Autor:

Data de publicação:

nov. 04, 2022

Siga a Trilha

5 situações em que precisamos procurar por um programa de coaching

programa de coaching

As 5 situações em que precisamos procurar por um programa de coaching são estagnação profissional, dificuldade em tomar decisões, necessidade de impulsionar a carreira, recomeço profissional e limitações pessoais.

A palavra coaching se popularizou há alguns anos no Brasil, trazendo visibilidade para essa metodologia de desenvolvimento pessoal e profissional. No entanto, muitos usam o termo de forma pejorativa.


O que a maioria das pessoas não sabe é que o conceito de coaching é tão antigo quanto a existência humana, ou seja, existe há centenas de anos. 


Considerando essa questão, se trata de uma técnica que vem se aprimorando e se tornando cada vez mais essencial para a vida.


Logo, enquanto há pessoas que acreditam que o coaching é modismo e duvidam da eficiência do seu método, outras procuram estudá-lo mais e aproveitar as oportunidades proporcionadas por este recurso – que são muitas!


Inclusive, existem diversas situações em que um programa de coaching pode auxiliar as pessoas a solucionar problemas, ultrapassar algum desafio ou acelerar sua caminhada rumo ao sucesso.


Basta refletir um pouco: quantas vezes você já se viu em uma situação que parecia sem solução ou se sentiu estagnado em determinada área da vida? 


Além das vezes em que nos sentimos sem rumo, sem saber ao certo qual caminho seguir, que são questões ainda mais frequentes na vida profissional. 


Coaching portanto, trata-se de um direcionamento para que as pessoas se conheçam melhor, resolvam as questões pendentes dentro de si, porque dessa forma elas vão conseguir traçar e alcançar metas propostas.


É uma abordagem para ajudar pessoas a saírem do ponto A e chegar até o ponto B com mais facilidade e rapidez. 


Para que todos compreendam essa metodologia e eliminem qualquer preconceito sobre o tema, explicaremos o que é coaching, como funciona e momentos em que se faz necessário.


Isto é, a seguir, confira tudo que precisa saber sobre os programas de coaching!

Coaching: o que é? Qual o significado deste conceito?

Basicamente, coaching é uma abordagem de desenvolvimento pessoal e profissional em que os coaches (profissionais que aplicam essa técnica) fazem perguntas reflexivas ao coachee (quem está passando pela abordagem).


Ou seja, é um método no qual as pessoas se desenvolvem por meio de questionamentos que as fazem refletir. É gerar a dúvida para que o coachee chegue às respostas sozinho com base no seu autoconhecimento.


Desse modo, os profissionais de coaching têm o papel de direcionar os indivíduos a encontrarem as respostas que podem mudar a sua vida, tirá-los da zona de conforto e da estagnação.


Este processo pode parecer simples, mas na realidade, tem um alto poder de estimular transformações nos padrões de comportamento das pessoas e das ações do sujeito.


Com essa mudança, os impactos positivos começam a aparecer na sua vida. O coaching, ao contrário do que o senso comum imagina, pode ser realizado em aspectos profissionais, pessoais, financeiros, sociais, familiares, entre outros.


Mas, afinal, como funciona na prática? Todo esse processo acontece por meio de sessões (as quais podem ser encontros pessoais, por programas ou aplicativos de videoconferência, por exemplo).


O conteúdo e a dinâmica de cada uma das sessões depende do nível de autoconhecimento do coachee e da abordagem de cada profissional. No geral, é uma conversa direcionada para que o coachee vá se conhecendo ao longo dos encontros.


Uma das questões mais frequentes sobre o tema é: em qual momento o coaching se faz necessário na vida de uma pessoa? A resposta é simples: sempre que você sentir a necessidade de evoluir e alcançar o sucesso.


Continue acompanhando para entender melhor as situações em que o coaching pode ser um grande aliado na vida das pessoas.

Estagnação profissional

Estar estagnado é uma das maiores dificuldades pessoais e profissionais das pessoas. É aquele momento em que não há força para sair da zona de conforto e perde-se controle sobre os próprios objetivos.


Quando as pessoas chegam nesse estado, sem energia para alcançar o que te trará mais satisfação, é a hora de procurar um coach para começar as sessões de coaching.


Nestes casos, o coach pode ajudar o coachee a entender melhor o seu momento atual, o que está acontecendo e quais os fatores o estão impedindo de evoluir. Desta forma, o profissional incentiva a pessoa a melhorar sua tomada de decisões, definir suas prioridades, objetivos e ações que precisará tomar para conseguir atingi-los.


Com o coaching, a pessoa consegue encontrar gatilhos para sair da estagnação e crescer na vida pessoal e profissional.

Dificuldade em tomar decisões importantes

Existem situações na vida que exigem decisões rápidas e assertivas. Contudo, para algumas pessoas não há nada mais assustador que tomar uma decisão que pode mudar as suas vidas.


Exemplo: quando é preciso decidir permanecer em um emprego estável ou correr atrás do sonho do próprio negócio. Essa é uma decisão importante e complexa, dado que envolve o lado financeiro, pessoal e familiar do profissional.


