Blog

Como o RH pode acelerar o desenvolvimento organizacional de uma empresa (DHO)

Toda empresa quer ser bem sucedida e se consolidar no mercado. Mas, como garantir que esses objetivos sejam alcançados? Infelizmente, não há uma receita mágica de como fazer isso acontecer. No entanto, há algumas práticas que podem ajudar as empresas a manter um ritmo constante de crescimento, como a do desenvolvimento organizacional.

Essa é uma estratégia que tem como objetivo fazer com que a organização acompanhe as mudanças e tendências do mercado e fatores internos para manter seu bom funcionamento.

Com essa estratégia, os líderes e profissionais de RH devem fazer uma análise dos fatores internos e externos para disseminar os valores e a cultura da organização. 

Com isso, ela se manterá atualizada, preparada para adversidades externas e bem estruturada para superar os desafios internos.

Mais do que apenas contratar pessoas e demiti-las, quando necessário, a área de RH é responsável por uma série de atividades que contribuem para o crescimento estratégico da organização.

Sem esse olhar estratégico sobre os funcionários, é pouco provável que o negócio deslanche no mercado. Por isso, confira a seguir como a área de Recursos Humanos é fundamental para acelerar o desenvolvimento organizacional das empresas e a colocar essa metodologia em prática.

Acompanhe!

Como o RH pode acelerar o crescimento e desenvolvimento de uma empresa?

Em muitas empresas de pequeno, médio e grande porte, a área de Recursos Humanos é enxuta. Contudo, com o avanço do mercado e alta competitividade, cada vez mais, o mundo corporativo exige que o RH seja um departamento estratégico. 

Mais do que realizar folhas de pagamento, controle de ponto e processos seletivos, a área se torna responsável por criar uma cultura organizacional forte o suficiente na empresa para que ela contribua com o crescimento do negócio. 

O desenvolvimento organizacional indica que as empresas devem considerar dois fatores para ter sucesso: os externos (economia, crises, tendências do mercado, etc) e os internos (estrutura da organização, colaboradores, entre outros).

Desta forma, o RH atua em ambos os fatores. A área deve se antecipar às tendências e prever mudanças necessárias em relação ao quadro de colaboradores, clima organizacional, regras, normas, valores e muito mais.

Nos fatores internos, o RH é ainda mais importante. Além de gerenciar os colaboradores, atualmente, uma das tendências mais eficientes é a capacitação dos profissionais que atuam na empresa.

Afinal, todo negócio é feito por pessoas e sem elas, não há funcionamento, lucro e tampouco sucesso. Além de propor melhorias para o desempenho das equipes, fluxo de trabalho e proporcionar um ótimo clima organizacional que engaje o colaborador, a área de Recursos Humanos deve ser responsável por promover o desenvolvimento dos colaboradores (treinamentos, cursos e outros). 

Essa é uma ferramenta que pode levar toda e qualquer empresa ao sucesso – quando somado a outros fatores, é claro. Entenda a importância!

Importância dos treinamentos para o desenvolvimento organizacional

Muitas empresas não dão a devida importância aos treinamentos de equipes. São poucas as que realmente dedicam tempo e investimento na capacitação dos colaboradores.

Além de contratar talentos e pessoas qualificadas, as empresas devem investir nos treinamentos para melhorar produtividade, inserir novas ferramentas, otimizar o fluxo de trabalho e atualizar os profissionais de algumas tendências do mercado.

Existem diversos tipos de treinamentos, cada um com seus objetivos e abordagens. Há momentos de capacitação apenas para engajar o colaborador, outros para ensinar uma nova técnica de trabalho, entre tantos outros.

Como resultado, eles aumentam a produtividade, vestem a camisa da empresa e dão o seu melhor para o crescimento da organização. Valorizar os profissionais não é mais um diferencial, é uma obrigação atualmente.

É o melhor caminho para manter um ritmo de crescimento. Lembre-se: bons colaboradores, trazem ótimos resultados. Contribua para o desenvolvimento deles e estará investindo no futuro da empresa.

A área de RH deve ter esse olhar estratégico e saber como aplicá-lo da melhor forma – não esporadicamente, mas sim, no dia a dia da organização.

Como realizar treinamentos para equipes?

A área de RH pode traçar diversas estratégias: escolher gestores para proporcionar um treinamento aos colaboradores, trazer alguma personalidade famosa na área em questão, além é claro, da alternativa mais eficiente e prática, a contratação de uma empresa especializada.

Com a Trilha Carreira Interativa, por exemplo, você contrata um time qualificado, com experiência e conhecimento para realizar treinamentos eficientes e realmente vantajosos para a empresa.

Contribuímos estrategicamente para o crescimento e desenvolvimento organizacional. Ao nos contratar, buscaremos entender as necessidades dos colaboradores e realizar treinamentos que realmente vão ajudá-los.

Além disso, entregamos praticidade e eficiência que toda empresa precisa. Conte com a gente, entre em contato!

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente