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Mudanças no mundo corporativo: vencendo a dificuldade de fazer um primeiro encontro para ampliar sua rede de relacionamentos!

Além do setor em que você já atua, é fundamental que você se exponha noutros segmentos de mercado, os quais acredita, irá crescer e se expandir – assim aumentando sua rede de relacionamentos.

Essas novas alternativas não têm necessariamente nenhuma relação com o seu mercado atual. 

Elas podem ser o segmento de energia ou o automobilístico, por exemplo, os quais você estudou e analisou, chegando à conclusão de que serão segmentos prósperos no futuro e que você gostaria de tê-los como alternativa de carreira.

 

Por onde começar a expandir a rede de relacionamentos?

Para contatar as pessoas que você ainda não conhece, recorra à sua rede de relacionamentos atual. É exatamente ela quem irá lhe apresentar às pessoas que você está buscando. 

Quando fizer o contato, estude a empresa e o segmento em que ela atua e se prepare. 

O objetivo é trocar experiências sobre o mercado e falar de suas conquistas, para que ele conheça suas habilidades e você as dele.

 

Exemplo de abordagem para novo contato em sua rede de relacionamentos

 Como exemplo, veja uma abordagem que você poderia utilizar para marcar uma visita a um profissional de uma área que você tem interesse em se expor: 

“Bom dia, Fulano, estou lhe telefonando por recomendação de um amigo que temos em comum, o Beltrano. Eu havia dito a ele que estou procurando entender melhor o segmento da indústria química e ele me falou que você trabalha nesse setor há alguns anos e poderia me ajudar. Você teria um tempo em sua agenda para conversarmos sobre esse assunto?”

Normalmente, a pessoa se mostrará disponível para lhe ajudar e mostrar o que sabe a respeito do setor. 

 

É importante você saber como deve se preparar!

Para se preparar, busque informações, por exemplo, na Associação Brasileira da Indústria Química – ABIQUIM, e veja como o setor está estruturado, quem são os principais players da cadeia produtiva e obtenha, principalmente na Internet, todas as informações disponíveis sobre esse setor, mas principalmente das tendências que são percebidas. 

Quanto à empresa que irá visitar, recolha todas as informações sobre seus produtos, mercados em que atua, faturamento e resultados financeiros, missão, visão e valores, composição acionária, localização das fábricas etc. 

 

Troque informações e apresente suas experiências

Veja que, quando começar a conversa com ele, você demonstrará conhecimento de um setor que não atua e ele ficará muito bem impressionado e irá querer definitivamente contribuir com os seus planos de ampliar o seu conhecimento na área. 

Entre as falas, relacione seus resultados alcançados a alguns problemas que a empresa passa, como por exemplo, discorra como reduziu os custos de distribuição que obteve em sua carreira, ou mesmo, como contribuiu na estruturação de projetos de qualidade e os resultados alcançados e veja como poderiam ser aplicados no setor químico. 

 

Sua vivência pode ser valiosa para expandir rede de relacionamentos com pessoas de outros segmentos!

Como seus exemplos são baseados em experiências alcançadas por você, existe a possibilidade de serem transferidas para outros setores, como o químico neste caso. 

Ele irá receber como uma informação muito valiosa para a condução do próprio trabalho que faz na empresa dele. 

É uma troca, porém, você está mostrando suas competências e isso realmente é o que conta num encontro como este.

 

Investir em rede de relacionamentos exige tempo de qualidade!

Como havia dito anteriormente, o contato de networking é uma “troca de experiências” e não simplesmente ir lá e fazer perguntas que irão, sem dúvida, aborrecer seu interlocutor, o que causará, por consequência, o efeito inverso na imagem positiva que quer passar. 

Se você começar a reunião perguntando “o que sua empresa fabrica?”, acredite, seu interlocutor irá ter a certeza de que aquele encontro não irá durar mais do que quinze minutos. 

Então, se prepare, estude o mercado que irá discutir, pesquise, encontre informações que você julga que poderão ser úteis para o seu interlocutor, mesmo que com uma pequena chance de que ele já não tenha essa informação, pois ele já atua no segmento.

Com essa postura, você começa a criar a sua imagem e, consequentemente, uma exposição positiva. 

 

Demonstre conhecimento e respeito para que a conversa seja produtiva!

Ele irá perceber que você, uma vez não oriundo desse segmento de mercado, demonstrou muito conhecimento a respeito, o que, em última análise, representa que você se preparou para falar com ele. Você está construindo sua imagem.

Ao longo da conversa, exemplifique situações que tenha vivido e que representam seus principais resultados para que ele conheça suas competências.

 

Dica para quem está em transição de carreira

Se você estiver em transição de carreira, não fale de emprego, pois como disse, isso não é relevante para aquele encontro e só interessa a você. 

O importante é transmitir uma imagem de profissionalismo e listar suas principais competências, utilizando de exemplos que vão surgindo ao longo da conversa, conduzida por ambos. 

 

A ideia de expandir sua rede de relacionamentos é conhecer melhor diferentes mercados

Ao final, peça por indicações de contatos em empresas do mesmo setor em que ele atua (mostre-lhe uma lista com o nome das empresas), para que você possa contatar e conversar sobre o mesmo assunto, ou seja, conhecer melhor esse mercado. 

Essa nova lista de pessoas que irá surgir é o que chamo de segundo nível de contatos. Perceba que, com isso, você está construindo uma lista infindável, o que é crucial, visto que não poderá se encontrar num momento onde todos os contatos da lista já foram visitados. Dá trabalho, não dá?

 

Mantenha o fluxo de encontros e aproveite todas as oportunidades

Considere fazer três a quatro contatos por semana, se estiver disponível no mercado, ou uma ou duas, caso esteja empregado, além dos almoços.

Estatisticamente, quanto mais contatos você fizer, mais estará se expondo e atraindo oportunidades. 

Acredite, com 80% das oportunidades na rede, suas chances vão crescer exponencialmente e não ficará apenas aguardando um telefonema, terá controle sobre todas as ações, além de estar ativo e estudando outros mercados, o que também é importante para o seu crescimento profissional

Você se surpreenderá com a receptividade que essa atividade possui entre os profissionais e, se você dedicar também um ou dois almoços por semana para esta atividade, sua rede irá crescer exponencialmente e verá os benefícios que irá lhe trazer.

 

Autor: Sami Boulos

Continua no próximo artigo da série: “Mudanças no mundo corporativo”.