Autor:

Data de publicação:

nov. 03, 2022

Siga a Trilha

Transformação Cultural nas empresas

Além de evitar grandes perdas financeiras, a transformação cultural também pode ajudar a mudar o comportamento dos funcionários. Dessa forma, há uma chance maior de o processo acontecer com maior qualidade, ajudando a melhorar a satisfação do cliente.

O termo “transformação cultural” está em evidência nos últimos tempos. Inclusive, muitos especialistas, empreendedores e profissionais dizem que este conceito é fundamental para a sobrevivência das empresas atualmente.


E aí, o que você acha? Para ter uma opinião concreta sobre este tema e quem sabe, começar a colocar a transformação cultural em prática na sua empresa, é preciso entender o que é este conceito, como funciona, benefícios e como fazer.


Por este motivo, trouxemos um conteúdo repleto de informações importantes sobre este assunto. Abordaremos o que é transformação cultural e tudo que você precisa saber sobre o tema.


Acompanhe!

Transformação cultural: tudo que você precisa saber 

Se você trabalha em uma organização ou está antenado em relação às mudanças corporativas, você já deve ter ouvido recentemente o termo transformação cultural com certa frequência.


Embora não seja um tópico relativamente novo, muitos empreendedores e profissionais ainda têm dúvidas sobre o tema. A grande maioria ainda tenta entender se este conceito é apenas mais uma tendência fugaz ou uma estratégia específica que aumenta o desempenho nas organizações.


Inclusive, vários empreendedores deixaram de apostar nessa transformação acreditando que seria apenas uma tendência e se arrependeram após algum tempo. Hoje, precisam correr atrás do prejuízo.


Este conceito é fundamental para gerar mais resultados e conseguir implementar mudanças tecnológicas nas organizações. É ótimo para motivar colaboradores, melhorar a qualidade dos serviços e muito mais.

O que é transformação cultural?

Para entender essa questão, é importante compreender o que é a cultura de uma empresa. Este conceito se dá por uma réplica dos valores, crenças e comportamentos de um grupo de pessoas, neste caso, da organização.


É o que determina sua “personalidade”. É quem a marca é, o que ela representa e o que a distingue da sua concorrência. Sendo assim, como ocorre a transformação cultural? Se dá por um conjunto de estratégias que visam modificar essa personalidade.


É uma forma de preparar os colaboradores para possíveis mudanças dentro da organização – como na adaptação de novos processos e tecnologias (o que se torna cada vez mais importante com o avanço tecnológico).


A transformação cultural em empresas também é feita para adequar comportamentos esperados dos diretores, gestores e colaboradores das empresas. Como tudo isso pode ser feito?


Há diversas estratégias, porém, é fundamental que os líderes dêem exemplo aos colaboradores, que as novas instruções sejam passadas constantemente para as equipes, entre outras atividades. 


Com isso, os funcionários vão se conscientizar sobre a nova cultura a ser seguida, assim como a diretoria, líderes e todo o time da marca. Somente assim uma empresa consegue fazer a transformação cultural – e contar com seus benefícios – sem prejudicar o relacionamento com os colaboradores, clientes e fornecedores.

Para ficar claro, veja o que não é transformação cultural

Muitos empreendedores se confundem, portanto, é importante ter bastante atenção no que é e o que não é transformação cultural. Confira alguns exemplos de ações que não fazem parte deste conceito:


Priorizar o desenvolvimento de tecnologia e esquecer de todo o ecossistema dentro da empresa, que se dá pelas equipes, colaboradores, líderes etc;

Colocar a cultura da empresa na parede, tela do computador ou em uma apresentação que ninguém lê. É fundamental que este conceito esteja na mente dos colaboradores e não em qualquer outro local. 

O principal ponto é focar na conexão entre todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, e o resultado financeiro da empresa. Fazendo isso, as organizações podem crescer 1026% em um prazo de 10 anos.


Essa estimativa foi retirada da Barrett Values Centre, uma empresa referência mundial na construção de culturas organizacionais baseadas em valores.


Esse dado é expressivo porque a transformação cultural é uma mudança muito ampla. Ela não acontece apenas na empresa em si, mas também na mente e nas habilidades de cada colaborador do time.

Benefícios da transformação cultural

A transformação cultural pode trazer inúmeros benefícios às empresas, afinal, com um time alinhado às expectativas e necessidades da organização é muito mais produtivo.


