Blog

Nexialismo: entenda qual o perfil profissional do futuro e se prepare

Você já ouviu a palavra nexialismo? Esse termo está sendo amplamente discutido no mercado profissional atualmente. Se ainda não o conhece, é melhor começar a estudá-lo porque, segundo especialistas, é o que dita como será o profissional do futuro

Basicamente, trata-se de um perfil no ambiente corporativo, o qual está fazendo sucesso no mercado de trabalho. Empresas tendem a procurar cada vez mais profissionais com as características de pessoas nexialistas.

Sendo assim, descobrir e seguir esses aspectos de perfil é fundamental para impulsionar sua carreira e se destacar. Não fique estagnado, adeque-se ao perfil de profissionais do futuro para ter sucesso. 

2022 está prestes a começar, inicie o ano com o pé direito para aproveitar as oportunidades que o mercado tem a oferecer.

A seguir, saiba mais sobre o que é ser nexialista, de onde esse termo surgiu, a que se refere e como se tornar um profissional com este perfil. 

Acompanhe!

Nexialismo: o que é? Qual o perfil de um profissional do futuro nexialista?

Até pouco tempo atrás, existiam apenas dois tipos de profissionais no mercado, os generalistas e os especialistas. 

Os primeiros são aqueles que sabem um pouco sobre tudo. Por outro lado, os especialistas são aqueles profissionais que sabem muito sobre um determinado tema. No entanto, com o aumento da competitividade do mercado, as organizações estão em busca de outro perfil profissional: os nexialistas.

Esse termo se dá por profissionais que não têm domínio sobre uma área específica, mas consegue encontrar nexos, pontos em comum entre assuntos e temas distintos.

Ou seja, são aqueles que podem não ter todas as respostas para tudo, mas eles sabem aonde encontrá-las e assim fazem. Este termo foi originado na década de 1950, no livro “Voyage of the Space Beagle”, escrito por Van Vogt. 

No Brasil, o título do livro foi traduzido para “Missão Interplanetária” e tornou-se bastante conhecido. O fato é que hoje, após anos do surgimento da palavra, o profissional nexialista é o mais disputado no mercado.

Afinal, ainda há poucas pessoas com esse perfil atualmente. Muitos não conhecem esse termo ou apenas não querem ter semelhanças com um profissional nexialista – o que significa que essa é uma grande oportunidade para você que quer se destacar e ser disputado no mercado.

Seja um profissional do futuro nexialista e caminhe rumo ao sucesso! Saiba mais sobre esse perfil no ambiente corporativo e entenda como se adaptar a ele. 

Profissional nexialista: confira as principais características

De acordo com o dicionário informal, o termo nexialismo se dá pela capacidade de dar sentidos a diferentes assuntos. Por conseguinte, este termo refere-se a alguém que consegue interligar duas ou mais áreas de conhecimento.

Há uma tabela de competências nexialistas, a qual as pessoas podem ter base para entender mais sobre esse tipo de profissional. 

Basicamente ela diz que esse perfil reúne habilidades pessoais, sociais, comerciais, técnicas, gerenciais, de liderança e também a competência X.

Essa última também é chamada de ‘sétima competência’ ou ‘competência nexialista’.

A competência pessoal se dá por aqueles atributos que são fundamentais para um bom convívio (como a proatividade, humildade, educação, solução de problemas, ética, persuasão, autogerenciamento, relacionamento interpessoal, entre outros aspectos).

Já a competência social são aquelas necessárias para um bom ambiente de trabalho (como colaboração, inteligência emocional e muitos outros). 

A comercial refere-se ao atendimento das necessidades dos clientes e das metas de crescimento da empresa. Ou seja, são as habilidades em negociação, escuta ativa, plano de contas, vendas consultivas, entre outras. 

Por sua vez, as competências técnicas são aquelas que preparam o profissional para executar algumas tarefas (como raciocínio lógico, gestão de qualidade, big data e outros).

As gerenciais são aquelas relacionadas à gestão e ao controle eficientes. Incluem capacidade analítica, planejamento, pensamento estratégico, gestão da informação e mais.

Por fim, a competência nexialista consiste na capacidade de sobreposição de duas ou mais competências, com o objetivo de desenvolver várias e utilizá-las em conjunto.

Em resumo

Um profissional nexialista pode ser definido por muitas palavras, mas a que mais se destaca é a produtividade. Esse perfil vai em busca de respostas, novas possibilidades e resultados.

É humano, compreensível, curioso, levanta demandas, é empático, técnico e com excelentes conhecimentos em gestão, liderança e outros aspectos. Ele não se contenta com o comum e quer ir além.

Basicamente, é um profissional completo. A pergunta que resta, portanto, é:

Como se tornar um profissional nexialista? Para ser um profissional do futuro como esse, é preciso passar por um desenvolvimento profissional com alto valor agregado.

Afinal, esse perfil envolve diversos tipos de competências, as quais incluem até mesmo um autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 

Sendo assim, a maior dica é que as pessoas busquem por programas de desenvolvimento humano tais como: coaching, assessment, mentoria de carreira entre outros. 

Com esses serviços, os profissionais entenderão seus objetivos e como conseguirá alcançá-los. E melhor: pode ter este processo acelerado. Procure por empresas especializadas para a contratação desses serviços, como a Trilha Carreira.

E você gestor de rh que almeja construir uma equipe nexialista, não deixe de saber sobre nossas soluções de recrutamento especializado. 

Caso se interesse em ser um profissional do futuro, pode contar conosco. Entre em contato ou acesse nosso site!

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente