Blog

Entenda a importância da Transformação Cultural nas empresas

O termo “transformação cultural” está em evidência nos últimos tempos. Inclusive, muitos especialistas, empreendedores e profissionais dizem que este conceito é fundamental para a sobrevivência das empresas atualmente.

E aí, o que você acha? Para ter uma opinião concreta sobre este tema e quem sabe, começar a colocar a transformação cultural em prática na sua empresa, é preciso entender o que é este conceito, como funciona, benefícios e como fazer.

Por este motivo, trouxemos um conteúdo repleto de informações importantes sobre este assunto. Abordaremos o que é transformação cultural e tudo que você precisa saber sobre o tema.

Acompanhe!

Transformação cultural: tudo que você precisa saber 

Se você trabalha em uma organização ou está antenado em relação às mudanças corporativas, você já deve ter ouvido recentemente o termo transformação cultural com certa frequência.

Embora não seja um tópico relativamente novo, muitos empreendedores e profissionais ainda têm dúvidas sobre o tema. A grande maioria ainda tenta entender se este conceito é apenas mais uma tendência fugaz ou uma estratégia específica que aumenta o desempenho nas organizações.

Inclusive, vários empreendedores deixaram de apostar nessa transformação acreditando que seria apenas uma tendência e se arrependeram após algum tempo. Hoje, precisam correr atrás do prejuízo.

Este conceito é fundamental para gerar mais resultados e conseguir implementar mudanças tecnológicas nas organizações. É ótimo para motivar colaboradores, melhorar a qualidade dos serviços e muito mais.

O que é transformação cultural?

Para entender essa questão, é importante compreender o que é a cultura de uma empresa. Este conceito se dá por uma réplica dos valores, crenças e comportamentos de um grupo de pessoas, neste caso, da organização.

É o que determina sua “personalidade”. É quem a marca é, o que ela representa e o que a distingue da sua concorrência. Sendo assim, como ocorre a transformação cultural? Se dá por um conjunto de estratégias que visam modificar essa personalidade.

É uma forma de preparar os colaboradores para possíveis mudanças dentro da organização – como na adaptação de novos processos e tecnologias (o que se torna cada vez mais importante com o avanço tecnológico).

A transformação cultural em empresas também é feita para adequar comportamentos esperados dos diretores, gestores e colaboradores das empresas. Como tudo isso pode ser feito?

Há diversas estratégias, porém, é fundamental que os líderes dêem exemplo aos colaboradores, que as novas instruções sejam passadas constantemente para as equipes, entre outras atividades. 

Com isso, os funcionários vão se conscientizar sobre a nova cultura a ser seguida, assim como a diretoria, líderes e todo o time da marca. Somente assim uma empresa consegue fazer a transformação cultural – e contar com seus benefícios – sem prejudicar o relacionamento com os colaboradores, clientes e fornecedores.

Para ficar claro, veja o que não é transformação cultural

Muitos empreendedores se confundem, portanto, é importante ter bastante atenção no que é e o que não é transformação cultural. Confira alguns exemplos de ações que não fazem parte deste conceito:

  • Priorizar o desenvolvimento de tecnologia e esquecer de todo o ecossistema dentro da empresa, que se dá pelas equipes, colaboradores, líderes etc;
  • Colocar a cultura da empresa na parede, tela do computador ou em uma apresentação que ninguém lê. É fundamental que este conceito esteja na mente dos colaboradores e não em qualquer outro local. 

O principal ponto é focar na conexão entre todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico, e o resultado financeiro da empresa. Fazendo isso, as organizações podem crescer 1026% em um prazo de 10 anos.

Essa estimativa foi retirada da Barrett Values Centre, uma empresa referência mundial na construção de culturas organizacionais baseadas em valores.

Esse dado é expressivo porque a transformação cultural é uma mudança muito ampla. Ela não acontece apenas na empresa em si, mas também na mente e nas habilidades de cada colaborador do time.

Benefícios da transformação cultural

A transformação cultural pode trazer inúmeros benefícios às empresas, afinal, com um time alinhado às expectativas e necessidades da organização é muito mais produtivo.

Com esse processo, a empresa começa a perceber os colaboradores mais engajados, menos erros na operação, otimização de tarefas, entre tantas outras vantagens.

A marca consegue traçar estratégias de desenvolvimento sustentável, aumenta seu compromisso com as partes interessadas, gera valor no mercado e entre os colaboradores, se torna mais adaptável e conta com lideranças transformadoras. 

Também aumenta o pensamento sistêmico entre as equipes e a orientação de todos os processos – sejam eles novos ou não.

Com tudo isso, a organização tende a ter mais resultados. 

Uma empresa que faz a transformação cultural adquire alguns valores, os quais são valorizados pela equipe interna assim como o mercado: 

  • Desenvolvimento sustentável;
  • Confiança interna;
  • Transparência com colaboradores;
  • Geração de valor;
  • Adaptabilidade;
  • Liderança transformadora;
  • Pensamento sistêmico, entre outros.

Como implementar uma transformação cultural dentro das organizações

Como você pode imaginar, transformar a cultura de uma empresa é muito mais complexo do que parece. Existem várias técnicas e desafios diferentes na transformação cultural. 

O ideal é usar a cultura atual para exemplificar e identificar o que precisa ser alterado.

Depois, é preciso imaginar tudo que fará parte da nova cultura e definir uma cúpula estratégica para liderar o processo. Isto é, montar uma equipe que ficará focada nessa transformação na empresa.

O próximo paSso é compartilhar a visão com todos os colaboradores com clareza, montar um cronograma dividido em etapas para facilitar o processo e procurar tecnologias que possam contribuir na integração dos colaboradores.

Uma dica importante é que os líderes devem focar na comunicação efetiva com os colaboradores para evitar ruídos e falhas durante o processo. 

A empresa pode transformar a sua cultura de diversas formas, como as seguintes: 

  • Investindo na capacitação dos colaboradores para que eles se desenvolvam;
  • Promovendo a  cultura do aprendizado constante;
  • Potencializando a confiança entre funcionário;
  • Criando uma política de feedbacks;
  • Mensurando resultados individuais, entre outros exemplos.

Para realizar todo esse processo, muitos preferem contar com profissionais qualificados para tornar essa transformação mais fácil e eficiente.

Se este for o seu caso, contrate uma equipe especializada, como a da Trilha Carreira Interativa, para ajudar a sua organização neste momento. Vamos contribuir nos principais aspectos de uma transformação cultural:

Te ajudaremos a traçar objetivos claros, montar estratégias de desenvolvimento assertivas, implementar um modo de comunicação efetiva e meios para conseguir o engajamento da equipe nessa mudança.

Conosco, a transformação cultural da sua empresa será muito mais rápida e eficiente. Desta forma, você contará com os benefícios dessa mudança o mais rápido possível. Então entre em contato agora mesmo e fale com um de nossos especialistas! 

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente