Blog

Mudanças no mundo corporativo: como expandir sua rede de relacionamentos profissionais

 

Na semana passada, falamos da importância de se manter uma rede ativa, de pessoas que realmente conhecem o que você faz e tem acompanhado sua trajetória ao longo da carreira

São muitas as oportunidades que temos diariamente para construir uma rede de relacionamentos

 

Como usar o horário de almoço para investir em rede de relacionamentos profissionais?

 

Veja, por exemplo, a atividade de um simples almoço diário (quando ainda podíamos fazê-lo antes da pandemia). 

Geralmente você almoça com as mesmas pessoas todos os dias – seja porque vocês se dão bem ou porque o momento do almoço, para a maioria das pessoas, representa um momento de alívio num dia estressante.

Ou seja, nesse tempo você não quer falar de negócios. Usa esse momento para um breve relaxamento. 

Bom, concordo com você apenas em parte, porém veja que você tem uma carreira que precisa ser potencializada e os encontros nesse almoço podem, sim, serem utilizados para a construção de sua rede. 

Afinal você é o responsável pela sua carreira e, como tal, tem a missão de garantir sua exposição, sua imagem, seu crescimento e ganhos futuros. 

 

Qual a importância de investir tempo na sua rede?

 

Se, ao final de um dia, você não fez nada pela sua carreira, esta sofrerá as consequências no futuro, portanto, deixe o momento para relaxar para os finais de semana com sua família e use a maioria dos almoços para conhecer outras pessoas. 

Para tanto, não basta sair ligando para todo mundo e convidando. Deve se ter uma estratégia aqui.

 

Por onde começar?

Em primeiro lugar, defina aonde você quer se expor e com quem. Você pode começar com o segmento de mercado em que atua e na própria cadeia desse segmento. 

Por exemplo, se você está na posição de um gerente de marketing de um laboratório farmacêutico, você deveria se expor aos outros laboratórios, às indústrias fornecedoras desse segmento, bem como às empresas que representam os clientes dessa indústria. 

 

Explore outros segmentos

Além dessa cadeia, você também deveria se expor aos fornecedores de serviços de marketing, com os quais se relaciona diariamente – como agências de publicidade, por exemplo. 

Veja, não seria adequado você ligar para um concorrente para marcar um almoço, sem esbarrar num problema ético, então como se expor a esse grupo?

Participando de eventos do setor, sejam congressos ou feiras, sindicatos patronais representando sua empresa, utilizando os coffee-breaks para fazer novos contatos num momento em que todos estão reunidos em prol de um mesmo objetivo.

 

Saiba escolher um bom momento e esteja preparado! 

Quando se aproximar de alguém, tenha certeza de escolher um bom momento. 

Se a pessoa estiver conversando com outra pessoa, espere o fim da conversa, ou pelo menos uma brecha para se apresentar. 

Se você chegou sozinho ao evento e não conhece ninguém, descubra quem está na organização e peça para que faça a ponte entre você e as pessoas que lhe interessam conhecer. 

 

O que é estar preparado?

Informe-se sobre quem estará lá, procure saber quais são as empresas representadas pelos convidados, pesquise um pouco sobre o mercado. Já pensou desperdiçar uma chance de impressionar passando-se por desinformado logo no primeiro contato?

Fale um pouco do seu trabalho e o motivo da aproximação. As pessoas que frequentam esses eventos estão acostumadas a isso e estão ali, assim como você, para fazerem networking

Mas lembre-se: a conversa tem de ser objetiva e breve, o suficiente para que se conheçam e você possa ligar posteriormente para agendar um contato pessoal, para falar sobre o mercado em que atuam e você ter a possibilidade de se expor adequadamente.

 

Como usar o cartão de visitas profissionalmente? 

 

Troque cartões de visita, pois estes são um lembrete da sua existência nas mãos de outros profissionais. 

Evite sair distribuindo seus cartões aleatoriamente, como um político com seus santinhos em períodos de campanha. Use os cartões apenas para selar um primeiro contato previamente planejado. 

Escreva no verso dos cartões que recebeu as informações sobre a pessoa, para que se lembre de todos no dia seguinte. 

Se o novo contato lhe contou que foi recentemente transferido de posição, anote e, posteriormente ao final do evento, vale a pena mandar um e-mail perguntando como está se saindo na nova função.

 

Promover ou participar dos jantares de negócios podem fazer bem a sua rede!

 

Jantares de negócio também são boas oportunidades de se expor na rede de relacionamentos

Nesses encontros, não deixe seu celular ligado (no máximo no modo silencioso). Sua atenção deverá estar totalmente direcionada para as pessoas que dividem a mesa com você. 

Se for o anfitrião, deve introduzir o assunto que motivou a reunião no máximo até os pratos chegarem. 

Como o assunto nesses encontros é sobre os negócios entre as empresas, você deve demonstrar conhecimento do mercado e da atividade que exerce em sua empresa. 

Por exemplo, se for um gerente de tecnologia da informação e trabalha no setor de varejo, deve conhecer as melhores práticas de gestão da tecnologia que compreendem tanto os softwares utilizados no front office, como também no back office, duas áreas de extrema importância na gestão desse negócio chamado varejo. 

A simples demonstração desses conhecimentos irá dar a dimensão de suas principais habilidades para os seus convidados.

Cuidado apenas em não revelar informações sobre a empresa em que trabalha, pois seria considerado de extrema leviandade e desrespeito aos direitos da sua empresa.

Na próxima semana detalharei algumas formas de iniciar os contatos com profissionais que ainda não fazem parte de sua rede.