Blog

Busca por emprego: como se destacar mais em tempo de pandemia!

Diante de toda crise que enfrentamos no momento e as consequências que a paralisação do mercado pode causar, é comum que as pessoas tenham que buscar estratégias de adaptação enquanto procuram por emprego.

Sendo assim, se você quer se destacar na busca por emprego e procura por dicas que podem te ajudar a entender o que pode melhorar em seu perfil profissional, currículo ou comportamento durante as entrevistas, confira este vídeo com dicas disponibilizadas por Bruno Martins (CEO da Trilha Carreira Interativa): 

Não consegue assistir agora? Sem problemas. Você pode conferir o que foi abordado acompanhando este conteúdo! 

Saiba quais são as principais dicas para quem não quer perder tempo e conseguir a tão sonhada vaga – seja para um novo emprego estando desempregado (recolocação profissional) ou por motivos de transição de carreira.

 Conheça a visão de profissionais especialistas em recursos humanos!

 

Defina os resultados de sua carreira!

Profissionais de qualquer segmento tem histórias para contar e conseguem resultados diferentes ao longo do processo de cada função desempenhada! 

Portanto, é interessante que esses resultados únicos estejam definidos dentro da sua trajetória profissional descrita no currículo – o que fica ainda melhor quando é exemplificado e apresentado com números.  

Faça um auto-retrato dos seus resultados de carreira e certamente terá destaque na busca por emprego!

 

Seja sucinto! Currículos muito extensos correm o risco de descarte

Seu currículo deve ser simples, sucinto e objetivo. Não deve conter mais que 2 páginas!

Esse padrão já é trabalhado no mercado. Por isso, vale a pena revisar para saber se está tomando este cuidado.

Deve ser construído com tags (pontos-chave) e separado nos seguintes tópicos:

  • Formação acadêmica – instituições de ensino; 
  • Resumo de qualificações – resultados da carreira;
  • Trajetória profissional – tarefas e atividades que participou.

O currículo deve ser sua autobiografia, servindo como o retrato fidedigno do que você já fez em sua carreira. 

 

Trabalhe seu networking

Em paralelo com o seu currículo, existe a estratégia do poder de networking (relacionamento). Pesquisas conhecidas apresentam que 80% das contratações em São Paulo e no Brasil são feitas por recomendação. 

As indicações e reconhecimento de outros profissionais são imprescindíveis para ter sucesso em seu plano de carreira. Não adianta ter um currículo bem elaborado e assertivo se você não expande sua rede de contatos ou nunca se preocupou em trabalhar networking. É isso que vai validar o seu perfil!

 

Prepare-se para as entrevistas

É muito importante estar preparado para entrevistas, principalmente em tempos de pandemia onde esse processo é feito totalmente online! 

Por não ter um contato direto com a pessoa, é preciso tomar ainda mais cuidado com o que vestir, falar ou fazer durante a entrevista de emprego.

Aqui vai algumas dicas, tente usar cores de roupas claras no momento em que conversa com o recrutador, tome cuidado com os gestos e local em que vai estar durante o vídeo. Também esteja atento aos seus olhares, a colocação de palavras e apresentação dos seus resultados. 

O equilíbrio nesse momento é fundamental para ter sucesso na entrevista remota.