Em situações como essa, de fato é complicado ter uma visão ampla de tudo o que está envolvido para entender qual será o melhor caminho. É neste ponto que o trabalho de coaching entra. 


O coach pode focar no autoconhecimento e no alcance do coachee da sua própria compreensão sobre seu presente e possível futuro. Com isso, será possível que o próprio analisado chegue à resposta certa durante um processo de decisão.


Se você está nesse impasse, pode procurar um programa de coaching que não irá se arrepender.

Necessidade de impulsionar a carreira

Quando sentimos a necessidade de evoluir mais rapidamente na vida profissional, o coaching pode ser um grande aliado. Há momentos em que tudo está indo bem, mas o profissional deseja ir além, conquistar o sucesso.


Nestes casos, o coaching também pode ajudar as pessoas a chegarem mais rápido onde desejam, desenvolvendo o autoconhecimento e habilidades necessárias para conquistar o que pretendem. 


O coach aqui funciona como um impulsionador de carreiras.

Necessidade de recomeçar

Há momentos em que parece que a nossa vida ficou de cabeça para baixo. É aquela fase em que os planos que estávamos executando saíram do controle e parece que tudo ficou desgovernado.


Nessas situações, o coach pode servir como um orientador para que as pessoas reassumam as rédeas da própria vida e consigam pensar em um novo planejamento pessoal e profissional.


Isto é, definir novos objetivos, metas e um plano de ação. Com a ajuda do coach, o coachee consegue estabelecer uma nova linha guia, voltando a ter o controle da situação.

Limitações pessoais e dificuldade de seguir em frente

Outra situação em que as pessoas podem procurar pelos programas de coaching é quando as pessoas estão com limitações pessoais que as impedem de seguir em frente e atingir seus objetivos.


Muitas pessoas ficam presas a limitações pessoais que adquiriram no passado e não conseguem seguir em frente, ficam presas em algo que já passou. O coach, então, ajuda o coachee a ressignificar essas crenças ou eliminá-las.


Assim, a pessoa consegue focar e caminhar rumo ao sucesso, livre de qualquer limitação. 

Como fazer coaching?

Se você se identificou com alguma situação – ou até mais de uma – está na hora de buscar por um programa de coaching! A nossa dica é contar com empresas especializadas e qualificadas, como a Trilha Carreira.


Temos anos de experiência no mercado e uma equipe com a expertise necessária para te ajudar em momentos complexos. Acesse nosso site ou entre em contato para saber mais.


Nós podemos e vamos te ajudar a atingir o sucesso pessoal e profissional. 

Compartilhe o conteúdo

Conquiste sua recolocação

Receber contato

Deixe seu contato que nossa equipe retornará em breve!

Contate-nos

Como funciona Coaching e Assessment?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento individual que utiliza técnicas para ajudar a alcançar metas pessoais e profissionais, focando no aumento do desempenho e na superação de desafios.
Para que serve a mentoria de carreira
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A mentoria de carreira serve para orientar e apoiar o desenvolvimento profissional do mentorado, oferecendo acesso a conhecimentos, experiências e redes de contato do mentor, facilitando a trajetória profissional.
Quando contratar uma empresa de recolocação profissional?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Contratar uma empresa de recolocação profissional é aconselhável quando se busca uma transição de carreira, enfrenta dificuldades para encontrar emprego ou necessita de orientação especializada.
Quais os benefícios de uma consultoria de carreira?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A consultoria de carreira proporciona orientação personalizada para alinhamento profissional, aprimoramento de habilidades e estratégias de mercado, melhorando a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira.
Para que serve o team bulding?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
O team building serve para fortalecer as relações entre os membros de uma equipe, melhorando a comunicação, a colaboração e o entrosamento.
Como funciona o DHO para empresas?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
O DHO para empresas funciona como um setor estratégico responsável por alinhar o desenvolvimento dos colaboradores às metas organizacionais.
Como funciona na prática o processo de outplacement?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
Na prática, o outplacement para empresas envolve a contratação de serviços especializados que auxiliam os colaboradores desligados a se recolocarem no mercado de trabalho, através de orientação profissional.
Quais os benefícios da consultoria de RH para as empresas?
Por Trilha Carreira 21 mar., 2024
A consultoria de RH beneficia as empresas ao aprimorar a gestão de talentos, otimizando processos de recrutamento e desenvolvimento, reduzindo custos com turnover e melhorando o clima organizacional.
O que é Coaching e Assessment
Por Trilha Carreira 27 fev., 2024
Coaching é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional que visa maximizar o potencial do indivíduo, enquanto Assessment é uma avaliação detalhada das habilidades.
Como conseguir recolocação profissional rápido?
Por Trilha Carreira 27 fev., 2024
Para conseguir uma recolocação profissional de forma rápida, é essencial contratar uma empresa especializada, otimizar seu currículo, ampliar e ativar sua rede de contato e investir em conhecimento.
Share by: