Blog

Objetivo profissional e autogestão da sua carreira

O objetivo profissional nunca foi tão importante na trajetória de qualquer pessoa.

Ao pensar no futuro do trabalho, cada vez mais as oportunidades estarão direcionadas para indivíduos que conseguem não apenas gerir negócios ou atividades dentro de uma empresa mas sim para aqueles que conseguem traçar seu objetivo profissional e tomam para si a responsabilidade sobre qual trilha seguir.

Primeiramente, quando pensamos na autogestão de carreira e no objetivo profissional, é interessante ampliar a visão para alguns aspectos:

  • Empresa: Em plena era da gestão 4.0, onde a robótica, a inteligência artificial, internet das coisas e todas essas diferentes tecnologias vem se tornando imprescindíveis para administração de um negócio, independente de seu tamanho. 

 

  • Autoconhecimentosaber identificar seus pontos fortes, habilidades, inclinações, aptidões, competências, qual é a sua motivação interior, são fatores que só você pode tomar a liderança para identificá-los.

 

  • Saber fazer escolhas – um elemento fundamental que contribui diretamente na evolução de como você acumula experiências, proporcionando uma base para escolhas profissionais mais claras e conscientes. Entenda que efetuar um levantamento efetivo de dados é a chave para tomadas de decisões mais acertadas que vão de encontro com as suas necessidades e expectativas.

 

Seu objetivo profissional e a autogestão de carreira

Todavia ao estabelecer qualquer mudança de pensamento, o desenvolvimento profissional deve acontecer dentro de um âmbito de aprendizado contínuo, cuja gestão do conhecimento é realizada com autonomia, responsabilidade pessoal e autodirecionamento. 

Por outro lado, é possível alcançar resultados a curto prazo através do foco na tarefa e não no relacionamento com a organização, isto é, a intensificação de oportunidades geradas a partir das habilidades e conhecimento de cada pessoa.

Podemos dizer com isso, que os pilares da autogestão de carreira são compreendidos em 3 aspectos fundamentais:

  1. Flexibilidade;
  2. Gestão do conhecimento;
  3. Resultados de curto prazo.

Por isso, a maestria em equilibrar esses 3 pilares está em como o indivíduo atua de maneira a assumir a responsabilidade da própria carreira, fazendo escolhas com o objetivo de alcançar a satisfação pessoal em sua forma plena, garantindo a empregabilidade frente a apresentação dos resultados.

 

Foco nas Competências Profissionais

 

Outro fator fundamental a ser observado dentro da autogestão de carreira são as competências profissionais, que estão baseadas em 3 elementos chaves: 

 

Habilidades (Soft and hard skills)

Visto que, as habilidades naturais (soft skills) que são mais difíceis de serem quantificadas e reconhecidas, pois tratam-se de habilidades ligadas diretamente às aptidões mentais e à capacidade de lidar positivamente com fatores emocionais.

Entende-se por soft skills

  • Comunicação interpessoal;
  • Capacidade de persuasão;
  • Proatividade;
  • Resolução de conflitos;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Senso de liderança e capacidade analítica. 

Enquanto que habilidades hard skills são aptidões técnicas podem ser facilmente aprendidas (e ensinadas) por meio de cursos, treinamentos, workshops. Como por exemplo: 

  • Graduação, mestrados/doutorados;
  • Conhecimento de outro idioma;
  • Operação técnica de ferramentas/maquinários;
  • Habilidades ligadas à informática.

 

Desenvolvimento Profissional

Refere-se a todo acúmulo de conhecimento vivido dentro de uma de alguma área ou situação específica. Pode-se dizer que é aquilo que de tanto fazer, você ganhou a experiência baseada no número de horas ou repetição de uma dada atividade.

 

Áreas para desenvolvimento

Estão relacionadas a uma determinada habilidade ou experiência que você sabe que não faz tão bem. 

 

Seus Propósitos e o Seu Desenvolvimento Profissional

Não podemos falar de autogestão sem relacionar as habilidades, experiências pessoais/profissionais e nosso propósito de vida.

Igualmente, todos estes pontos, apesar de estarem interligados, são diferentes e por isso é importante entender o que os diferencia.

Da mesma forma, por exemplo, podemos citar o método (conceito) Ikigai.

Ikigai é uma palavra em japonês que significa ter uma vida em harmonia com seus desejos e expectativas. 

Uma maneira de descobrir o seu Ikigai é respondendo as perguntas abaixo dentro da representação de uma mandala ikigai, uma ferramenta que te ajuda a verificar as áreas de intersecção com sua vida pessoal e profissional.

Por consequência, responder cada uma das perguntas abaixo pode te conduzir a ter clareza sobre o seu propósito:

  1. O que você ama fazer?;
  2. Qual sua missão de vida?;
  3. O que o mundo precisa, quais necessidades você identifica que as pessoas precisam?;
  4. Pelo que você pode ser pago?;
  5. Qual sua vocação?;
  6. Qual sua profissão?;
  7. O que você faz muito bem?;
  8. Qual sua paixão?

O ponto de intersecção desses 8 pontos é o que chama-se IKIGAI (Uma razão para ser!), ou seja, o que pode-se chamar como seu propósito.

 

Práticas de desenvolvimento profissional e pessoal

 

Empresas ao redor do mundo estão adotando práticas de desenvolvimento profissional e pessoal cujo objetivo é estabelecer o compromisso entre as metas da empresa e os propósitos individuais, atuando em 2 níveis:

  1. Orientação de carreira em alinhamento com a progressão na empresa (desempenho e competência);
  2. Roadmap da carreira individual – construindo uma clara visão da jornada de onde cada indivíduo quer chegar (programas de feedback, coaching, mentoring e counseling).

 

Como desenvolver o seu objetivo profissional e fazer a autogestão de carreira?

Não somente a capacidade de autogestão de carreira está relacionada ao interesse, como também pelo desenvolvimento contínuo de:

  • Disciplina voltada para a “orientação de carreira”;
  • Habilidades Pessoais – comunicação, negociação, relações interpessoais;
  • Autodisciplina;
  • Autodidata;
  • Curiosidade

Entretanto, você precisa lembrar que é importante estabelecer um ponto de equilíbrio entre a sua vida profissional e qualidade de vida. Este equilíbrio está relacionado com a sua capacidade de alcançar o aproveitamento máximo das suas habilidades e conhecimentos, reduzindo esforços desnecessários e frustrações.

É preciso também entender que a realização profissional está conectada com a realização pessoal. Parar de usar personas na vida, para conquistar resultados duradouros a pessoa que trabalha é a mesma que tem uma vida pessoal.

Em outras palavras, se você está buscando ajuda especializada sobre autogestão de carreira, a Trilha pode te ajudar com os serviços especializados de gestão de carreira, coaching, mentoring e counseling.

 

Fale com a gente agora mesmo! Tem um consultor pronto para te atender pelo whatsapp.