Autor:

Data de publicação:

nov. 07, 2022

Siga a Trilha

Longevidade na carreira profissional

A longevidade profissional é caracterizada por profissionais que reúnem mais de 15, 20 e até 30 anos em uma mesma empresa. Para manter essa longevidade saudável é possível manter algumas práticas como cuidado pessoal e novos desafios dentro da área de atuação.

Ter uma carreira profissional longa e estável já foi um sonho para muita gente. Há alguns anos, eram comuns histórias de pessoas que passavam 20, 30 anos em uma mesma empresa. Praticamente toda a vida profissional foi construída em um mesmo local.


Atualmente, o cenário é bem diferente. Não é tão fácil encontrar profissionais que passam 10 anos ou mais na mesma companhia. O mercado de trabalho mudou e muitas áreas tiveram longevidade reduzida ou foram praticamente extintas — quem nunca teve dificuldade para encontrar um sapateiro ou um alfaiate, por exemplo, que atire a primeira pedra.


Ficar atento às mudanças no mercado de trabalho e buscar qualificação profissional passaram a ser ativos importantes para se tornar um profissional com longevidade. Hoje, mais do que ter uma carreira longa em uma mesma empresa, é pertinente buscar longevidade na carreira profissional, independentemente da “firma” em que se esteja.


Confira, abaixo, algumas dicas para ter um perfil profissional ativo e atrativo para o mercado de trabalho:

Carreira profissional: é possível mudar

É interessante ter em mente um objetivo profissional. Afinal, sem objetivo, tudo fica mais “perdido” e sem foco no momento de planejamento de carreira ou quando o profissional decide buscar novas oportunidades. Portanto, saber o que se quer em relação à atividade ocupacional é um ponto de partida importante.


No entanto, um objetivo profissional estático demais pode acabar “engessando” a carreira. Há áreas em que o dinamismo e a rapidez de mudanças são características – o que é o caso de áreas como comunicação, marketing digital, tecnologia da informação, entre outras. 


Muitas vezes, se o trabalhador não estiver aberto a mudanças, mesmo que isso represente uma “mudança” na rota profissional estabelecida anteriormente, oportunidades valiosas podem ficar para trás.

Ok, posso mudar de carreira. Mas quando?

É difícil estabelecer um momento ideal para mudar completamente o rumo da carreira visando maior longevidade no mercado de trabalho ou novas (e melhores!) oportunidades. Não há um “ponto de virada” exato para essa transição. No entanto, existem algumas ocasiões que podem ser entendidas como marcos. Uma demissão, por exemplo. 


Com um processo de outplacement bem feito, o profissional pode não apenas resgatar a autoestima mas, também, buscar o desenvolvimento de novas habilidades profissionais que vão ajudá-lo no processo de recolocação profissional.


Todavia, não é preciso passar pelo processo de demissão para mudar de carreira buscando longevidade profissional. Atualmente já existem coaching de carreira e consultorias de transição de carreira. Esses dois caminhos podem ajudar o trabalhador a se desenvolver ainda mais como profissional e se tornar alguém com maior competência profissional.


O mais importante é: estar aberto a possibilidades de mudanças na vida profissional.

Aperfeiçoamento é importante!

Um trabalhador que busca aprimorar suas habilidades profissionais tem seu valor. Isso demonstra que o profissional está disposto a seguir aprendendo e a se reciclar no mercado de trabalho. Ou seja: está buscando ferramentas para ter maior longevidade profissional. Essas habilidades também são conhecidas como hard skills.


Cursos, seminários e treinamentos são sempre boas opções para conquistar novas habilidades, conhecer pessoas (networking também é importante!) e manter-se atualizado das novas tendências de mercado. Em muitos casos, nem é necessário gastar dinheiro com tudo isso. 


Na internet há diversos materiais gratuitos nos mais diversos formatos (vídeos, apostilas, áudio etc), portanto, é uma questão de filtrar bem as fontes de informação e organizar a agenda.


Pensar e buscar aprendizado sempre será um diferencial no mercado de trabalho, sobretudo, em um momento de recolocação profissional.

Dedicação e humildade x tempo de estrada

Se o aperfeiçoamento técnico das habilidades profissionais – ou seja, desenvolver as hard skills – é algo importante para a longevidade profissional, ter as habilidades interpessoais bem desenvolvidas também ajuda. Embora as chamadas soft skills sejam coisas subjetivas em um primeiro momento, elas podem fazer a diferença no momento de uma indicação a um novo posto, por exemplo.


E, em momentos em que o profissional está buscando uma transição de carreira ou até mesmo uma recolocação profissional, isso vale ouro.


E ocasionalmente essa transição pode gerar situações curiosas. Não é incomum que o chefe de algum setor seja mais novo em idade do que alguns dos subordinados. E também não é incomum que o subordinado sinta-se estranho em uma situação como essa.


Ser humilde e estar sempre disposto a aprender, assim como resiliência, empatia, trabalho em equipe etc, são características interpessoais fundamentais para o profissional que busca longevidade já que, em alguns casos, ele poderá ser, ao mesmo tempo, o mais velho (em idade) e o novato (no setor).

Quer mais longevidade profissional? Fale com a gente!

A Trilha Carreira Interativa pode te ajudar a ter uma carreira profissional mais longa e ativa. A empresa conta com profissionais especializados em outplacement, consultoria em transição de carreira, coach de carreira, entre outros serviços. 


Entre em contato com a Trilha Carreira e conheça o nosso trabalho!

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: