Blog

Dicas para planejar sua APOSENTADORIA!

Já pensou que ao se aposentar, ainda terá 20, 30 ou até 40 anos ou mais de vida. 

A expectativa de vida do brasileiro aumenta a cada ano. Planejar-se para poder curtir e vivenciar esses momentos é crucial. 

O fato é que matematicamente essa conta não fecha. 

Nós brasileiros não temos o hábito de nos planejarmos, quanto aposentadoria então… nem pensar…. parece tão distante… Pois é, mas passa super-rápido. 

O Estudo Global de Investidores 2020 da Schroders aponta que 1/3 dos brasileiros admite a possibilidade de não ter renda suficiente para manutenção do seu padrão de vida na aposentadoria. Alegam que apesar de terem consciência do problema, não sabem como fazer um planejamento financeiro, desconhecem a forma de se calcular a aposentadoria, consideram a legislação previdenciária muito complexa e seguem com pensamento imediatista de resolver prioridades do dia a dia.

Dito isso, listamos algumas coisinhas fáceis que você mesmo pode fazer:  

1 – Plan, plan e plan

Planeje como se houvesse amanhã.

Faça um diagnóstico atual da sua situação financeira. Olhe para aqueles custos futuros que serão impactados pelo fator idade, como seguro saúde.

Entenda o seu padrão de vida atual e vislumbre o padrão que deseja manter. Seja realista!!!

Comece seu planejamento o quanto antes. Quanto antes começar a realizar seus investimentos, menores serão os aportes.

Tenha seu objetivo definido, e faça revisões anuais conforme sua previsão de ganhos e gastos.

2 – Tenha clareza sobre suas receitas

Atualmente a aposentadoria via INSS é direito compulsório para aqueles que contribuíram com a previdência durante sua vida laboral. Vale super a pena buscar um advogado previdenciário para lhe orientar sobre os cálculos, inclusive para evitar erros sobre o valor. Ocorre que não podemos contar apenas com o INSS.

Converse com seu gerente ou corretora e verifique as opções de investimentos conforme seu perfil. Busque diversificar seus investimentos. Hoje, já existem corretoras que permitem que se comece investindo com um valor bem baixinho.

Uma opção, certamente é a previdência privada corporativa ou individual, onde você pode escolher qual valor contribuir mensalmente. Mas não se esqueça da manutenção e regularidade dos aportes. Evite rupturas para maximizar os rendimentos. Atualmente, existem diferentes planos de previdência privada, o que amplia o leque de escolhas das pessoas.

O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é um plano indicado para quem é isento ou faz a declaração do Imposto de Renda (IR) de forma simplificada. Enquanto isso, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é ideal para quem preenche o formulário completo do IR.

Além dessas duas categorias, é possível escolher qual o regime tributário de cada um dos planos. O regime pode ser regressivo (quando a alíquota diminui ao longo do tempo) ou progressivo (quando a tributação aumenta conforme o valor). 

Para aqueles mais arrojados vale investir na bolsa de valores. Porém, humildemente, aconselhamos para que não tente sozinho e sem conhecimento. Busque capacitar-se e cerque-se de pessoas que entendam do assunto e possam lhe auxiliar. Desta forma, evita prejuízos.

Existe também o Tesouro Direto que trata de títulos públicos com risco baixo risco. Enfim, tem uma imensidão de opções por aí, como títulos privado, CDBs, LCs, LCIs, LCAs, etc. 

Imóveis para a locação também podem ser uma opção, desde que você não precise recorrer a um financiamento para adquiri-lo, considerando que os juros de financiamento ainda são muito altos no Brasil.

O importante é ter clareza do tamanho do investimento e do risco que deseja correr, e fazer seu dinheiro trabalhar para você.

3 – Revisões constantes 

Como a vida é longa, e passamos por altos e baixos é primordial que seu planejamento passe por revisões, a fim de alinhar estratégias para atingir seu objetivo financeiro.

4 – Foco

Como todo planejamento, é necessário foco e disciplina, para no futuro poder colher bons frutos.

Afinal, se vamos viver 1/3 de nossas vidas aposentados, precisamos nos reinventar de todas as formas seja, física, financeira e emocionalmente.

Quer organizar seu ciclo pós-carreira ou estender o mesmo com robustez, mas não sabe como? acesse nossa página Trilha Longeva e fale com um de nossos especialistas agora mesmo.  

 

Autor (a): Fernanda Minniti Mançano

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente