Blog

Entenda como o coaching de carreira pode ajudar jovens na busca pelo primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego é um desafio que a maioria das pessoas precisam enfrentar em algum momento da vida. É um período de mudanças, medos, incerteza e insegurança, ainda mais quando se trata de jovens que estão iniciando a carreira. 

Isso porque não há um passo a passo de como desbravar o mercado e as oportunidades de trabalho também não. Tampouco um manual de boas-vindas para os jovens que estão iniciando sua vida profissional.

O resultado disso é um mercado cheio de marinheiros de primeira viagem que estão perdidos na hora de procurar o primeiro emprego, sem entender qual caminho seguir e como escolher boas oportunidades. 

Muitas vezes já são jovens com o diploma em mãos, mas que não sabem como se portar, o que falar, sem planos e metas, entre outras dificuldades – as quais são totalmente comuns! 

É neste ponto que o coaching entra na vida desses jovens. 

Essa técnica vem se destacando no mercado por ser uma ótima ferramenta para pessoas que estão em busca do primeiro emprego.

É uma forma de prepará-los para o mercado e fazer com que eles entendam quais seus objetivos profissionais, metas e qual o melhor caminho seguir. 

Em um momento cheio de incertezas, o coaching trabalha para dar confiança e segurança aos jovens.

Embora muitos não tenham familiaridade em relação ao coaching de carreira, é uma técnica poderosa para a vida pessoal e profissional das pessoas. 

A seguir, entenda como o método é uma ferramenta importante para jovens que estão iniciando a sua carreira. Confira como a abordagem funciona e os objetivos do coaching nestes casos.

Entenda como o coaching pode ajudar

O que é coaching? Esse termo refere-se a uma forma de desenvolvimento pessoal e profissional em que o coach ajuda o futuro profissional a definir e atingir um objetivo específico por meio de treinamento e orientação.

O coach é quem aplica as técnicas do coaching e o coachee quem recebe a orientação. Apenas com essas informações já conseguimos perceber que essa pode ser a ferramenta ideal para jovens em busca do primeiro emprego.

O coaching usa técnicas de autoconhecimento, comunicação e treinamento para ajudar o jovem a descobrir quais são seus pontos fracos e fortes, suas habilidades e principais competências.

O coach também faz com que o coachee consiga definir seus objetivos e, com isso, faça boas escolhas no mercado de trabalho e trilhe um caminho de sucesso – além de treiná-lo para que saiba desenvolver-se no ambiente de trabalho. 

Portanto, se está pensando em conseguir uma boa orientação para o seu primeiro emprego ou deseja se preparar melhor para participar de programas profissionais (como o de trainee), vale à pena procurar um coach de qualidade.

Entenda como o coaching de carreira é feito nesses casos!

Como o coaching funciona para jovens?

Como dissemos, o coaching é um processo que vai ajudar o jovem a fazer boas escolhas e orientar decisões importantes da vida dele. 

O coach provoca ao profissional a pensar, executar e refletir na definição de suas competências, objetivos e estratégias. Isto é, faz com que o jovem conheça as suas forças, fraquezas, supere as suas crenças limitantes e defina metas condizentes com suas habilidades e desejos. 

Qual o poder disso?

As crenças limitantes, por exemplo, são aquelas velhas afirmações que fazemos a nosso respeito como se fossem verdadeiras. Exemplo:  sou tímido, inseguro, não estou pronto, não consigo fazer isso, acho que não vou conseguir, entre outros.

O problema é que pensamos tudo isso sem nenhuma base lógica e acabamos acreditando nessas afirmações, nos apoiando nelas por toda a vida. 

O coach, portanto, faz com que o futuro profissional descubra quais são as suas crenças limitantes e acabe com elas.

Tudo isso é feito através do chamado método socrático de questionamentos e reflexões. 

Quando o coaching é voltado para o primeiro emprego, além de tudo que já foi dito, a técnica prepara o profissional em outros aspectos, como:

  • Elaboração de um currículo apropriado;
  • Como se comportar em entrevistas e processos seletivos;
  • Como devemos nos comunicar com os nossos interlocutores;
  • Como agir em dinâmicas de grupo e outros.

Isto é, o coaching atua em todas as áreas que o jovem precisa para se preparar para o mercado de trabalho. E melhor: o coaching ajuda o futuro profissional a definir objetivos e alcançá-los com sucesso, o mais rápido possível.

Basicamente, o coaching é feito por meio de encontros entre o coach e o  coachee, o qual pode ser presencial ou online. São sessões com datas e períodos pré-estabelecidos, combinados entre as partes.

Nesses encontros, todas as técnicas são aplicadas durante a sessão para que o coachee chegue nas respostas durante o encontro ou ao longo dos dias, enquanto reflete sobre o assunto.

Como começar a fazer coaching?

O coaching é uma ferramenta poderosa para jovens que estão iniciando a carreira para que se encontrem e tracem um caminho de sucesso por toda a sua vida profissional.

Os efeitos do desenvolvimento profissional podem ser sentidos, inclusive, na vida pessoal do jovem. De qualquer forma, tudo isso só é possível se o futuro profissional encontrar um coach de qualidade.

O profissional precisa ser experiente e qualificado nas técnicas de coaching. Sendo assim, uma das melhores alternativas é procurar por empresas consolidadas no mercado que ofereçam esse serviço, como a Trilha Carreira Interativa.

Somos referência no mercado de desenvolvimento profissional e queremos ajudar jovens a construírem carreiras de sucesso por meio do coaching, mentoria profissional e outros diversos serviços. 

Quer trilhar um caminho de sucesso? Vale a pena conhecer o nosso site e verificar os serviços disponíveis. Contate agora mesmo um de nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo! 

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente