Autor:

Data de publicação:

nov. 04, 2022

Siga a Trilha

Nexialismo

O nexialismo é caracterizado por um homem exigente, disciplinado, curioso, que domina disciplinas que podem ou não ser relevantes para seu campo de conhecimento e trabalho. Nexialistas também são pessoas de habilidades mistas, preocupadas em desenvolver múltiplas habilidades e usá-las juntas.

Você já ouviu a palavra nexialismo? Esse termo está sendo amplamente discutido no mercado profissional atualmente. Se ainda não o conhece, é melhor começar a estudá-lo porque, segundo especialistas, é o que dita como será o profissional do futuro. 


Basicamente, trata-se de um perfil no ambiente corporativo, o qual está fazendo sucesso no mercado de trabalho. Empresas tendem a procurar cada vez mais profissionais com as características de pessoas nexialistas.


Sendo assim, descobrir e seguir esses aspectos de perfil é fundamental para impulsionar sua carreira e se destacar. Não fique estagnado, adeque-se ao perfil de profissionais do futuro para ter sucesso. 


2022 está prestes a começar, inicie o ano com o pé direito para aproveitar as oportunidades que o mercado tem a oferecer.


A seguir, saiba mais sobre o que é ser nexialista, de onde esse termo surgiu, a que se refere e como se tornar um profissional com este perfil. 


Acompanhe!

Nexialismo: o que é? Qual o perfil de um profissional do futuro nexialista?

Até pouco tempo atrás, existiam apenas dois tipos de profissionais no mercado, os generalistas e os especialistas. 


Os primeiros são aqueles que sabem um pouco sobre tudo. Por outro lado, os especialistas são aqueles profissionais que sabem muito sobre um determinado tema. No entanto, com o aumento da competitividade do mercado, as organizações estão em busca de outro perfil profissional: os nexialistas.


Esse termo se dá por profissionais que não têm domínio sobre uma área específica, mas consegue encontrar nexos, pontos em comum entre assuntos e temas distintos.


Ou seja, são aqueles que podem não ter todas as respostas para tudo, mas eles sabem aonde encontrá-las e assim fazem. Este termo foi originado na década de 1950, no livro “Voyage of the Space Beagle”, escrito por Van Vogt. 


No Brasil, o título do livro foi traduzido para “Missão Interplanetária” e tornou-se bastante conhecido. O fato é que hoje, após anos do surgimento da palavra, o profissional nexialista é o mais disputado no mercado.


Afinal, ainda há poucas pessoas com esse perfil atualmente. Muitos não conhecem esse termo ou apenas não querem ter semelhanças com um profissional nexialista – o que significa que essa é uma grande oportunidade para você que quer se destacar e ser disputado no mercado.


Seja um profissional do futuro nexialista e caminhe rumo ao sucesso! Saiba mais sobre esse perfil no ambiente corporativo e entenda como se adaptar a ele. 

Profissional nexialista: confira as principais características

De acordo com o dicionário informal, o termo nexialismo se dá pela capacidade de dar sentidos a diferentes assuntos. Por conseguinte, este termo refere-se a alguém que consegue interligar duas ou mais áreas de conhecimento.


Há uma tabela de competências nexialistas, a qual as pessoas podem ter base para entender mais sobre esse tipo de profissional. 


Basicamente ela diz que esse perfil reúne habilidades pessoais, sociais, comerciais, técnicas, gerenciais, de liderança e também a competência X.


Essa última também é chamada de ‘sétima competência’ ou ‘competência nexialista’.


A competência pessoal se dá por aqueles atributos que são fundamentais para um bom convívio (como a proatividade, humildade, educação, solução de problemas, ética, persuasão, autogerenciamento, relacionamento interpessoal, entre outros aspectos).


Já a competência social são aquelas necessárias para um bom ambiente de trabalho (como colaboração, inteligência emocional e muitos outros). 


A comercial refere-se ao atendimento das necessidades dos clientes e das metas de crescimento da empresa. Ou seja, são as habilidades em negociação, escuta ativa, plano de contas, vendas consultivas, entre outras. 


Por sua vez, as competências técnicas são aquelas que preparam o profissional para executar algumas tarefas (como raciocínio lógico, gestão de qualidade, big data e outros).


As gerenciais são aquelas relacionadas à gestão e ao controle eficientes. Incluem capacidade analítica, planejamento, pensamento estratégico, gestão da informação e mais.


Por fim, a competência nexialista consiste na capacidade de sobreposição de duas ou mais competências, com o objetivo de desenvolver várias e utilizá-las em conjunto.

Em resumo

Um profissional nexialista pode ser definido por muitas palavras, mas a que mais se destaca é a produtividade. Esse perfil vai em busca de respostas, novas possibilidades e resultados.


É humano, compreensível, curioso, levanta demandas, é empático, técnico e com excelentes conhecimentos em gestão, liderança e outros aspectos. Ele não se contenta com o comum e quer ir além.


Basicamente, é um profissional completo. A pergunta que resta, portanto, é:


Como se tornar um profissional nexialista? Para ser um profissional do futuro como esse, é preciso passar por um desenvolvimento profissional com alto valor agregado.


Afinal, esse perfil envolve diversos tipos de competências, as quais incluem até mesmo um autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. 


Sendo assim, a maior dica é que as pessoas busquem por programas de desenvolvimento humano tais como: coaching, assessment, mentoria de carreira entre outros. 


Com esses serviços, os profissionais entenderão seus objetivos e como conseguirá alcançá-los. E melhor: pode ter este processo acelerado. Procure por empresas especializadas para a contratação desses serviços, como a Trilha Carreira.


E você gestor de rh que almeja construir uma equipe nexialista, não deixe de saber sobre nossas soluções de recrutamento especializado. 


Caso se interesse em ser um profissional do futuro, pode contar conosco. Entre em contato ou acesse nosso site!

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: