Blog

Coaching de carreira: tudo que você precisa saber na hora de escolher um coach

O sucesso profissional não acontece de uma hora para a outra. Além de anos de estudo e dedicação, é preciso desenvolver habilidades que são indispensáveis para uma boa trajetória de carreira – como inteligência emocional e desenvolvimento de metas.

Nem tudo pode ser resolvido com estudos teóricos e contar com um profissional especializado pode fazer toda a diferença. 

Por isso, os coaches de carreira se tornaram cada vez mais populares e requisitados. Afinal, o mercado de trabalho está mais e mais competitivo e quem quer se destacar precisa estar preparado.

Mas o que de fato faz um coach de carreira, quem pode se beneficiar desse tipo de serviço e o que é necessário saber para não cair em golpes? Vem com a Trilha Carreira Interativa que explicaremos tudo que você precisa saber.

O que é coaching de carreira?

Basicamente, um coach de carreiras é um profissional especializado em auxiliar outros profissionais a identificarem as lacunas em seu desenvolvimento de carreira e a traçar metas e objetivos que visem preencher esses espaços. 

A ideia é que, por meio desse trabalho desenvolvido entre o coach – treinador – e o coachee – quem contratou o serviço e está sendo treinado – seja possível enxergar novas possibilidades para a carreira que já está consolidada ou para aquela que apenas está começando. 

O atendimento geralmente funciona por meio de sessões, que podem ter intervalo de tempo variado, dependendo da necessidade e das agendas dos envolvidos. O mais comum é que sejam semanais, quinzenais ou mensais.

Em cada um desses encontros, é feito um diagnóstico sobre o momento de carreira do profissional, a fim de apurar seus pontos fracos e fortes e definir o objetivo almejado. Em seguida, o coach traçará metas que devem ser cumpridas para que o objetivo seja alcançado.

É muito importante que haja respeito, empatia e identificação neste processo, já que o coach deve desenvolver uma estratégia que faça sentido para a pessoa que está sendo treinada.

Assim, o profissional que trabalha desenvolvendo pessoas e carreiras deve ter a habilidade de ser um bom ouvinte, identificando dificuldades, problemas e preferências do cliente. 

Por isso, ao contratar um programa de coaching, fique atento a sinais e comportamentos que possam indicar que o profissional escolhido não está disposto a entender suas reais necessidades.

Quando falamos de carreira, os sonhos e desejos são muito pessoais e não faz sentido contar com alguém que não respeite sua trajetória.

Com as metas traçadas, o próximo passo fica por conta do coachee. Para que o processo tenha sucesso, é necessário colocar o que foi discutido e levantado na prática. 

Após os encontros, tente implementar o máximo de novas práticas possíveis no seu cotidiano. Desse modo, o retorno esperado virá mais fácil e você se sentirá mais satisfeito.

Depois de posto em prática o plano de metas, é agendada nova sessão, na qual haverá avaliação de resultados, levantamento de novas questões e traço de novo plano. Esse processo pode se repetir várias vezes, tudo depende de suas necessidades. 

É importante ressaltar a corresponsabilidade do coachee, que deve estar empenhado em passar por esse processo de mudança, que nem sempre é fácil. Afinal, assim como em todo aprendizado, é preciso treino além da teoria. 

Vale reforçar e esclarecer também que o coaching não é mentoria! Muitas pessoas ainda confundem esses termos.

Quem pode contratar serviços de coaching de carreira?

Qualquer pessoa que tenha como objetivo atingir metas profissionais, mudar seu patamar dentro ou fora da empresa, se destacar no mercado ou fazer uma transição de carreira. 

Isso porque esse tipo de treinador auxilia, em primeiro lugar, na melhoria de sua autoestima profissional, primeiro passo para todos os outros. Com ele, você vai aprender a realçar qualidades, melhorar a comunicação e mudar posturas que podem ser prejudiciais para sua imagem.

O coaching também pode ser muito benéfico para empreendedores que desejam consolidar a imagem de uma marca ou produto no mercado no qual atuam e para empresas que queiram capacitar seus colaboradores.

Quais cuidados devo ter para evitar impostores?

Nos últimos anos, houve um verdadeiro “boom” na procura por coaches dos mais diversos tipos – carreira, investimento, emagrecimento, autoestima, entre outros. 

Com isso, mais e mais pessoas passaram a usar conhecimentos técnicos e teóricos para prestar mentorias para outros profissionais ou empresas, se autodenominando coaches. 

Ao mesmo tempo em que este movimento é interessante para analisarmos o quanto as pessoas estão dispostas a investir em si mesmas e em suas carreiras, é necessário estar atento para não cair na lábia de charlatões. 

Além do investimento financeiro, há dispêndio de tempo no processo de coaching e nada pior do que descobrir que ambos os gastos foram à toa. 

Como dissemos anteriormente, é muito importante estar alinhado com o profissional contratado para que as estratégias façam sentido na sua vida. 

Além disso, busque referências sobre aquela pessoa, sobre onde trabalhou, quais cursos fez, depoimentos de outros profissionais que tenham feito mentoria com ela, entre outros pontos que podem te ajudar a identificar uma cilada. 

Também fuja de profissionais que prometem soluções milagrosas, enriquecimento e promoções rápidas ou qualquer outra conversa que não faça sentido no mundo corporativo real. O progresso leva tempo, e nenhuma promessa mirabolante pode mudar isso. 

Por fim, também evite coaches que tentem atuar como psicólogos sem ter formação para isso. O papel do treinador é ajudar você a enxergar déficits e pontos fortes, que podem ser utilizados para encontrar soluções para seu futuro profissional. 

Um bom coach não vai tentar te curar de traumas do passado, mas mostrar o que é possível aprender com eles e identificar o que poderia ter sido feito diferente para que situações como essas não se repitam.

Para não se deixar enganar, conte sempre com empresas especializadas, como a Trilha Carreira Interativa! Nossos profissionais são altamente qualificados e de confiança para que você tenha toda tranquilidade de que o processo valerá a pena.

Trabalhamos com programas de planejamento, treinamento e desenvolvimento pessoal, com metodologias exclusivas e trilhas para empresas e profissionais, com resultados excelentes e atendimento personalizado. 

Visite nosso site e saiba mais!

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente