Blog

Âncoras de carreira: saiba o que é essa ferramenta e como pode te ajudar profissionalmente!

O que te faz levantar todas as manhãs para trabalhar? Você já pensou nisso?

É muito comum ouvir pessoas dizendo que trabalham para quitar suas dívidas, sustentar a família enfim…. Mas você está feliz com a sua carreira? O que realmente te motiva?

Quando jovens, idealizamos um cenário do futuro, uma linda casa, uma bela família e para acompanhar um animal de estimação. Mas você parou para pensar que para chegar aos nossos objetivos é preciso estipular metas a nós mesmos e um planejamento de carreira bem estruturado?

Pensando nisso, gostaríamos de citar uma ferramenta muito útil que ajudará no seu autoconhecimento e desenvolvimento profissional chamado âncoras de carreira

Acompanhe o texto a seguir, pois será discutido desde sua origem até a sua aplicação na prática.

 

Origem do âncoras

O grande criador deste instrumento foi Edgar Schein, PhD em psicologia social pela Universidade de Harvard.

Para Schein, o âncoras de carreira representa uma forma de descoberta de si mesmo, o que evidencia nos objetivos reais das pessoas em relação ao trabalho, explicando suas motivações e ideais.

Este teste foi criado a partir de uma pesquisa com estudantes a respeito de seus interesses escolares na década de 60. A partir daí, foram coletados novos dados com as mesmas pessoas conforme o desenvolvimento de suas carreiras o que gerou grandes resultados.

 

Percepção de si mesmo

Existe um fator muito interessante neste teste que é a capacidade que o indivíduo tem em saber quem ele é.

É muito comum que as pessoas não conheçam a si mesmas, o que pode impactar no atingimento de suas metas. Mas o que realmente implica em suas realizações? 

O âncoras de carreira proporciona uma grande descoberta dos principais pilares que sustenta com maior força o caminho profissional de uma pessoa. 

São eles:

  • autonomia;
  • segurança;
  • competência técnico-funcional;
  • competência administrativa geral;
  • criatividade empreendedora;
  • dedicação a uma causa;
  • desafio puro;
  • estilo de vida.

Essas competências representam percepções de carreira, motivos e valores.

Sabendo realmente quais são suas principais âncoras, ficará mais fácil identificar em que ponto você é fundamental e qual estará disposto a melhorar.

 

Como podemos te ajudar?

O teste contém 40 perguntas e para otimizar os resultados aconselhamos que responda em um ambiente sem ruídos. A Trilha Carreira utiliza o instrumento como parte da metodologia de planejamento de carreira em seus projetos.

Neste mês de Junho, a Trilha disponibilizará uma mentoria gratuita com base no âncoras de carreira. 

Se você ficou interessado nesta proposta, nos envie uma mensagem através do formulário e um de nossos consultores atenderá seu pedido.