Autor:

Data de publicação:

nov. 03, 2022

Siga a Trilha

outplacement ou coaching de carreira

Programas de outplacement ou coaching de carreira podem sim resultar em aumento salarial. O outplacement é um conjunto de estratégias – como cursos, treinamentos, palestras e workshops. Coaching de carreira é um profissional que tem o objetivo de ajudar outras pessoas em sua fase de transição trajetória no trabalho.

Com as taxas altíssimas de desemprego no país, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Além de formação superior, pós-graduações, outros idiomas e cursos variados, os profissionais que querem se destacar no mercado precisam estar preparados.


Essa é uma preocupação a mais especialmente para aqueles trabalhadores que perderam o emprego e estão há um bom tempo fora do mercado ou para aqueles que desejam fazer uma transição de carreira, mas não sabem como começar. 


Atualmente, existem inúmeras estratégias que auxiliam profissionais de diversas áreas nesse processo e que, além disso, também são muito importantes para quem está no mercado, mas deseja subir de cargo ou almeja um aumento de salário. 


É o caso do outplacement e do coaching de carreira. Quando guiados por profissionais e empresas capacitadas em melhoria e recolocação profissional, esses recursos podem fazer grande diferença em toda a carreira.


Abaixo, explicaremos mais sobre o que são essas estratégias e como utilizá-las a seu favor, seja para conquistar a vaga dos sonhos ou ter aquele aumento de salário tão esperado. 


Venha com a Trilha Carreira Interativa e saiba mais!

O que é outplacement?

O outplacement é um conjunto de estratégias – como cursos, treinamentos, palestras, workshops e outros conteúdos sobre a área de atuação e o mercado de trabalho – com o objetivo de auxiliar os profissionais no processo de recolocação no mercado de trabalho. 


A ideia é auxiliar esses trabalhadores a entender o que buscam nessa etapa da carreira e ajudá-los a identificar vagas que tenham a ver com seu perfil e oportunidades que possam levá-los a atingir os objetivos traçados. 


Dentro do outplacement é possível aprender – ou relembrar – como estruturar um currículo eficiente, como se portar em entrevistas de emprego e dinâmicas de grupo, entre outros comportamentos que fazem a diferença dentro de um processo seletivo. 


O programa geralmente é oferecido por empresas que, por alguma razão, precisam fazer o desligamento de um ou mais funcionários e querem dar esse passo de maneira humanizada, mas o serviço também pode ser contratado individualmente. 


O outplacement vale muito a pena porque, além de um treinamento profissional, é um grandioso processo de autoconhecimento, fazendo com que o trabalhador reconheça suas potencialidades e trabalhe em cima delas para chegar ao ápice. 


Além da carreira, os especialistas em outplacement oferecem apoio emocional que é muito importante em momentos de perda de emprego, auxiliando o profissional a renovar a confiança em suas habilidades e competências e seguir confiante. 


Em alguns casos, é possível também contar com ajuda para realizar inscrições em processos seletivos e já esquentar os motores para voltar à ativa. 


Tudo isso vale a pena porque, ao estar mais preparado para a recolocação, o profissional consegue filtrar vagas melhores e mais atrativas, escolhendo aquelas que oferecem os melhores salários e benefícios. 


Mesmo após a recolocação, tudo que foi aprendido no processo de outplacement permanece fazendo sentido, o que auxilia o profissional a ter melhores resultados e mais confiança em si mesmo, o que é indispensável na hora de pleitear aumentos e promoções.


Assim, quem volta para o mercado de trabalho após passar por um programa desse tipo só tem a ganhar, se destacando dos concorrentes e crescendo cada vez mais. 

O que é coaching de carreira?

A palavra coaching, que vem do inglês treinar, se popularizou muito nos últimos anos.


Atualmente, é possível encontrar coaches com foco em crescimento pessoal, comunicacional, de carreiras e muitos mais, todos com objetivo de desenvolver seus clientes à máxima potência. 


Em linhas gerais, o coach é responsável por entender quais são as dores da pessoa que está atendendo e trabalhar para ajudá-la a resolver essas questões.


Mais especificamente, esse profissional ajuda a entender como esses problemas têm impactado no desenvolvimento profissional e o que é possível fazer para remover as travas que impedem o crescimento. 


Afinal, quando reconhecemos nossos pontos fortes e fracos, é possível trabalhar neles com mais afinco, enxergando com clareza o que precisa ser melhorado e o que faz com que você se destaque dos seus concorrentes. 


Com isso, é possível desenvolver habilidades latentes, trabalhando para que sua autoestima enquanto profissional cresça e dê a confiança que você precisa para alçar novos voos.


Para atingir esses objetivos, o coach de carreira atende, preferencialmente, de forma individual, fazendo uma cuidadosa avaliação de perfil do coachee (quem está sendo treinado) para traçar junto a ele planos de desenvolvimento individual significativos. 


Com isso, é traçado um plano de ação, que deve ser posto em prática pelo cliente que, desde o primeiro instante, precisa estar disposto a fazer mudanças para que o trabalho desenvolvido junto ao coach de carreira traga resultados. 


É importante salientar que, como cada indivíduo é único e tem objetivos distintos, o coach deve agir sempre nesse sentido, respeitando individualidades e jamais aplicando fórmulas prontas. 


Os resultados desse treinamento são visíveis em pouco tempo. O profissional que passa pelo processo de coaching se torna mais confiante e autoconsciente, focado em melhorias constantes, de forma ascendente


De acordo com estudiosos da área, como Wendy Enelow, o coaching de carreira ajuda a gerenciar buscas de emprego bem-sucedidas e negociar e avaliar ofertas de forma efetiva.


Tudo isso permite maior assertividade na hora de pleitear um aumento salarial ou benefícios durante uma entrevista de emprego, o que com certeza te deixará ainda mais satisfeito enquanto profissional.

Onde encontrar esses serviços com qualidade? 

Na Trilha Carreira Interativa você encontra conteúdos completos para ajudar você a construir, inovar ou transformar sua vida profissional.


Oferecemos soluções para profissionais e para empresas, sempre com o melhor atendimento e serviços exclusivos para apoiar seu desenvolvimento em todos os momentos. 


Acesse nosso site e saiba mais!

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: