Blog

O que é o coaching de carreira e como este projeto pode te ajudar?

 

Muitas pessoas ainda não fazem ideia do que se trata o coaching de carreira ou sequer sabem como um projeto como este pode ajudar num processo de transição de carreira ou ainda no desenvolvimento profissional.

Semanalmente recebemos e-mails e mensagens pelas redes sociais pedindo para explicarmos o que é o coaching de carreira ou ainda como saber qual o melhor momento para contratar um projeto como este.

Se você tem o mesmo tipo de perguntas, este post é para você!

 

Como o coaching de carreira ajuda no desenvolvimento profissional?

 

Primeiramente, o coaching de carreira é sobre obter o apoio, ajuda e a orientação necessária para descobrir como alcançar objetivos na carreira profissional. 

Um coach de carreira é o profissional que vai fazer perguntas, dar orientação e ajudar cada profissional a superar quaisquer desafios que esteja enfrentando em um momento de transição de carreira, seja para a troca de emprego ou simplesmente para aqueles que almejam novas posições ou desafios.

O coach é um profissional treinado para fornecer informações, suporte e a direção de que o cliente precisa para atingir os objetivos que tem em mente.

Em outras palavras, o papel do coach é de posicionar o profissional (coachee) para alcançar seus objetivos de uma forma mais rápida do que se estivesse fazendo sozinho.

Neste processo, muitas coisas entram em jogo e, dependendo de quais são os objetivos profissionais do assessorado, o foco das sessões de coaching são direcionadas.

Somente por meio de um relacionamento de confiança entre o coach e o cliente de forma contínua é que a curva de aprendizado será fortalecida.

Além disso, será determinante colocar em prática o que está sendo ensinado e ultrapassar os obstáculos que impedem o assessorado de seguir em frente e acima de tudo, ser capaz de concentrar seus esforços em alcançar as metas que está almejando.

Um coaching de carreira ajuda cada assessorado a descobrir soluções para os desafios do dia a dia na vida profissional que devem ser enfrentados, assim como a estabelecer metas realistas.

Da mesma forma, desenvolver planos de ação, construir autoconfiança e acima de tudo, buscar ser constantemente motivado para alcançar sempre o melhor.

 

Cabe a você assumir o controle de sua carreira – não de outra pessoa

 

Trabalhar com um coach de carreira é trabalhar com alguém que genuinamente compartilha o mesmo objetivo final que você tem. O profissional também é capaz de adicionar entusiasmo durante todo o processo!

A experiência de um processo de  coaching de carreira individual é uma excelente maneira de:

  • receber aconselhamento personalizado, suporte e orientação ao tomar decisões importantes em sua carreira;
  • determinar quais etapas executar e estratégias para usar;
  • elaborar um plano personalizado que o manterá no caminho certo para realizar o que se propôs a fazer.

 

O que um coach de carreira NÃO é …

 

Primeiramente, um coach de carreira não é um conselheiro ou terapeuta. Esta figura é o profissional que irá ajudar o assessorado a desenvolver proficiências e a superar deficiências.

A terapia geralmente lida com a história de uma pessoa e os “porquês” dessa história. O processo de coaching trata do futuro e dos “comos” a serem realizados de acordo com a trajetória e planos para o futuro que o cliente deseja.

Aqueles que sofrem de depressão, ansiedade ou problemas que interferem nas situações da vida devem procurar aconselhamento profissional. Um coach de carreira profissional não diz aos seus clientes o que fazer de suas vidas.

Você precisa estar disposto a ser treinado para se beneficiar do coaching de carreira. Ou seja, estar aberto a novas ideias, disposto a fazer mudanças, aceitar críticas construtivas e pronto para agir. 

Os resultados vêm da ação, fazendo todo o seu trabalho árduo e esforços valer a pena!

 

O que um coaching de carreira fará por você? Vai…

 

  • Desafiar e Inspirar você a ser o melhor profissional;
  • Estar presente para apoiar sua trajetória em cada etapa do caminho;
  • Ser seu defensor pessoal e estará ao seu lado durante um período que muitas vezes é repleto de estresse, dúvidas e medo.

O coaching de carreira terá melhores resultados se você estiver disposto a …

  • Esforçar-se e fizer o trabalho;
  • Deixar o coach fazer o trabalho;
  • “Experimentar” novos conceitos ou maneiras diferentes de fazer as coisas;
  • Mudar comportamentos autodestrutivos que limitam seu sucesso;
  • Agir por sua própria vontade e não a pedido de outros;
  • Seguir em frente e fazer mudanças para alcançar seus objetivos.

 

Como escolher um coaching de carreira

 

Só você pode determinar e decidir quem escolher qual a melhor empresa ou o melhor coach para atendê-lo.

Existem milhares de serviços de coaching de carreira, então, fazer uma pesquisa como lição de casa é importante. Mas esteja atento e saiba que:

  • Nem todos os profissionais trabalham da mesma forma;
  • Independentemente de estar em um processo de transição de carreira, é preciso entender que este não é um processo de transformação pessoal ou profissional que acontecerá num passe de mágica. 

 

4 dicas ao selecionar um coaching de carreira

Escolher o coach ideal para o seu desenvolvimento, requer alguns cuidados e atenção. Como em qualquer outra profissão, existem bons e maus profissionais. 

Selecionamos algumas dicas que irão facilitar este processo:

  1. Procure por coaches especializados na área em que você está procurando ajuda profissional: estratégias de busca de emprego, entrevistas, networking etc;
  2. Confira seu site, leia seus depoimentos e analise suas ofertas de serviço e processo de coaching;
  3. Que impressão ele deixou para você? Você conseguiu estabelecer uma conexão entre o que ele te ofereceu e o que você está procurando? Como o processo de um profissional difere dos outros coaches que você consultou?
  4. Muitos coaches de carreira oferecem uma sessão gratuita. Aproveite esta oportunidade. Isso dá a você a chance de falar com eles pessoalmente e aprender mais sobre como o profissional poderá te ajudar.
  5. Se o treinador disser que ele é certificado, verifique. Infelizmente, alguns coaches afirmam ser certificados e exibem logotipos de certificação em seus sites.

 

Todos os coaches de carreira da Trilha são certificados e verificados

 

O nosso processo de coaching é baseado nas descobertas da psicologia positiva, no qual o foco em resultados se dá principalmente por meio da ênfase colocada nas forças que uma pessoa tem e não em suas fraquezas.

O positive coaching foca no aumento de conquistas e realizações, alegrias, emoções positivas, senso de missão e propósito, além de usar as forças e os talentos de cada indivíduo com o intuito de promover um desenvolvimento pleno e otimizado na vida pessoal e profissional.

As emoções positivas potencializam tanto a resiliência física quanto a afetiva e cognitiva, trazendo resultados tangíveis nas empresas, tais como: aumento da produtividade e performance organizacional, redução do absenteísmo, flexibilidade criativa e cognitiva e melhora na cooperação e colaboração.

Agora você sabe o que é coaching de carreira e o que procurar quando chega a hora de escolher pelo projeto, é hora de agir!