Blog

Metas profissionais para 2022: entenda o mundo BANI e quem é o profissional 5.0

O final do ano está chegando e com isso, surgem novas perspectivas no horizonte. 2022 representa mais 365 oportunidades, por este motivo, estamos no momento ideal de parar para pensar quais serão suas metas para o próximo ano.

Isto é, entender planejar o que você quer dos próximos 12 meses. Esse é um hábito muito saudável, o qual ajuda milhares de pessoas a realizarem o que desejam durante os anos.

Quando a criação de metas se estende ao campo profissional, ela pode ser ainda mais poderosa, ajudando os profissionais a atingirem seus objetivos e crescerem em suas carreiras.

Para traçar metas profissionais assertivas e alcançáveis para o próximo ano, mais do que qualquer coisa, é importante ter organização, autoconhecimento e informação.

Estudar quais são as tendências profissionais do mercado, a economia e o desenvolvimento da sua área de atuação, é fundamental para traçar planos que estejam alinhados com a realidade.

Por exemplo, você já ouviu falar do profissional 5.0? E do mundo BANI? Esses são termos que prometem nortear as decisões das organizações nos próximos meses, o que pode impactar diretamente na sua vida – assim como nas suas metas.

Então, a dica que nós, da Trilha Carreira Interativa, podemos dar a todos que estão traçando metas profissionais para 2022 é: adeque suas prioridades ao perfil profissional que as empresas estão buscando e a nova realidade do mercado de trabalho.

Somente assim será possível colocar objetivos em mente que podem ser cumpridos e elevar a sua carreira como nunca foi feito nos próximos 12 meses. A seguir, entenda o que é o perfil profissional 5.0 e suas características.

Além disso, descubra o que é o mundo BANI, o que mudou, quais as diferenças e tendências. Dê os próximos passos com segurança, assertividade e compromisso com o sucesso, conte com a Trilha Carreira!

Acompanhe.

Profissional do futuro: o que é? Quais habilidades ele tem?

O profissional 5.0 é o perfil do futuro, aquele que as empresas vão buscar e priorizar dentro dos processos seletivos. Saber como é esse profissional é extremamente importante para se encaixar e se destacar entre os concorrentes.

Ou seja, é essencial para conseguir novas oportunidades e obter o sucesso que tanto deseja. 

Então, vamos lá: hoje, estamos evoluindo para a sociedade 5.0, em que o humano torna-se o protagonista, o qual utiliza a tecnologia e os recursos digitais a seu favor para manter sua qualidade de vida, a inclusão e a sustentabilidade.

Isto é, se antes as máquinas existiam para automatizar processos e aumentar fluxos de produção, agora elas funcionam apenas como ferramentas para o bem-estar social.

Então, o profissional 5.0 é aquele que tem inúmeros tipos de competências e habilidades, incluindo, o domínio desses recursos tecnológicos, gestão de pessoas, liderança, gestão de conflitos e de tempo, entre outras.

É fundamental que esse profissional do futuro consiga articular positivamente com todo o ambiente em revolução/evolução, ou seja, que ele consiga se adaptar às mudanças, se descobrindo, se autoconhecendo.

Inclusive, este é um ponto importante do profissional 5.0! O autoconhecimento é a chave para que as habilidades aprendidas realmente alcancem o que está sendo exigido pelo mundo que vivemos hoje – e continuaremos por algum tempo -, o mundo BANI.

O que é o mundo BANI?

BANI é o termo usado para descrever o mundo e a sociedade atualmente, o qual significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible. Em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. 

Este conceito passou a ser usado para descrever o contexto pós pandemia mundial, que engloba o mercado de trabalho, as relações entre as pessoas, entre empregados e empregadores, e todos os outros aspectos da sociedade.

Por essas características, o profissional do futuro precisa estar ainda mais preparado. E isso não quer dizer que deve-se ter o melhor currículo e estudar nas melhores faculdades das cidades.

Na realidade, o profissional deve ter inteligência emocional, saber lidar com problemas, desafios e outras questões comuns do dia a dia – ainda mais após uma crise sanitária da proporção que estamos vivendo. 

Além disso, este profissional não pode ter medo de tomar decisões e precisa saber liderar. Outro ponto importante é que esse perfil de sucesso está sempre em busca de novos conhecimentos e aprendizados, principalmente ligados às relações humanas.

No mundo BANI, isso será um diferencial competitivo – e, como considerado por muitos especialistas, de sobrevivência – para profissionais das mais diversas áreas, assim como gestores, líderes, diretores e até mesmo empreendedores. 

Conte com a Trilha Carreira Interativa para definir metas profissionais

Autoconhecimento e desenvolvimento de habilidades são mais importantes que nunca. Desta forma, conte conosco para se tornar um profissional 5.0. Coloque isso como uma meta: em 2022, torne-se um profissional do futuro e alavanque sua carreira. 

Conte conosco, oferecemos planejamento de carreira, programa de coaching e muito mais.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente