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As Soft Skills em destaque e como você pode desenvolvê-las

Para você alcançar o seu objetivo profissional, alavancar sua vida profissional e passar a dominar algumas habilidades, que chamamos de Soft Skills, você poderá se destacar, pois a capacidade de continuar aprendendo para se adaptar às mudanças tem sido classificada como a habilidade mais importante para o sucesso na carreira profissional.

Para que tenham ideia da dimensão e da importância sobre isso que estamos falando, durante o último Fórum Econômico Mundial, que é realizado todos os anos na Suíça para discutir e analisar as principais questões de interesse internacional, com a participação dos líderes mais importantes do mundo, foram abordados temas relacionados com as principais competências e habilidades que as empresas tem neste ano de 2020.

Claro que esta reunião aconteceu muito antes desta pandemia que estamos enfrentando mas o curioso é que durante esta reunião, empresários políticos, jornalistas, concordaram em um aspecto: precisamos ser melhores que as máquinas na única coisa em que elas jamais poderão ser melhores do que nós, que são as habilidades pessoais.

 

E o que são as habilidades interpessoais (Soft Skills)?

 

As Soft Skills são as habilidades pessoais que cada um de nós possuímos e que ajudam a aprimorar a capacidade do indivíduo de realizar um trabalho.

Este termo, muitas vezes está diretamente ligado a inteligência emocional, pois diferentemente das habilidades técnicas, que exemplificam a capacidade de uma pessoa de executar uma tarefa específica, as habilidades sociais são amplamente aplicáveis ​​em todos os cargos e setores.

Costumamos dizer que, embora as habilidades técnicas – Competências Profissionais (Hard Skills) te ajudem a conseguir uma entrevista de trabalho, são as habilidades pessoais que serão responsáveis por te ajudar a conseguir e manter o emprego.

 

Por que um mindset de crescimento profissional é importante?

 

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Um relatório da McKinsey & Company indicou que até 2030, cerca de 800 milhões de trabalhadores globais poderão perder seus empregos para robôs.

Assim, à medida que a tecnologia emergente ameaça eliminar tarefas que podem ser facilmente concluídas por meio de automação e máquinas, pessoas em todo o mundo deveriam estar cada vez mais focadas no desenvolvimento de uma habilidade pessoal.

É aqui que a importância de ter um mindset de crescimento se torna real: pessoas motivadas a alcançar níveis mais altos de realizações (em vez de se apegarem a um conjunto de competências profissionais – Hard Skills) aprendendo novas habilidades que não podem ser replicadas pela tecnologia futura são muito importantes, pois é isso que irá garantir mais sucesso.

Quando um funcionário com um alto nível de inteligência emocional possui boas habilidades de comunicação e habilidades interpessoais, é mais provável que seja capaz de articular claramente os objetivos e liderar uma equipe de maneira positiva.

Isso é especialmente importante para equipes multidisciplinares ou até mesmo aquelas que possuem pessoas de diferentes culturas ou localidades geográficas remotas.

Para empresas que investem fortemente no relacionamento com clientes, as Soft Skills acabam sendo uma maneira de garantir um relacionamento positivo entre cliente e empresa sem ter que estar reforçando a necessidade deste ponto através de treinamentos. 

 

Conheça em detalhes as Soft Skills mais valorizadas atualmente

 

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Nesta reunião que comentamos, que é realizada anualmente em Davos, foi criado um ranking com as habilidades mais requisitadas pelas empresas. Aqui queremos te contar um pouco mais sobre cada uma delas.

 

Tomada de decisão e resolução de problemas complexos

Primeiramente, falhas, problemas no meio do caminho e obstáculos fazem parte do nosso dia a dia no mundo do trabalho.

A capacidade de usar seu conhecimento para encontrar respostas para problemas urgentes e formular soluções viáveis demonstrará que você pode lidar com elas e de quebra, se destacar em seu trabalho.

Portanto, esta é uma das habilidades mais valorizadas nas pessoas atualmente, porque uma das necessidades básicas das empresas é conseguir melhorar os processos e ter funcionários aptos para tomadas de decisão.

Ao fazer isso, as organizações buscam reduzir o estresse, aumentar a produtividade e, até a reduzir a carga de trabalho dos funcionários, para que possam se concentrar nas tarefas que são realmente importantes e com isso atingir as metas.

 

Gestão de pessoas, coordenação de equipe e foco no atendimento e serviços

Claro que as principais competências estão relacionadas entre si, afinal, são habilidades complementares.

Existem três habilidades essenciais:

  • Gerenciamento de pessoas,
  • Coordenar equipes e
  • Orientação para prestação de serviços.

Todas estão diretamente ligadas a hábitos de eficiência, pois contribuem para a melhoria dos processos de tomada de decisão e a interação com todos os membros de uma equipe dentro de uma estrutura organizacional.

A maioria dos funcionários que fazem parte de uma equipe precisam colaborar com outros funcionários.

Você até pode preferir trabalhar sozinho, mas é importante demonstrar que entende e que aprecia o valor de unir forças e trabalhar em parceria com outras pessoas para atingir os objetivos da empresa.

A base para o desenvolvimento bem-sucedido dessas habilidades é estabelecer objetivos significativos e saber explicar às pessoas o que se espera delas. E dar a eles as ferramentas necessárias para realizá-lo.

 

Inteligência emocional, criatividade, comunicação e negociação

Antes mesmo de resolver um problema, é necessário identificar o que está acontecendo e por que aconteceu.

A inteligência emocional é uma habilidade que nos ajuda a gerenciar a interação com os membros da nossa equipe, para resolver conflitos de forma eficiente e da forma correta.

Por este motivo a comunicação é uma forte aliada.

Como resultado, a comunicação bem-sucedida envolve cinco componentes:

  • A sua capacidade de falar de forma clara e concisa. 
  • A capacidade de projetar linguagem corporal positiva e expressões faciais.
  • Comunicação auditiva é a capacidade de ouvir e realmente ouvir o que os outros estão dizendo.
  • A comunicação por escrito refere-se à sua habilidade na composição de mensagens de texto, relatórios e outros tipos de documentos.
  • A comunicação visual envolve sua capacidade de transmitir informações usando imagens e outros recursos visuais.

Promover a comunicação e a criatividade durante uma negociação permite identificar e gerar alternativas, propor soluções, visualizar as realizações que podem ser alcançadas etc.

Todas essas são habilidades que podem ser adquiridas através da prática e de treinamentos.

 

Flexibilidade cognitiva, pensamento crítico

Contudo, a capacidade por adaptar-se à mudanças é uma das habilidades que aparecem na lista de Davos por meio da flexibilidade cognitiva.

Essa capacidade, juntamente com o desenvolvimento do pensamento crítico, é fundamental para a sobrevivência de qualquer empresa no futuro.

A adaptação é uma realidade em constante mudança!

Trata-se de saber como tomar as decisões mais eficazes de acordo com as circunstâncias. Afinal de contas, hoje em dia as empresas precisam mudar à velocidade da luz para permanecerem competitivas.

Então, eles querem trabalhadores que também possam mudar de direção, conforme necessário. 

 

Como desenvolver as Soft Skills

 

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Dessa forma, chegou a hora de traçar um plano de ação para as melhorias que suportem seu plano de negócios.

Como as habilidades sociais abrangem uma categoria relativamente grande, existem várias maneiras de desenvolver ou aprimorar essas habilidades:

  • Considere trabalhar com um mentor que possa fornecer feedback e modelar as suas próprias habilidades.
  • Se o seu foco é melhorar a comunicação, cursos em assuntos como falar em público podem ser úteis.
  • Procure um curso de especialização que possa ajudá-lo a desenvolver diversas habilidades aplicadas ao seu conhecimento técnico.
  • Embora possa parecer simples, não subestime o efeito de positividade e otimismo.
  • A maioria das habilidades sociais é reforçada pela confiança e prejudicada pela ansiedade, insegurança e negatividade.
  • Mudar sua mentalidade para ver o positivo em situações pode ter um impacto significativo na maneira como você interage com outras pessoas.

Uma vez que vocês já conhecem as habilidades mais requisitadas, sabem que elas são capazes de influenciar diretamente sua capacidade de fazer uma ótima apresentação e comunicar-se de maneira eficaz. 

Em nosso processo de coaching baseado nas descobertas da psicologia positiva, você se torna capaz de dar ênfase justamente destas forças que possui e com isso ter um aumento de resultados positivos individuais.

Entretanto, as emoções positivas potencializam tanto a resiliência física quanto a afetiva e cognitiva, trazendo resultados tangíveis nas empresas, tais como:

  • aumento da produtividade,
  • performance organizacional,
  • redução do absenteísmo,
  • flexibilidade criativa e cognitiva e
  • melhora na cooperação e colaboração.

Venha conhecer mais sobre o Trilha Coaching!

 

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