Blog

3 dicas para buscar uma consultoria de transição de carreira

1-) Guarde dinheiro

Pense que a sua carreira é uma empresa. Comece a economizar parte da sua renda e crie uma reserva para cobrir suas reservas por seis meses, no mínimo, e aplique esse dinheiro em uma consultoria de desenvolvimento e transição de carreira e também em cursos, intercâmbios ou viagens que agregam em suas aptidões profissionais.

 

2-) Crie uma rede de contatos

É importante construir uma rede de contatos mesmo quando estiver empregado. Marque um almoço por semana para se encontrar com um profissional que nunca tenha visto, mas que tenha sido apresentado por outro contato de suas relações. Reserve um tempo para realizar pesquisas de mercados promissores, faça uma lista de empresas desses mercados e dos principais contatos em sua rede. Após realizar o contato, você deve manter o vínculo.

 

3-) Elabore um projeto de carreira

Nem sempre a empresa dos sonhos é a ideal para o seu estilo de vida e suas habilidades. Para talento e desejo andarem juntos, a melhor maneira de conhecer você é por meio da elaboração de um plano de carreira.

Faça uma avaliação pessoal com pontos fortes e fracos. Defina objetivos sobre como você quer estar daqui a 5, 10 ou 20 anos (Quer um novo emprego? Uma promoção? Abrir um próprio negócio?). Procure conhecer histórias de profissionais inspiradores. Use a ousadia e a determinação destas pessoas como exemplos práticos de estímulos profissionais. E, o mais importante, coloque tudo em um papel e monitore constantemente suas metas. Objetivos vistos são objetivos alcançados.

Boa sorte!