Com esse processo, a empresa começa a perceber os colaboradores mais engajados, menos erros na operação, otimização de tarefas, entre tantas outras vantagens.


A marca consegue traçar estratégias de desenvolvimento sustentável, aumenta seu compromisso com as partes interessadas, gera valor no mercado e entre os colaboradores, se torna mais adaptável e conta com lideranças transformadoras. 


Também aumenta o pensamento sistêmico entre as equipes e a orientação de todos os processos – sejam eles novos ou não.


Com tudo isso, a organização tende a ter mais resultados. 


Uma empresa que faz a transformação cultural adquire alguns valores, os quais são valorizados pela equipe interna assim como o mercado: 


  • Desenvolvimento sustentável;
  • Confiança interna;
  • Transparência com colaboradores;
  • Geração de valor;
  • Adaptabilidade;
  • Liderança transformadora;
  • Pensamento sistêmico, entre outros.

Como implementar uma transformação cultural dentro das organizações

Como você pode imaginar, transformar a cultura de uma empresa é muito mais complexo do que parece. Existem várias técnicas e desafios diferentes na transformação cultural. 


O ideal é usar a cultura atual para exemplificar e identificar o que precisa ser alterado.


Depois, é preciso imaginar tudo que fará parte da nova cultura e definir uma cúpula estratégica para liderar o processo. Isto é, montar uma equipe que ficará focada nessa transformação na empresa.


O próximo paSso é compartilhar a visão com todos os colaboradores com clareza, montar um cronograma dividido em etapas para facilitar o processo e procurar tecnologias que possam contribuir na integração dos colaboradores.


Uma dica importante é que os líderes devem focar na comunicação efetiva com os colaboradores para evitar ruídos e falhas durante o processo. 


A empresa pode transformar a sua cultura de diversas formas, como as seguintes: 


Investindo na capacitação dos colaboradores para que eles se desenvolvam;

Promovendo a cultura do aprendizado constante;

Potencializando a confiança entre funcionário;

Criando uma política de feedbacks;

Mensurando resultados individuais, entre outros exemplos.

Para realizar todo esse processo, muitos preferem contar com profissionais qualificados para tornar essa transformação mais fácil e eficiente.


Se este for o seu caso, contrate uma equipe especializada, como a da Trilha Carreira Interativa, para ajudar a sua organização neste momento. Vamos contribuir nos principais aspectos de uma transformação cultural:


Te ajudaremos a traçar objetivos claros, montar estratégias de desenvolvimento assertivas, implementar um modo de comunicação efetiva e meios para conseguir o engajamento da equipe nessa mudança.


Conosco, a transformação cultural da sua empresa será muito mais rápida e eficiente. Desta forma, você contará com os benefícios dessa mudança o mais rápido possível. Então entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas! 

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Por que buscar um consultor de carreira?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Buscar um consultor de carreira é fundamental para orientação especializada na definição e alcance de metas profissionais, desenvolvimento de habilidades e estratégias de carreira.
Como se faz outplacement?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
O outplacement é realizado através de um processo estruturado que inclui suporte emocional, desenvolvimento de habilidades, preparação para processos seletivos e acompanhamento pós-rec colocação.
Quando contratar um headhunter?
Por Cristiano Soares 03 abr., 2024
Contratar um headhunter é recomendado quando a empresa necessita preencher posições de alta gerência ou especializadas, exige discrição no processo de recrutamento.
Como dar feedback para a Geração Z?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para dar feedback à Geração Z, é essencial ser claro, direto e autêntico, utilizando exemplos concretos para fundamentar pontos de melhoria e reconhecimento.
Como a inteligência artificial ajuda as empresas?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A inteligência artificial auxilia as empresas automatizando tarefas repetitivas, melhorando a análise de dados para suporte à decisão estratégica, otimizando processos operacionais e personalizando a experiência do cliente.
Como manter a cultura organizacional em modelo hibrído?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Para manter a cultura organizacional em um modelo híbrido, é crucial estabelecer comunicação, adaptar as políticas da empresa, e promover a confiança e o engajamento através de feedbacks e reuniões regulares.
Quais os tipos de cultura organizacional?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
Os tipos de cultura organizacional são: cultura de clã, cultura adhocrática, cultura de mercado e cultura hierárquica.
Qual é a importância da descrição de cargos estruturada?
Por Trilha Carreira 03 abr., 2024
A descrição de cargos estruturada é fundamental para a organização e o funcionamento eficiente de uma empresa.
Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Share by: