Blog

A covid-19 tornou o outplacement ainda mais importante para as empresas: entenda!

Outplacement é um serviço para fazer um programa de  demissão humanizada. Com este processo a empresa presta o apoio necessário para que os colaboradores desligados consigam ter uma recolocação profissional mais rápida e assertiva. Com a pandemia ocasionada pela disseminação do COVID-19, essa abordagem tornou-se ainda mais necessária. 

Aqui no Brasil esta crise começou em março de 2020 e ainda persiste ao longo de 2021. Infelizmente tal imprevisto afetou diversos setores sociais, econômicos e também o mercado de trabalho. 

É certo que o impacto mais preocupante foi e continua sendo a saúde da população. Mas o desemprego é um dos transtornos que foi potencializado neste período.

De acordo com dados do IBGE, 34,6% das empresas brasileiras demitiram colaboradores por causa da pandemia até agosto de 2020 (cerca de 5 meses depois do surgimento dos primeiros casos da doença no país).

Traduzindo em números, isto significa que 948,8 mil empresas – das  2,74 milhões que permaneciam em funcionamento até 15 de junho de 2020 – precisaram demitir seus colaboradores.

Com o isolamento social e crise econômica, as empresas que não conseguiam funcionar em home office (como comércios locais, por exemplo), tiveram que parar suas atividades do dia pra noite. Com isso, ficou inviável manter o salário dos colaboradores.

A crise gerou uma bola de neve e vimos o desemprego bater à porta no pior momento possível. 

É claro que as empresas que não queriam demitir seus colaboradores, mas muitas precisavam. Sabendo que o desligamento pode ser um momento traumático para os profissionais e considerando a gravidade da situação histórica enfrentada, o outplacement começou a ser cada vez mais presente nas organizações.

A seguir, entenda o que é este conceito e como o outplacement funciona dentro de empresas, independente de porte ou segmento. 

Saiba mais sobre demissões humanizadas e como essa abordagem impacta positivamente a imagem corporativa.

Outplacement: saiba tudo sobre este conceito 

Uma demissão inesperada nunca é bem-vinda para colaboradores. Com essa notícia vem as preocupações, medos, insegurança e ansiedade. Todas essas reações são compreensíveis, porque as pessoas dependem do emprego para pagar suas contas e viver – ainda mais para pessoas que sustentam famílias e têm dependentes. 

Para tornar este momento menos doloroso, as empresas precisam adotar conceitos como o da demissão humanizada.

Essa abordagem traz uma série de atitudes para fazer com que este tipo de situação seja mais leve e provoque menos sentimentos negativos nas pessoas.

O outplacement funciona nessa mesma linha, proporcionando aquilo que o colaborador precisa para lidar com o desligamento e também tenha condições de se reerguer profissionalmente.

Em crises como a que enfrentamos com a pandemia, muitas vezes, a organização demite por questões financeiras e não necessariamente porque o profissional errou, ou não combina mais com os valores da corporação. Não há nada de errado com sua forma de atuação.

Isso torna a demissão uma ocasião dolorosa para ambos os lados – tanto para o empregador que precisa fazer o desligamento quanto para o profissional demitido, que passa a estar em busca da recolocação profissional

Outplacement, então, é a saída para demonstrar que a organização ainda se importa com a pessoa e quer ajudá-la. Essa atitude é totalmente conveniente e coerente, tendo em vista que tratar um colaborador com respeito é um dever das empresas (antes e depois de prestarem serviço). Confira, a seguir, como o outplacement funciona!

Saiba mais sobre o outplacement

Outplacement visa ajudar os colaboradores no momento da demissão e tudo que vem em sequência. 

Segundo este conceito, o desligamento deve ser planejado e explicado para o profissional, o qual deve receber também uma explicação sobre os seus direitos e próximos passos. É depois disso que o outplacement realmente começa. 

Essa abordagem faz com que a empresa ofereça um apoio psicológico e profissional para os colaboradores desligados. 

Sendo assim, no primeiro momento a pessoa será acompanhada por um profissional especialista em psicologia para aprender a administrar suas emoções e também decidir quais serão as metas dali em diante – o que é plausível, já que o profissional pode querer mudar de área, abrir o próprio negócio, concorrer a uma vaga específica, entre outros objetivos. 

Identificando qual é a melhor opção para tal fase da vida, a pessoa receberá um apoio profissional completo.

Nessa etapa será analisado: o currículo, habilidades, pontos fortes e fracos, simulação de entrevista, networking entre outras atividades. 

Desta forma, o profissional em questão será preparado para enfrentar novamente o mercado e estará apto para se sair bem em processos seletivos  quando surgir uma oportunidade.

A pessoa é direcionada para cursos, palestras, workshops e aulas que possam ajudar em seu desenvolvimento profissional e aumentar sua rede de networking. 

O profissional realmente recebe um apoio para que consiga a recolocação no mercado de trabalho o quanto antes.

Como fazer outplacement

Por ser um conceito novo, muitos não sabem como realizar essa abordagem. Outros não têm tempo ou “braços” para colocar esse método em prática.

Felizmente, existem algumas opções para fazer Outplacement.

A sua empresa pode contratar uma equipe especializada neste conceito, como a Trilha Carreira, que tem toda a estrutura necessária para treinar equipes que vão conduzir o processo de outplacement.

Como a Trilha Carreira pode te ajudar?

A Trilha Carreira Interativa conta com serviços que apoiam as organizações em todas as suas estratégias, processos de mudanças e implementações de novas abordagens. 

Para isso, estamos dispostos a estruturar e facilitar todos os novos processos, além de treinar e capacitar equipes multidisciplinares.

Entre em contato conosco para saber mais sobre nossas soluções!

Este site utiliza cookies e tecnologias semelhantes a fim de melhorar a experiência do usuário e coletar dados de navegação. A navegação neste site implica concordância com nossa política de privacidade e política de cookies.

Estou ciente