Blog

Entenda como podemos te ajudar a estabelecer metas profissionais agora mesmo

O primeiro passo para conseguir alcançar objetivos é definir metas. Isso é um requisito básico tanto para questões pessoais quanto profissionais!

Claro que a finalidade em determiná-las é poder cumpri-las, mas essas metas têm um poder muito maior. Elas moldam nossos sonhos e objetivos, inspiram a busca por capacidade para traçar as ações exatas que precisamos para alcançar o que desejamos. Consequentemente, tê-las é o que molda nosso futuro.

Ou seja, em um mercado tão competitivo como o que estamos, ter metas é fundamental para que os profissionais possam impulsionar suas carreiras

Infelizmente, hoje em dia é muito comum encontrar profissionais sem perspectiva de futuro, ou que se acomodam na posição que estão no momento, mesmo que não estejam felizes. Isso acontece por causa de crises econômicas e outros fatores externos.

O fato é que colocar uma meta profissional é algo importante para não se acomodar, desanimar ou deixar passar boas oportunidades profissionais. É uma das melhores formas de concretizar o sucesso que tanto deseja.

Mas não é simples estipular metas profissionais, não é mesmo? Mais do que isso, há uma grande dificuldade de colocar as ações necessárias em prática para que cada meta se realize.

A boa notícia é que nós, da Trilha Carreira, podemos te ajudar. Além de prestarmos auxílio na definição de metas, podemos concretizar seus objetivos juntos – com uma consultoria de carreira eficiente e assertiva.

Vamos entender mais sobre as metas profissionais e por onde começar a fazê-las sem maiores dificuldades. Acompanhe, mas lembre-se: apenas estabelecer um objetivo não é o bastante, precisamos começar a agir o quanto antes!

Metas profissionais: por que são importantes? Como fazer?

Você já se perguntou por que as pessoas fazem uma nova lista de metas todo começo de ano? Traçar objetivos, mesmo que pequenos, é importante para ter motivação.

Contudo, a grande maioria não sabe como, de fato, estipular seus propósitos. Muitos se esquecem do que idealizaram após alguns meses – ou até mesmo semanas.

Desse modo, percebemos que traçar metas não é tão simples quanto pensam. É preciso colocar um objetivo bem definido em mente, algum que seja possível visualizá-lo se concretizando. 

Para evitar procrastinação, recomendamos que você projete e monitore metas no curto, médio e longo prazo! 

Isso vai garantir mais motivação e foco para o profissional, o qual deverá tomar ações para tornar esse momento mais próximo de acontecer. 

Então, ao definir uma meta de carreira e traçando os passos certos para que ela se torne uma realidade, a mente trabalha de forma mais ativa nas ações necessárias para cumprir com seu propósito.

Como estabelecer esses objetivos? Entenda!

O autoconhecimento é o primeiro passo

O que você realmente deseja alcançar? O primeiro passo é entender o que, de fato, é seu objetivo profissional. É possível que a pessoa até tenha o sonho de  conseguir uma recolocação profissional,empreender, mudar de área/setor, um cargo de liderança  ou até mesmo expandir seu negócio.

Primeiramente, entenda qual será a sua meta com base no que realmente deseja.

O autoconhecimento é fundamental para traçar um plano de ação. Por exemplo, a pessoa deseja ser promovida para um cargo de liderança, mas não tem habilidades em liderar – contudo, é organizado, competente, ético, entre outras qualidades. Desta forma, o próximo passo será se capacitar em liderança e trabalhar seus pontos a desenvolver para conseguir alcançar seus objetivos. 

Destrinchar o grande objetivo em pequenas metas

As vezes aquele objetivo pode parecer muito distante, inalcançável. Por isso, uma dica é destrinchá-lo em pequenas metas. Ou seja, se para conseguir aquela promoção é preciso de aprimoramento profissional.

Então, estabeleça as seguintes metas:

Fazer uma pós graduação em 2 anos, realizar curso sobre liderança neste semestre, aumentar networking e aprender um novo idioma. Agora que o objetivo é mais palpável, ao ir realizando essas metas, conseguirá concretizá-lo o quanto antes.

Esse foi apenas um exemplo, mas essa é uma dica excelente. Além de engajar o profissional a novas descobertas e conhecimentos na área, o estimula a continuar em busca da meta traçada. 

Com tudo que foi dito, fica evidente a importância de traçar um plano estratégico do que fazer para alcançar a meta o quanto antes. Neste ano, o que você fará para se preparar e conseguir aquela oportunidade que tanto deseja?

Um planejamento é muito importante para guiar e inspirar os profissionais nesse momento. Como realizar? Colocando todas as dicas em prática, buscando o autoconhecimento, destrinchando o que precisa ser feito e contar com a ajuda da Trilha Carreira.

Conheça a Trilha Carreira Interativa

Podemos te ajudar! Oferecemos soluções incríveis para profissionais que desejam impulsionar suas carreiras. Com metodologias humanizadas e inovadoras, baseadas no conceito dos 3I’s (integração, inovação e interatividade), a Trilha desenvolve projetos de transição de carreira, desenvolvimento profissional e muito mais.

Entre em contato! Trabalhamos com orientações de carreira depois de entender quais suas necessidades e objetivos. Dessa forma será possível montar um plano estratégico e te conduzir rumo a essa meta.

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente