Blog

Entenda os benefícios de adaptar o modelo híbrido

Pesquisas indicam que os colaboradores querem trabalhar em casa pelo menos 2 dias por semana. A redução do tempo de deslocamento, o tempo para se dedicar a outras atividades e o costume de realizar interações remotas acabaram reforçando essa vontade durante a pandemia. A disseminação da variante Delta também está prejudicando o retorno em tempo integral ao escritório.

É necessário reconhecer a realidade do novo mercado de trabalho e se adaptar. Em 2021, demandar que os funcionários voltem ao escritório 5 dias por semana escancara o risco de haver uma corrida de talentos para os concorrentes que oferecem possibilidade de trabalho híbrido ou remoto.

A ansiedade de voltar a trabalhar no escritório

São muitas as razões por que a transição de volta ao escritório aumenta nossa ansiedade. Podemos oferecer dicas para que o retorno se dê da forma mais suave possível, bem como para entender melhor as perspectivas dos colegas de trabalho e como eles estão encarando esse período de transição.

Como fazer a transição do time de volta para o escritório?

Voltar ao escritório significa acostumar-se (novamente) a uma nova rotina, que consequentemente traz um novo período de adaptação. Sabendo disso, é importante que o líder da equipe ajude os outros a enfrentar esse momento com bondade e paciência, a fim de garantir que seremos nossas melhores versões de volta ao escritório. É possível facilitar a transição de todos para uma nova rotina seguindo algumas dicas, como ser transparente, não se vitimizar, ajudar o time a calibrar as necessidades individuais e coletivas e não fazer sobrecarga com exigências e tarefas. 

Como prosperar em um ambiente de trabalho híbrido

Muitos locais de trabalho estão adotando um modelo híbrido, mas é possível enfrentar essas mudanças por meio do estímulo de alguns fatores, como por exemplo:

1) curiosidade de aprender e aumentar seu potencial.

2) empatia para te ajudar a entender o que os outros estão pensando e sentindo.

3) desafiar suas próprias expectativas e questionar suas suposições.

Como decidir se você está preparado para encarar a forma híbrida de trabalho

Sua empresa já começou a pressioná-lo para voltar ao escritório, o que pode causar muita ansiedade depois de um ano e meio fazendo home office. Antes de sofrer, é importante identificar as causas do seu estresse para entender o que você realmente deseja para seus dias de trabalho e sua carreira. O primeiro passo nessa direção é começar se questionando: Como eu quero que sejam os meus dias? O que me estressa? O que é sucesso para o meu gestor, e para mim? O que eu mais valorizo?

 

Autor (a): Lúcia Choi

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente