Blog

Fui chamado para minha primeira entrevista. E agora?

O que falar? Como se comportar? O que vestir? Só de pensar nestas três questões o jovem que vai participar da sua primeira entrevista de emprego fica com medo, inseguro e ansioso. Sem experiência e chegando agora ao mercado de trabalho, ninguém é obrigado a saber de técnicas e métodos profissionais para convencer o recrutador. Por isso, para mandar bem na sua primeira entrevista, considera as três dicas abaixo e esteja pronto para mostrar todas as suas habilidades para a empresa.

 

1-) Esqueça as bermudas, bonés, moletons e afins.

No mundo profissional imagem é tudo. E isso não é diferente em uma primeira entrevista de emprego. Esqueça camisetas, mini blusas e outros looks superconfortáveis que fazem parte do seu dia a dia. Escolha peças básicas e discretas. Pode ser até um jeans, sim, sem problemas. Mas evite lavagens e rasgos exagerados, calças de cinturas muito baixas ou muito largas, no caso dos meninos. Uma camisa social preta, branca ou azul são bem-vindas tanto para os rapazes como para as meninas. Nada de cores e estampas extravagantes. Lembre-se: ao chegar para entrevista, o recrutador não saberá nada de você. Então, a primeira impressão será com base na sua imagem. Capricha no estilo. E menos é sempre mais!!!

 

2-) Nada de “mano”, “meu” e “o barato é louco”

Tão importante quanto se vestir adequadamente, saber se expressar é um ponto a favor no primeiro processo seletivo profissional. Em hipótese alguma use gírias. Nada de falar “tipo assim…essa empresa é muito louca. É o meu sonho, cara”. Também não precisa usar vocabulários do tempo da vovó, senão pode aparentar falta de naturalidade.O ideal é ser claro nas respostas e se mostrar articulado. Treine no espelho, fale em alto e bom som no banheiro e evite erros básicos de português, como o famoso gerundismo do “eu vou estar fazendo”. Diga somente o necessário, nada mais do que o necessário.

 

3-) Sorria porque você pode estar sendo filmado

Quando chegar à empresa pense que é vigiado a todo instante, como se estive no BBB. Comprimente a todos educadamente, se apresente na recepção com firmeza e diga o seu nome e sobrenome. Pessoas que se identificam com nome e sobre costumam ser mais lembradas. Afinal, não há só um João e muito menos uma Maria no mundo. Seja firme ao se apresentar para o recrutador, dê mãos olhando sempre nos olhos dele. Isso passa confiança e interesse. Se mostre entusiasmado quando comentar sobre experiências na escola, na faculdade, no intercâmbio e, principalmente, em trabalhos voluntários. Empresas veem com bons olhos jovens envolvidos em ações comunitárias. Viveu alguma experiência desafiadora e resolveu o problema com sucesso? Não tenha vergonha de compartilhar a história. Revele o quanto você é eficiente e está preparado para passar pelos desafios do cargo.Saiba se vender, sem parecer metido. E seja firme! Categórico. Não esqueça que, assim como você, existem milhares de jovens que querem conquistar um lugar no mercado de trabalho sonhando com uma oportunidade igual a sua. Então, não desperdice essa chance. Vai que é tua!