Blog

Mudanças no mundo corporativo: como reconhecer seu valor para as empresas?

O mundo corporativo tem mudado tão radical e rapidamente que a maioria de nós ainda está tentando entender a situação. Não muito tempo atrás esse mundo corporativo, considerado tanto racional como previsível, se tornou confuso e desprovido de uma lógica compreensível. 

 

Como funcionava antes?

Aquele conceito, da década de 1970, de que as organizações ofereciam segurança duradoura aos seus funcionários, definitivamente deixou de ser aplicado. A ideia de que bastava oferecer lealdade e muita dedicação para as empresas e, assim, obter em troca uma carreira segura e estável até a sua aposentadoria, acabou. 

Se você é dos anos 60 ou 70, entende o que quero dizer, mas, se for das gerações seguintes, foi influenciado de alguma forma por seus pais que viveram essa realidade. 

 

Ainda é possível identificar e provar o seu valor!

Atualmente, o vínculo de dependência empresa-empregado do passado foi substituído por outro de interdependência. Significa dizer que onde antes havia uma relação chefe-subordinado, hoje existe uma relação mais de parceria. De um lado você colaborador e fornecedor de serviços e, de outro, a empresa empregadora como seu cliente. Esse é o primeiro passo para entender o seu valor e a relação com a empresa em que trabalha.

 

Autor: Sami Boulos Filho

 

Continua no próximo artigo da série: “Mudanças no mundo corporativo”.