Blog

Dicas para melhorar sua motivação pessoal: são infalíveis para o sucesso!

Encontrar uma oportunidade de emprego não é tão fácil. É comum que as pessoas fiquem desmotivadas por nada acontecer e também, pelas possíveis rejeições sofridas em processos seletivos. 

Esse é o seu caso? Saiba que a automotivação é um “ingrediente” essencial para o sucesso. Por mais que não exista nenhuma receita com garantia de resultados, ou melhor, um padrão definido para todos os casos, confiar em si inspira e pode te ajudar a progredir! 

Pensando em te ajudar, principalmente nesse momento de isolamento social e redução nas vagas de emprego disponíveis em diversos segmentos, nós da Trilha Carreira separamos algumas dicas que podem ajudar a manter sua motivação e desempenho de trabalho sempre em alta. 

Acredite! Não é momento de desistir. Pode parecer que tudo está parado, que nada vai acontecer. Mas essa é a hora de investir em você e de preparar-se para as oportunidades que tendem a aparecer. 

 

Identifique o que te deixa animado e mais inspirado!

Para ter bom desempenho qualquer indivíduo depende muitas vezes de algo que inspire! Isso quer dizer que para manter um sentimento de motivação ao desempenhar tarefas rotineiras, você precisa estar inspirado. 

Sendo assim, podemos concluir que é fundamental procurar sempre novas maneiras de nos motivar ao longo da trajetória profissional – assim como os líderes e gestores de uma organização, que procuram maneiras de fazer com que suas equipes estejam sempre motivadas para garantir boa performance de um negócio como um todo e, consequentemente, ter vantagem competitiva diante dos demais concorrentes.

Algumas saídas para sentir mais motivação no horário de busca por trabalho e por inspiração são:

  • Ouvir música;
  • Fazer pausas para conversar com colegas de trabalho ou ligar para alguém próximo; 
  • Comer em intervalos (ainda mais quando as opções forem diferentes e saborosas); 
  • Entre outros. 

 

Busque ajuda e orientação profissional! O trabalho em equipe faz diferença

Muitas vezes desistimos após várias tentativas frustradas no processo seletivo.

A solução pode ser buscar suporte com profissionais especializados em recolocação profissional

Esse tipo de trabalho também é conhecido como outplacement e serve para apoiá-lo nas definições de estratégias de mercado e no processo de transição para a futura empresa. 

Procurando pelos serviços da Trilha, por exemplo, você poderá contar com: elaboração de currículo estratégico e atrativo, simulações de entrevista, dicas e técnicas para desenvolvimento profissional, para ampliação, fortalecimento de Networking e etc. 

 

Cuide de você: seja ativo e trabalhe a mente

É mais desafiador ter motivação em uma área da vida quando as outras estão paradas também. 

Sendo assim, enquanto você procura trabalho, não se esqueça dos outros pilares de sua empregabilidade como por exemplo: saúde mental, financeira, corpo e espiritualidade. Estes pilares, quando equilibrados com suas estratégias de transição, certamente lhe trarão melhores resultados.

Lembre-se: O destaque sempre vai para os candidatos que exalam confiança, autocontrole e bem estar! 

 

Tenha um plano de carreira!

É comum que as pessoas fiquem infelizes enquanto estão trabalhando ou quando estão em transição.

Essa é a consequência direta de não traçar um planejamento de carreira profissional! 

Portanto, não terceirize sua carreira para o seu empregador. Você deve ser o protagonista de seus projetos e administrar no curto, médio e longo prazo os cenários de sua empregabilidade.

O primeiro passo é realizar uma avaliação de suas competências técnicas e comportamentais, (aqui uma consultoria como a Trilha poderá te ajudar). Com isso, ficará claro quais são suas grandes fortalezas profissionais e seus principais “gaps” a serem desenvolvidos.

Após o mapeamento, você poderá projetar com mais propriedade, os cenários ideais de recolocação, considerando empresas que tenham sinergia com seu perfil e consequentemente traçar uma melhor “rota” para sua carreira, conseguindo melhores resultados.