Blog

Como implementar outplacement na sua empresa

Dentre tantas tarefas, a área de Recursos Humanos é responsável pelo desligamento de colaboradores. Independentemente do motivo, este momento é sempre delicado para ambas as partes. A demissão pode impactar a estrutura funcional da empresa e a sua imagem – caso não seja feita da forma correta.

Para o colaborador, o impacto é ainda maior, podendo ficar fragilizado, estressado e ainda tendo que lidar com as incertezas sobre seu futuro. 

Por isso, muitas organizações estão buscando formas de humanizar esses processos. É então que entra o que chamamos de outplacement, uma abordagem que visa tornar as demissões menos traumáticas e também ajuda o colaborador que certamente precisará se reerguer para conseguir novas oportunidades. 

Conheça mais a fundo essa abordagem!

Outplacement: o que é? 

O outplacement surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 60. Contudo, popularizou-se, principalmente, após os anos 90. Ao longo dos anos, foi percebido que essa metodologia é vantajosa para todas as partes, trazendo resultados positivos tanto para as empresas quanto para os colaboradores.

Ao implementar essa técnica, as empresas conseguem realizar demissões mais humanizadas, reduzem processos trabalhistas, evitam causar problemas à imagem da marca, ganham respeito de seus colaboradores, contribuem para que as pessoas demitidas consigam continuar suas carreiras, dentre outros benefícios.

E para o colaborador as vantagens são claras: um apoio profissional em diversas áreas e a recolocação no mercado de trabalho. Contudo, para colocar o outplacement em prática, algumas empresas optam por contratar uma prestadora de serviços especializada nesse segmento. 

Saiba mais!

Outplacement para empresas: como funciona? Quais são as vantagens?

Outplacement é um conceito que torna as demissões mais leves e harmoniosas. O intuito, além de ajudar os colaboradores, é fazer com que esse momento não seja de medo, ansiedade e/ou desespero. 

Esse termo refere-se a uma solução planejada por profissionais qualificados com o objetivo de conduzir processos de demissão com empatia e respeito – o que é conhecido como demissão humanizada.

Como funciona? Todo o processo visa ajudar o colaborador a se reorganizar e atingir novas metas em sua carreira. O primeiro passo é oferecer apoio psicológico para que o mesmo saiba lidar com a demissão da melhor forma e também identifique seus próximos objetivos. 

Neste momento muitos descobrem que, na verdade, querem mudar de área (transição de carreira) ou abrir a própria empresa, seguir caminhos diferentes daquele que estava sendo trilhado. Com isso em mente, o próximo passo é oferecer o apoio de orientadores e profissionais especializados para traçar um novo plano de carreira para o colaborador.

Ou seja, em um trabalho conjunto, o profissional e a equipe especializada entenderão o que é preciso para atingir determinada meta. Um curso? Aprender uma nova habilidade? Melhorar o networking? Existem diversas possibilidades.

Com o plano em mente, é hora de começar a agir. É neste momento que o colaborador recebe orientações de bons cursos, treinamentos, o seu currículo é otimizado, passa por algumas aulas sobre como lidar com entrevistas de emprego, entre outras atividades importantes.

Desta forma, o profissional volta ao mercado mais preparado para não só conseguir aproveitar as novas oportunidades, mas também conduzir uma carreira de sucesso. 

Algumas empresas optam por começar o outplacement antes mesmo da demissão para encontrar a melhor forma de dar a notícia. Então, é um serviço moldável, que atende às necessidades de cada corporação, trazendo benefícios personalizados para todas as partes envolvidas.

E quanto as empresas?

A empresa que deseja aplicar essa abordagem no seu dia a dia pode melhorar o clima organizacional, já que os colaboradores se sentem mais importantes e apoiados durante seu período de trabalho – como de fato merecem.

Essa metodologia também favorece a redução do número de processos trabalhistas, porque presta apoio ao colaborador mesmo após o seu desligamento. 

Tem mais! Os valores institucionais são reforçados e o impacto da demissão na equipe que ainda continuará trabalhando na organização é minimizado. A imagem da corporação também se mantém positiva no mercado, o que é imprescindível atualmente.

Como colocar em prática o outplacement para empresas?

Empresas que querem colocar essa abordagem em prática devem contratar uma organização especializada em outplacement e outras soluções de Recursos Humanos – como a Trilha Carreira.

Dessa forma, contará com uma equipe especializada para dar um suporte profissional e emocional ao colaborador. Isso porque a equipe precisa ser multidisciplinar para dar um apoio amplo e completo para cada colaborador. 

Nada melhor do que contar com pessoas que realmente sabem o que precisam fazer para prestar todo apoio necessário neste momento delicado.

Conte com a Trilha Carreira

Na Trilha Carreira Interativa nós disponibilizamos o programa de ouplacement completo. Durante a condução de nossos projetos de transição de carreira e desenvolvimento profissional, tanto para pessoas físicas quanto para organizações, conseguimos: apoiar os processos de avaliação de competências, estruturar plano de demissão responsável, além de atuar diretamente nos projetos de marca empregadora (Employer Branding) e cultura.

Outras questões importantes que não esquecemos de trabalhar com todos que nos procuram é a auto confiança e empoderamento profissional. Somos a melhor opção para ajudar pessoas que precisam ingressar no mercado de trabalho rapidamente.

Com ética, transparência e competência, nós podemos ajudar a sua empresa em diversos momentos, inclusive processos de demissões humanizadas. Acesse nosso site e confira!

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente