Blog

Flexibilidade no trabalho é uma das chaves da felicidade interna bruta

O local de trabalho mudou e muito! Hoje em dia qualquer pessoa não precisa muito mais do que um computador e uma boa conexão WiFi para realizar suas tarefas diárias. Ao longo do último ano nos familiarizamos com as conveniências do trabalho remoto. 

De acordo com diversas pesquisas realizadas ao longo dos últimos 12 meses, funcionários de todas as áreas apontaram a flexibilidade no trabalho como um dos três principais benefícios que uma empresa pode oferecer.

Os escritórios voltam a reabrir suas portas e cabe a cada empresa e às equipes de RH avaliarem os impactos de trazer os funcionários de volta ao local convencional de trabalho. Uma lição que ficou é que a flexibilidade para o trabalho remoto criou funcionários mais felizes e mais produtivos.

As empresas que defendem a flexibilização ao trabalho remoto têm maior probabilidade de atrair os melhores talentos. E esta flexibilidade também diz respeito aos horários de trabalho para que as pessoas possam produzir melhor e equilibrar a vida pessoal e profissional.

Está até provado que os funcionários remotos são mais saudáveis. Cada empresa deve avaliar suas necessidades e perspectivas e criar um cronograma adequado, mantendo a felicidade do trabalho em mente.

 

A comunicação é um ponto de atenção e deve ser eficaz

Uma comunicação excelente não apenas favorece todos os processos como também concede resultados. Ela é fundamental para construir conexões saudáveis ​​e concluir tarefas e projetos importantes sem ruídos. 

Sem contar que ela também é essencial no momento de reter funcionários, pois eles precisam se sentir ouvidos. A felicidade no trabalho está ligada a construção de confiança mútua. Os funcionários precisam se sentir parte do negócio em todos os momentos, se sentir apreciados. Este aspecto torna-se crucial quando não estamos presencialmente conectados. 

Algumas ações como estabelecer rotinas que aumentem a produtividade e aprimorem a colaboração entre os membros da equipe, propor reuniões virtuais e promover bate-papos um a um de tempos em tempos podem ser ideias simples e fáceis de serem colocadas em prática. Sem contar que trata-se de uma iniciativa favorável para manter todos informados. 

Determinar funções e responsabilidades ajudam os funcionários a entenderem seu escopo de trabalho e prioridades. A atribuição de tarefas deve estar acompanhada de instruções claras, prazos e outras informações obrigatórias. 

Cada empresa deve definir suas metas e se esforçar para alcançá-las e as metas de comunicação em tempos de trabalho remoto não são exceção. Priorizar esses indicadores favorece um ambiente de trabalho mais saudável.

Ainda falando da comunicação eficaz, não podemos deixar de citar o feedback claro, objetivo e construtivo. Ele representa uma parte importante da construção de uma comunicação eficaz, produtiva e direta no local de trabalho. 

O feedback deve ser baseado na escuta ativa, analisando os esforços e resultados e examinando as soluções possíveis para impulsionar o desempenho. Encoraja todos a melhorar seus métodos e resultados. Automaticamente os funcionários sentem-se valorizados, motivados e apoiados para realizarem trabalhos ainda melhores.

O feedback tanto positivo quanto negativo é parte integrante de uma avaliação de desempenho. Conduzi-lo sem dúvida leva a melhores resultados e funcionários mais felizes. As análises de desempenho ajudam cada lado a reunir ideias e familiarizar-se com os pontos que requerem atenção e acompanhamento. Essas avaliações podem representar um dos mecanismos mais úteis para desenvolver a jornada de um funcionário dentro de uma empresa.

 

A cultura da empresa deve sempre ser lembrada

A forma como as coisas são feitas, a soma de métodos e princípios, valores e visão e a sensação geral que um funcionário obtém ao trabalhar em uma empresa refletem a cultura da empresa

Definir o que uma excelente cultura empresarial representa é muito complexo. Esses valores e relações internas, opiniões e metodologias não podem ser perdidos em tempos de trabalho remoto, pois é justamente ela que ajuda a produzir uma estratégia eficiente e permeia todos os processos. Eles andam de mãos dadas. 

Desde o momento do recrutamento, todos os funcionários devem sempre ser lembrados sobre a cultura da empresa. Um conjunto claro de valores representa a essência do negócio e tem um impacto gigante na satisfação e engajamento. 

Os valores da empresa fazem a diferença e ajudam os funcionários a se sentirem mais relevantes e valorizados. 

 

O que esperar quando a empresa está adotando a flexibilidade no trabalho?

Se não fosse o cenário da pandemia, talvez a flexibilidade no trabalho não estivesse tão avançada, pois por natureza, as pessoas são resistentes a mudanças. A gente se sente vulnerável quando precisamos enfrentar novos caminhos. 

Desde 2020, temos nos beneficiado de um novo estilo de colaboração, estimulando novas ideias, inovação e abordagens mais criativas para a solução de problemas.

Benefícios para os funcionários:

  • Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – Oferecer opções de trabalho flexíveis aos funcionários pode elevar a moral e o bem-estar físico e mental.
  • Maior satisfação no trabalho – A liberdade de gerenciar o tempo e sentir-se confiável para entregar o trabalho, independentemente da hora ou local, aumenta a confiança e torna a função mais gratificante e satisfatória.

Benefícios para as empresas:

  • Aumento da produtividade – Além da óbvia economia de tempo por não precisar se deslocar para o trabalho; a ausência de distrações no escritório (conversas, reuniões prolongadas, “vamos tomar um cafezinho” ou pessoas perguntando “tem um minutinho”) significa que os funcionários podem ser mais produtivos trabalhando de forma remota.
  • Capacidade de atrair e reter talentos de qualidade – A demanda por trabalho flexível está aumentando. Estima-se que 40% dos profissionais rejeitariam uma oportunidade de trabalho se a empresa não oferecesse um ambiente de trabalho flexível. Empresas que não oferecem padrões de trabalho flexíveis podem estar perdendo grandes talentos.

A flexibilidade no trabalho não é apenas um aspecto chave para o “futuro do trabalho”, mas sim uma mudança que o seu negócio pode implementar quase imediatamente. 

Em programas de desenvolvimento de liderança como o Coaching Executivo da Trilha, focamos nas necessidades individuais através de um trabalho personalizado que tem o objetivo incrementar o sucesso de um executivo a fim de que este alcance os objetivos profissionais desejados.

O resultado é o desenvolvimento de um conjunto de atitudes e competências que resultarão em novas maneiras de enxergar, perceber e agir diante das complexas situações do universo organizacional.

O futuro do trabalho é hoje! Para saber mais sobre como a Trilha pode ajudá-lo a se preparar para o futuro do trabalho, entre em contato conosco aqui.