Blog

Metaverso: confira as profissões do futuro relacionados a essa tecnologia

Metaverso é o termo do momento. Ele se dá por um conceito de  mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de alguns dispositivos digitais. É um espaço coletivo e imersivo. 

Basicamente, ele é constituído pela soma de várias tecnologias, como a “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “Internet”. No Metaverso, as pessoas podem ter uma vida normal, como a nossa.

Tudo isso por meio de personagens e óculos de realidade virtual. O metaverso não é o futuro, ele já é o presente. A discussão em volta desse conceito surgiu há pouco tempo.

Mais precisamente, no dia 28 de outubro de 2021, data em que a empresa Meta, que antes se chamava Facebook, anunciou a mudança de nome da marca. Mark Zuckerberg, fundador e CEO da Meta, afirmou que agora a companhia está no metaverso.

Como você pode imaginar, o mundo da tecnologia, profissionais da área e pessoas interessadas no assunto foram à loucura. Com isso, o número de pesquisas sobre o metaverso cresceram e cada vez mais pessoas falavam sobre essa nova tecnologia.

Após alguns meses desse anúncio, marcas já começaram a se movimentar para entrar no metaverso e diversos produtos já estão sendo vendidos por lá, como terrenos, iates e muito mais.

Tudo isso já movimentou milhões de reais e mobilizou todos os segmentos do mercado. Para a Trilha Carreira Interativa, a principal dúvida desde o anúncio da Meta foi:

Como serão as profissões do futuro no metaverso? Quais serão os cargos e salários desse mundo? Entre outros fatores voltados para as carreiras. Afinal, esse novo ambiente funciona exatamente como o que vivemos hoje. As pessoas vão viver – por meio de seus avatares – como nós vivemos.

Ou seja, vão precisar de produtos, serviços, terão necessidades similares às nossas, entre outros aspectos importantes. O metaverso será uma versão digital do nosso mundo.

Se preparar será uma ótima forma para aproveitar oportunidades no metaverso. Acompanhe!

Quais serão as profissões do futuro no metaverso?

Além das profissões aplicadas dentro do metaverso, como as de vendedores, por exemplo, também há tarefas que serão necessárias para manter empresas e o próprio metaverso funcionando. 

Dentro dele, os vendedores terão que aprender como vender neste ambiente totalmente novo. A palavra será adaptação. A interação entre os avatares – que podem ser vendedores e clientes, por exemplo – e a capacidade de vivenciar o espaço como fazemos atualmente vão levar ao digital todos os sentimentos positivos que influenciam nas compras na vida real.

Ou seja, o metaverso não será uma mera vitrine de produtos e uma comparação de preços, como as redes sociais e outros canais da internet são hoje em dia. Esse conceito trará novos espaços para vendas porque as pessoas vão agir conforme suas necessidades e sentimentos.

Sendo assim, para se tornar um vendedor no metaverso, explore as necessidades e emoções dos consumidores. Desperte sentimentos, gatilhos mentais e sensações de urgência e fará grande sucesso nesse novo mundo. Aproveite que é algo novo para se destacar, inclusive.

Vale ressaltar que essas são as primeiras perspectivas sobre o marketing e o mundo das vendas no metaverso, já que é algo que passou a ser discutido com frequência apenas nos últimos meses.  

Contudo, muitas outras perspectivas, tendências e dicas podem surgir nos próximos anos. 

Já para as profissões que se tornarão ainda mais importantes para manter o metaverso são:

Desenvolvedor Web

Em geral, as áreas de trabalho que envolvem tecnologia estarão em evidência – assim como já estão nos últimos anos. Os desenvolvedores web serão fundamentais no metaverso.

Isso porque esse novo mundo virtual vai precisar de mais programadores (ou desenvolvedores web) do que nunca, por ser um ambiente gráfico cheio de detalhes. 

Terão bugs intermináveis, assim como jogos de video-game RPG, por exemplo. Além das várias atualizações necessárias periodicamente. Portanto, se você é um desenvolvedor web, se prepare para essa novidade.

Se ainda não é, essa profissão pode ser uma grande oportunidade para o futuro – nem tão distante como muitos pensam. 

Estrategista do metaverso 

Outro profissional que estará em alta nos próximos anos é o estrategista de metaverso, seguindo a popularização desse conceito no mercado. Esse estrategista é  responsável por identificar oportunidades de mercado dentro dessa realidade virtual. 

Além de conduzir cases, influenciar roteiros e desenvolver métricas de maneira estratégica. Tudo isso voltado para o metaverso. Empresas precisarão investir muito em equipes para ações no metaverso, sendo assim, esse momento representa grande oportunidade para profissionais da área.  

O estrategista do metaverso precisa ter grande conhecimento sobre gerenciamento e marketing, portanto, invista na capacitação nessas áras. 

 

Storyteller do metaverso

Essa profissão se dá por desenhar a experiência do usuário no ambiente virtual por meio de “missões imersivas”. Essa estratégia é fundamental, inclusive, para a área de vendas das organizações que vão atuar no metaverso.

Para se tornar esse profissional, você precisa ser um bom contador de histórias, com conhecimentos de literatura e marketing.

Construtor de mundos 

O construtor de mundos será responsável pelo design das áreas do metaverso, assim como de outros elementos da realidade virtual. Portanto, o profissional deverá ter grande conhecimento em design de games, design gráfico com experiência em 3D.

Além de experiência em realidade aumentada, é claro.

Especialista em bloqueio de anúncios 

Essa profissão será muito importante, ainda mais para melhorar a experiência dos usuários. Apesar de muitas empresas utilizarem anúncios, estes poderão ser limitados no ambiente digital para melhorar a navegação.

Neste caso, o profissional deverá ter conhecimento em codificação, TI e áreas relacionadas.

Cientista de dados

Por trás de tudo aquilo que as pessoas acessam na internet, existe um profissional chamado cientista de dados que organiza a maneira e a ordem que as coisas aparecem para as pessoas no mundo digital.

Sendo assim, essa profissão será fundamental para o metaverso. Assim como as outras, é uma área bastante aquecida e utilizada por empresas que usam a internet como fonte de renda.

No metaverso, as organizações também precisarão desses profissionais, portanto, é uma boa oportunidade. 

Construtor de hardware

Os construtores de hardware serão muito importantes para movimentar e consolidar o metaverso. Eles são responsáveis por tornar a experiência mais real, ao criar novas soluções de câmeras, fones de ouvido, sensores e óculos virtuais.

É uma profissão bastante requisitada e também para outros setores do mercado. A realidade aumentada é uma tendência que está apenas começando, então, vale a pena ficar de olho.

Vale lembrar que o metaverso ainda está se desenvolvendo, portanto, ainda vamos ouvir falar muito dessa realidade virtual nos próximos meses. A principal dica da Trilha Carreira é que todos acompanhem as novidades dessa tecnologia para conseguir aproveitar as oportunidades deste novo mercado. 

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente