Blog

Gestores: capacite sua equipe para aumentar o valor do seu negócio

Criar uma cultura empresarial de sucesso envolve muito mais do que apenas contratar o melhor talento. Embora a contratação do funcionário certo seja algo importante, é responsabilidade da empresa moldar e criar uma experiência valiosa para os funcionários e contribuir para o desenvolvimento dos mesmos.

Capacitar um funcionário a aumentar o valor de um negócio ou de uma marca, começa com uma excelente gestão e desenvolvimento de toda a equipe.

Talvez não haja nada pior do que ver grandes talentos serem desperdiçados. Este fenômeno lamentável pode acontecer por vários motivos, afinal de contas, para que uma empresa tenha sucesso, ela precisa ser um lugar onde as pessoas sejam motivadas a fazer seu melhor trabalho e queiram realmente estar naquele lugar.

Reunimos grandes dicas para que sua equipe gerencial seja capaz de potencializar o valor da equipe. Confira!

Evite gerenciar todos os detalhes

A gestão de todos os detalhes nada mais é do que um grande aborrecimento para uma equipe de trabalho e gera um grande estresse entre os envolvidos. Quando isso acontece o recado é claro: indica que há falta de confiança entre a liderança e os funcionários e esse comportamento pode levar à redução da produtividade no local de trabalho.

O microgerenciamento sufoca o talento, atrapalha a criatividade e mata a satisfação no trabalho a longo prazo, podendo levar a um alto turnover. A gestão adequada, por outro lado, deve encorajar o desenvolvimento individual e estimular as pessoas a serem cada vez melhores e autônomas.

Embora você possa se considerar um líder natural, fazer cursos de atualização em administração ou liderança podem ajudá-lo no gerenciamento da equipe e capacitar cada vez mais seus funcionários através da autonomia.

Priorize a eficiência em fluxos de trabalho internos

Muitos funcionários atribuem suas principais queixas à má comunicação no dia a dia de trabalho. Quando você está trabalhando em equipe, é necessário desenvolver um sistema para se comunicar com eficácia. A falta de comunicação ou a comunicação deficiente pode facilmente levar à frustração, erros, prazos perdidos e até mesmo conflitos internos.

Se você deseja construir e manter funcionários produtivos, a implementação de uma comunicação interna adequada e fluxos de trabalho devem ser uma prioridade.

A tecnologia pode vir em seu socorro aqui. Usar aplicativos compartilhados de gerenciamento de projetos como Trello ou Asana torna-se uma solução de gerenciamento de tarefas útil e que irá ajudá-lo a automatizar seus projetos, campanhas, processos e fluxos de trabalho.

O painel do projeto exibe claramente todas as tarefas atribuídas a membros ou departamentos específicos e assim os funcionários conseguem identificar exatamente o que se espera deles.

Além disso, as tarefas podem ser facilmente compartilhadas, arquivos e calendário, o que mantém todos no controle dos próximos prazos.

Incentive o feedback

É um grande equívoco achar que as pessoas temem feedback.

Você não pode melhorar quando não sabe o que precisa ser melhorado. Portanto, criar um ambiente produtivo que acolhe feedback aberto é uma ótima maneira de alimentar o desenvolvimento positivo.

Esse tipo de comunicação aberta sobre o desempenho deve funcionar nos dois sentidos, permitindo que os funcionários também expressem suas próprias opiniões para seus superiores.

Quando os trabalhadores se sentem desvalorizados, é difícil para eles encontrarem a motivação para dar o melhor de si. É exatamente por isso que o reconhecimento e o incentivo são vitais para construir funcionários valiosos que permaneçam leais à sua empresa.

Reconhecer o trabalho bem realizado nem sempre requer grandes promoções ou aumentos salariais (embora essas sejam certamente opções viáveis ​​dependendo das circunstâncias).

Pequenos gestos, como enviar um e-mail que expressa gratidão, podem ser muito úteis. Levar funcionários para um almoço comemorativo ou dar recompensas apropriadas são outras maneiras fáceis de agradecer.

Criar uma cultura de funcionários engajados e conectados por meio do conhecimento compartilhado estimula uma equipe a ser mais produtiva.

A responsabilidade de compartilhar esse valor começa com os gestores que devem buscar desenvolver esses aspectos positivos em sua empresa. Além de desenvolver um negócio, como líder, um de seus principais objetivos deve ser desenvolver talentos e manter as pessoas motivadas.

Agora é com você

Manter uma cultura de funcionários de alto desempenho requer uma administração ativamente engajada que entenda o valor que cada pessoa oferece a uma empresa.

Por meio de liderança, comunicação eficaz e uma cultura de valorização e honestidade, os gerentes podem garantir que os funcionários sejam incentivados a dar o melhor de si.

Esta é a fórmula para uma cultura de trabalho e impacto nos negócios que certamente prosperará.