordaremos também, como  este lançamento funciona e como contratá-lo.

Acompanhe!

Longevidade está cada vez maior: entenda!

Um dado que está intimamente relacionado ao fato de que as pessoas com mais de 50 anos continuam ativas e trabalhando é a revolução da longevidade. Você já ouviu falar? 

Hoje temos uma sociedade muito mais próspera e equitativa do que antigamente – as pessoas vivem mais anos, com mais qualidade de vida. Na década de 50, a expectativa de vida era de 48 anos, atualmente é de 77 anos. 

Ou seja, houve um aumento de 60% em menos de um século, algo sem precedentes na história da humanidade. O que pode ser explicado por centenas de motivos, como o avanço da tecnologia e da medicina, por exemplo. 

Esse dado por si só já é impressionante, mas não para por aí. O melhor é que, como dissemos, vivemos mais e cada vez com mais saúde, disposição, mobilidade e facilidade. Isto é, com mais qualidade de vida. 

As projeções indicam que o Brasil será, em 2050, o sexto país com maior número de pessoas acima de 60 anos no mundo (FDC, Longevidade, março de 2021).

A questão é: sua empresa está preparada para este cenário? Para contar com as vantagens de ter profissionais seniores da organização, é preciso ter um certo preparo.

Afinal, eles não são como outros colaboradores, os seniores são mais experientes, têm mais conhecimentos práticos na área e precisam de um suporte maior. Entre os dezessete objetivos de Desenvolvimento Sustentável incluídos na Agenda 2030 da ONU, os temas relacionados ao envelhecimento saudável são considerados prioridades.

Para o órgão, esses profissionais devem ter “emprego digno e crescimento econômico”, entendendo que a população em idade ativa precisa de oportunidades de emprego e condições dignas de trabalho. 

Para isso, as organizações – que têm grande responsabilidade social – precisam de ações focadas na promoção de habilidades funcionais que permitam ao seniores fazerem o que valorizam (FDC, Longevidade, mar 2021).

Pensando nisso, surgiu o programa Trilha Longeva, uma forma de garantir essa responsabilidade social com profissionais seniores. Saiba mais!

Trilha Longeva: como funciona?

Nosso programa funciona com base em três pilares: propósito, saúde física/emocional e financeira. Com este programa, além de cuidar dos profissionais maduros, a empresa contratante reforçará a sua imagem e compromisso com uma sociedade mais sustentável.

Além de contar com benefícios internos, como a minimização de turnover, melhor clima organizacional, auxilia o colaborador a rever papéis familiares e esclarece opções de “função” ao profissional 50+.

Para uma longevidade saudável, os seniores não precisam apenas de um trabalho remunerado. Eles estão em busca de relacionamentos sociais, mas especificamente da sensação de utilidade. 

Eles desejam manter-se inseridos em atividades familiares, sociais, éticas, culturais e também continuarem sendo úteis – seja para a própria empresa, outras organizações, projetos sociais, entre outras diversas alternativas. 

O que nos leva a outro pilar do nosso programa, o propósito. Segundo estudos feitos por universidades brasileiras e americanas com pessoas acima de 50 anos, esses profissionais precisam ter um propósito de vida definido.

Assim, eles tendem a ter sua expectativa de vida aumentada. Esses indivíduos continuam buscando oportunidades, contribuem com a sociedade, são significativos para suas comunidades.

O próximo pilar é a saúde física e mental. Conforme estudos, 70% do nosso envelhecimento depende de nossas atitudes e comportamentos hoje. Apenas 30% podem ser atribuídos à genética.

Sendo assim, podemos afirmar que viver mais e melhor é nossa responsabilidade. Para as empresas, garantir que seus colaboradores cuidem da própria saúde física e mental, é uma oportunidade de valorizar o capital humano, em especial, os seniores.

Outro fator de extrema importância para a manutenção da dignidade dos indivíduos, é a financeira. Além de ser uma forma de ter propósito e cuidar da própria saúde, muitos colaboradores com mais de 50 anos veem o emprego como proteção financeira.

O que é fundamental para que eles consigam manter uma boa qualidade de vida, usufruir momentos de lazer e viver com dignidade. O programa Trilha Longeva, portanto, visa ajudar as empresas para que elas sejam capazes de oferecer suporte emocional, físico e financeiro ao profissional sênior.  

 

Como contratar?

É simples! Entre em contato com a Trilha Carreira para saber mais sobre este lançamento. Com certeza, será um programa importante para a organização colher os benefícios de parcerias com profissionais seniores.

Eles são inteligentes, experientes e resilientes. Investir neles é investir no presente e futuro da sua organização. Entre em contato!

Referências Bibliográficas

Fundação Dom Cabral – Longevidade – Sociedade /Trend Book Volume 3 (março 2021).

Fundação Dom Cabral – Longevidade – Negócios /Trend Book Volume 2 (novembro 2020).

Pesquisa Page Executive e Angatu IDH: Como será sua vida pos -carreira? (2018)

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente