Blog

Gestão de tempo e o seu desenvolvimento profissional

Você já se aventurou pelo Google a procurar pelo termo Gestão de Tempo?

Quando fizer, será surpreendido, para não dizer bombardeado, com a quantidade de fórmulas que prometem levar a sua produtividade as alturas. 

Em resumo é praticamente um self service, onde basta escolher o menu de opções e “Shazam” tudo pronto para você levar a gestão do seu tempo para outro nível…

  • 10 dicas de ouro para ter uma gestão de tempo eficaz…
  • Aprenda agora 8 técnicas para administrar….
  • Descubra 6 passos para gestão do tempo
  • 20 dicas, métodos e ferramentas para transformar seu planejamento…
  • Gestão de tempo como organizar isso, priorizar aquilo e planejar aquele outro…

Você vai sair munido do que precisa para maximizar a maneira como gerencia o seu tempo, como isso interfere no seu desenvolvimento profissional ou vai sair completamente frustrado ao se dar conta que além das dicas, existem técnicas, métodos, ferramentas, apps, etc, etc e etc…

 

Planejamento é a palavra chave na gestão de tempo!

 

Antes de sair estudando um vasta gama de ferramentas e métodos, comprando diversos apps de produtividade, o primeiro passo é estudar você!

Entender suas necessidades, prioridades, circunstâncias e principalmente seu estilo de vida.

O que você não conseguiu encontrar nestas buscas é algo extremamente simples: não existe gestão de tempo se você não tem um planejamento eficaz. Sem isso, poderá estar eternamente correndo atrás do tempo.

Do mesmo modo, infelizmente, pouco se ouve falar sobre gestão de tempo sob este olhar do planejamento.

Por isso, vale a reflexão de quanto mais autoconhecimento do seu atual momento de vida e objetivo profissional e aonde quer chegar num determinado espaço de tempo, mais êxito você terá na maneira como lida com o seu tempo, organiza, planeja, produz e consequentemente alcança resultados. 

Definitivamente, não dá para esquecer de que como quase tudo na vida, entender suas necessidades, prioridades, circunstâncias e principalmente seu estilo de vida.

Bem como, é interessante desenvolver a habilidade de criar o seu próprio processo. Lembre-se de considerar os pontos que fazem sentido para você como indivíduo, suas habilidades, interesses, necessidades, objetivos pessoais e profissionais. 

Ao se acostumar navegar pelos mares do autoconhecimento e autogestão de carreira, por exemplo, ficará mais fácil e natural o entendimento de quais são as suas prioridades, como colocá-las organizadas dentro de uma linha do tempo e suas capacidades diárias.

A gestão do tempo é algo muito importante pois reflete a maneira como nos relacionamos com o mundo, os fatores ao nosso redor e interações (individual ou empresarial). 

 

Mas afinal o que é gestão de tempo?

 

É possível encontrar 1001 definições do que é a gestão de tempo…

Mas essa é uma questão sobre como você determina executa as atividades necessárias dentro de um determinado período de tempo (horas, dias, semanas, meses, anos…).

Quando falamos de gestão, logo pensamos em alcançar os melhores resultados, fazer mais com menos, obter alta performance e uma excelente produtividade. 

Embora todas estas expectativas sejam muito relevantes, não dá para ignorar o fato de que o tempo é algo de extremo valor e preciosidade, onde somos altamente tentados a querer fazer todas as coisas no mesmo nível de priorização. 

Uma vez que se trata de um recurso que quando despendido, não é possível voltar para recuperá-lo.

Alinhando este entendimento, com a nossa maneira de pensar, nosso autoconhecimento e circunstâncias de vida, fica mais natural e leve o nosso respeito em relação ao tempo.

Sim, gestão de tempo também combina com respeito! Saber respeitar o seu tempo e o tempo das outras pessoas, a começar pela compreensão das sua próprias capacidades e limitações.

A conquista da produtividade passa por um caminho que se inicia com um processo individual e de desenvolvimento profissional cujo primeiro passo é a organização e segundo o planejamento, para daí dizer se as atividades da sua vida são efetuadas com eficiência e eficácia.

 

Você sabe aonde quer chegar?

Sua expansão da consciência, aliada ao entendimento dos fatores que envolvem a gestão de tempo, nos direciona para um ponto de extrema importância que é saber aonde se quer chegar.

Olhar para o agora e viva o hoje intensamente. Saber a direção do que se quer para o futuro, são aspectos estruturais para ajudar determinar sua rota.

Você precisa entender quais conquistas precisam ser feitas ao longo do caminho, clareza das suas metas/objetivos, prioridades e consequentemente um plano de ação efetivo.

Embora entender aonde se quer chegar é igualmente importante, assim como a criação de um mindset que observa e respeita que para cada coisa existe um tempo, ou seja, um tempo para pensar, planejar, executar, avaliar, parar e começar…

Autogerir suas prioridades irá garantir que você não leve uma vida sempre correndo atrás do relógio ou só para atender as demandas alheias.

Não tenha atitudes de preguiça e procrastinação. Sua rotina pode ser impactada quando não se tem a clareza.

A falta de clareza tem uma grande contribuição com a dificuldade de saber quando dizer não, delegar ou descartar alguma atividade/demanda da rotina.

Nós da Trilha podemos ajudar em sua gestão de tempo e planejamento de carreira. Entender de forma estruturada o seu momento, saber como se reposicionar no mercado vai te ajudar a entender e a construir sua marca empregadora.

Em síntese: fazer uma boa gestão de tempo é entender a fundo as suas competências profissionais.